Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência a estruturas, projetos complementares e especificação de materiais, julgue os itens que se seguem.
O aço consiste em um material reciclável que tanto pode ser reaproveitado integralmente, ao se desmontar uma estrutura, quanto pode ser reprocessado, na forma de sucata, para ser utilizado na produção do próprio aço.
Com relação à lógica do sistema viário urbano, assinale a opção correta.
As vias coletoras promovem a distribuição do tráfego local, apresentam baixa fluidez, alta acessibilidade e se caracterizam pela intensa integração com uso e ocupação do solo.
As vias arteriais promovem as ligações entre vias locais, exclusivas ou não para pedestres.
A função da via é seu desempenho de mobilidade, considerados aspectos da infraestrutura, do uso e ocupação do solo, dos modais de transporte e tráfego veicular.
Priorizar a organização do transporte por meio de veículos para uma só pessoa constitui a lógica do sistema viário urbano.
As vias locais são logradouros públicos com características infraestruturais e paisagísticas próprias de espaços exclusivos para os pedestres.
As etapas de execução de atividade técnica do projeto de arquitetura seguem uma sequência pré-determinada. Entre as etapas de estudo de viabilidade de arquitetura e de anteprojeto de arquitetura, é necessária a elaboração do:
estudo preliminar de arquitetura.
levantamento de dados.
projeto legal.
projeto básico.
programa de necessidades.
Acerca de acessibilidade, edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue os itens a seguir.
Se a adaptação da largura das rampas de uma edificação for impraticável, poderão ser executadas rampas com largura mínima de 0,80 m com segmentos de no máximo 3,00 m, medidos na sua projeção horizontal.
No tocante ao subsistema de drenagem pluvial, assinale a opção correta.
As bocas de lobo são canalizações destinadas a receber as águas pluviais captadas na superfície e encaminhá-las ao seu destino final.
Nas cidades medievais, onde o tráfego maior era de pedestres, as águas pluviais escoavam por sobre o pavimento das vias, geralmente em sua parte central.
As galerias são elementos do subsistema de drenagem de águas pluviais que possibilitam o acesso às canalizações, para limpeza e inspeção.
O subsistema de drenagem pluvial tem a função de promover o adequado escoamento das massas líquidas provenientes das chuvas e dos rios que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos danosos das inundações.
As sarjetas, entre o passeio e o leito carroçável, são dispostas paralelamente ao eixo da rua e construídas geralmente de pedra ou concreto pré-moldado.
Os pilares são peças fundamentais no projeto estrutural de uma edificação. A taxa de armadura máxima deumpilar de 40 cm x 50 cm é de:
300 m²
250 m²
400 m²
10 m²
200 m²
Acerca de acessibilidade, edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue os itens a seguir.
Ao menos uma das entradas de edificações e equipamentos urbanos deve ser acessível, a exemplo das rotas de interligação às principais funções do edifício.
Desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente de forma igualitária, sem comprometer as possibilidades de sobrevivência e prosperidade das gerações futuras.
Para a Agenda Habitat, os seres humanos passam a ser menos enfatizados e as preocupações concentram-se no desenvolvimento sustentável como, por exemplo, as moradias adequadas para a sustentabilidade, em harmonia com a natureza.
A Carta de Atenas, já em 1933, continha as mesmas recomendações da Agenda 21.
Hoje as reivindicações sociais não compõem mais as discussões sobre o futuro das cidades, elas estão centradas no direito às cidades sustentáveis.
A Rio+20 é um conjunto de resoluções aprovadas na conferência internacional Eco-92, realizada, em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Organizada pela ONU, contou com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com preservação do meio ambiente.
O percentual expresso pela relação entre o somatório das áreas: taxa de ocupação da edificação; áreas impermeabilizadas por qualquer plano executado, tais como quadra de esportes, piscina, cisterna, deck, construção em subsolo independente das demais áreas, estacionamento e via de acesso e implantação de paisagismo exótico, entre outros com a área do lote ou terreno, é denominado pela Lei Complementar n° 27, de 22 de agosto de 2010, de taxa de:
sobreposição (TS).
impermeabilização (TIM)
interferência no terreno (TI).
construção (TC).
preservação (TP).
Arquitetura - Orçamento e Fiscalização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O processo de planejamento e controle de obra é fundamental para o alcance de eficiência e efetividade na execução dos empreendimentos de construção. Para tanto, o aumento do controle da obra se faz necessário, o que obriga as empresas de construção a investirem cada vez mais no planejamento e na programação das atividades. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
O ciclo PDCA, ferramenta de gerenciamento de qualidade total, compreende duas etapas distintas: a de planejamento e orçamento e a de controle de produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...