Questões de Arquitetura

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Uma nova percepção da cidade vem sendo construída a partir do desejo coletivo de que ela seja socialmente integrada: “a cidade de todos”.

Nesse contexto, surge o Princípio da Contiguidade, que:

  • A. prioriza a construção de edifícios altos;
  • B. valoriza o investimento na produção das superestruturas;
  • C. preserva os volumes e usos predominantes;
  • D. objetiva uma renovação imediata e acelerada;
  • E. estimula a construção de estruturas com novos volumes modais.

A Carta de Veneza, de maio de 1964, estabelece que a restauração dos monumentos é uma operação que deve ter caráter excepcional.

Um dos aspectos abordados nessa Carta sugere que a restauração deve:

  • A. começar onde se inicia a hipótese sobre os valores do monumento;
  • B. destacar-se da composição arquitetônica, ostentando a marca do seu tempo;
  • C. ser precedida e acompanhada de um estudo artístico do monumento;
  • D. integrar os elementos destinados a substituir as partes faltantes, de modo que pareçam partes originais do conjunto;
  • E. empregar técnicas tradicionais, sendo vetadas as técnicas modernas, mesmo que fundamentadas em dados científicos.

A Carta de Petrópolis, originada no 1o Seminário Brasileiro para preservação e revitalização de centros históricos de 1987, estabelece que o sítio histórico urbano - SHU é parte integrante de um contexto amplo que comporta as paisagens natural e construída, assim como a vivência de seus habitantes.

Um dos itens apresentado na Carta determina que a preservação do SHU deve:

  • A. ser realizada através de diferentes tipos de instrumentos como normas edilícias e escrituras;
  • B. constituir ação integrada entre os órgãos federais, estaduais e municipais, sem participações externas;
  • C. ser pressuposto do planejamento urbano, alicerçado no conhecimento dos mecanismos de estruturação do espaço;
  • D. considerar a moradia como função complementar ao espaço edificado, haja vista sua irrelevância para o contexto histórico;
  • E. coibir a realização do inventário com a participação da comunidade, por não ser representativo o conhecimento do valor por ela atribuído ao patrimônio.

Ao arquiteto foi solicitada a elaboração do Laudo de Inspeção Predial de uma edificação, que tem como finalidade precípua servir de instrumento de gestão para a adequada manutenção predial.

O arquiteto deverá elaborar o Laudo na seguinte etapa sequencial da inspeção predial:

  • A. prognóstico;
  • B. prescrição;
  • C. diagnóstico;
  • D. vistoria;
  • E. revisão.

Em um projeto de loteamento urbano, o traçado de uma rua corta um terreno cujas curvas de nível com equidistância de 1 metro estão afastadas 20 metros entre si. A declividade da rua neste trecho será de

  • A. 0,5%
  • B. 20%
  • C. 0,20%
  • D. 5%
  • E. 0,05%

Numa inspeção predial, o arquiteto observou no sistema de esquadrias anomalias associadas a problemas originários de fases distintas.

Uma das anomalias foi:

  • A. perda de mobilidade em função do desgaste das escovas e gaxetas;
  • B. deficiência de estanqueidade, decorrente da insuficiência de furação para a drenagem da água acumulada nos marcos;
  • C. folga na fixação dos vidros, devido à deteriorização dos componentes de fixação;
  • D. escurecimento causado pelo ataque de substâncias ácidas na limpeza inadequada;
  • E. deficiência na abertura e fechamento por descuido na lubrificação periódica das folhas móveis.

As árvores e a vegetação em geral podem reduzir a contaminação do ruído no meio urbano de várias maneiras, como, por exemplo, fazendo com que as ondas sonoras que passam ao seu redor mudem de direção e sejam dissipadas. Este fenômeno é chamado de

  • A. refração.
  • B. reflexão.
  • C. ocultamento.
  • D. absorção.
  • E. convecção.

Contribui para o desenvolvimento da ilha de calor em ambientes urbanos

  • A. o uso de aparelhos de ar-condicionado e de aquecedor elétrico.
  • B. a alta evaporação a partir do solo.
  • C. a utilização de placas solares.
  • D. a alta taxa de esfriamento radiante noturno.
  • E. a retenção de energia solar pela atmosfera.

O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22.

A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:

  • A. art déco;
  • B. art nouveau;
  • C. neocolonial;
  • D. marajoara;
  • E. neogrego.

O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.

Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

  • A. Obra do Berço: Oscar Niemeyer;
  • B. Torre do Shopping Rio Sul: Ulysses Burlamaqui e Alexandre Chan;
  • C. Escola Edmundo Bittencourt: Conjunto “Pedregulho” - Affonso Reidy;
  • D. Palácio Gustavo Capanema: equipe liderada por Lucio Costa;
  • E. Associação Brasileira de Imprensa: Irmãos Roberto.
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