Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma nova percepção da cidade vem sendo construída a partir do desejo coletivo de que ela seja socialmente integrada: a cidade de todos.
Nesse contexto, surge o Princípio da Contiguidade, que:
A Carta de Veneza, de maio de 1964, estabelece que a restauração dos monumentos é uma operação que deve ter caráter excepcional.
Um dos aspectos abordados nessa Carta sugere que a restauração deve:
A Carta de Petrópolis, originada no 1o Seminário Brasileiro para preservação e revitalização de centros históricos de 1987, estabelece que o sítio histórico urbano - SHU é parte integrante de um contexto amplo que comporta as paisagens natural e construída, assim como a vivência de seus habitantes.
Um dos itens apresentado na Carta determina que a preservação do SHU deve:
Ao arquiteto foi solicitada a elaboração do Laudo de Inspeção Predial de uma edificação, que tem como finalidade precípua servir de instrumento de gestão para a adequada manutenção predial.
O arquiteto deverá elaborar o Laudo na seguinte etapa sequencial da inspeção predial:
Em um projeto de loteamento urbano, o traçado de uma rua corta um terreno cujas curvas de nível com equidistância de 1 metro estão afastadas 20 metros entre si. A declividade da rua neste trecho será de
Numa inspeção predial, o arquiteto observou no sistema de esquadrias anomalias associadas a problemas originários de fases distintas.
Uma das anomalias foi:
As árvores e a vegetação em geral podem reduzir a contaminação do ruído no meio urbano de várias maneiras, como, por exemplo, fazendo com que as ondas sonoras que passam ao seu redor mudem de direção e sejam dissipadas. Este fenômeno é chamado de
Contribui para o desenvolvimento da ilha de calor em ambientes urbanos
O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22.
A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:
O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.
Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...