Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à informática aplicada à arquitetura, julgue os itens seguintes.
No AutoCAD, disponibiliza-se ferramenta de desenho que se assemelha a uma das etapas do processo de fabricação de tijolos cerâmicos de seção transversal constante; por meio desse processo, a massa argilosa, ainda plástica, passa pela maromba, formando-se uma barra alongada com seção transversal do tijolo acabado.
Um projeto arquitetônico para edifício judiciário em Cuiabá prevê laje com cobertura vegetal, constituindo um telhado verde. A implantação dessa ideia contempla:
I. Cálculos estruturais considerando o peso da terra e lajes com inclinação de até 5° e impermeabilização dupla.
II. Sistemas hidráulicos para abastecimento do sprinkler de irrigação e para drenagem do excedente de águas pluviais.
III. Reforços na infraestrutura considerando o peso da terra e das camadas isolantes e filtrantes e lajes com inclinação de 20°.
IV. Acessos para visitação e manutenção e barreiras físicas nos limites da laje de cobertura para segurança dos usuários.
V. Lajes com substrato (camadas isolantes e filtrantes) para receber as placas pré-moldadas com solo e vegetação.
Está correto o que se afirma APENAS em
III, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, II e IV.
No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os itens subsecutivos.
De modo geral, em fachadas voltadas para o nascente e o poente, os protetores fixos horizontais são mais eficientes que os protetores fixos verticais.Com base nos dados, considere:
I. A implantação: dispor a construção no sentido perpendicular ao vento dominante.
II. As paredes: aplicar materiais que possuam um elevado coeficiente de condutividade térmica.
III. As lajes de cobertura: utilizar materiais que tenham grande capacidade de armazenar calor.
IV. Os revestimentos de piso e parede: aplicar materiais de média a baixa inércia térmica.
V. As aberturas: prever aberturas suficientemente grandes, protegidas da radiação solar direta.
Os elementos programáticos para o projeto arquitetônico são APENAS os especificados em:
II, III e IV.
II, IV e V.
I, IV e V.
III, IV e V.
I, II e III.
No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os itens subsecutivos.
No Brasil, em geral, os cobogós, elementos construtivos utilizados como protetores mistos de fachada, apresentam maior eficiência como protetores solares quando dispostos em paredes externas com orientação para o Sul.
Os materiais isolantes geralmente atuam de modo termo-acústico, porém:
− O isolamento de paredes e pisos interiores realiza-se quase sempre com o objetivo de atenuar o nível sonoro, pois o isolamento térmico é secundário ao tratar-se de divisões interiores.
− Os telhados e as coberturas são as partes da construção mais indicadas para isolamento térmico, pois têm as maiores áreas de absorção do calor.
Revestimentos:
I. Painel rígido, constituído por lã de vidro.
II. Painéis isotérmicos compostos por chapas metálicas com núcleo em espuma de poliuretano expandido.
III. Feltro flexível, constituído de lã de rocha.
IV. Argamassa plástica com vermiculita expandida, argila refratária e aglomerados minerais.
V. Espuma de polietileno.
VI. Alumínio polido.
VII. Painel rígido de lã de rocha de alta densidade, colado a uma placa de gesso acartonado.
Os revestimentos para parede, piso e laje/telhado são, respectivamente,
I, V e VI.
I, IV e VI.
II, III e VII.
IV, V e VII.
V, VI e VII.
No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os itens subsecutivos.
Para duas edificações idênticas, com exigências de proteção de fachadas semelhantes e orientações iguais, localizadas na mesma latitude, mas em hemisférios diferentes, pode-se aproveitar o mesmo estudo de proteção de fachadas de uma construção para a outra, bastando inverter a posição norte/sul.
Na implantação dos meios de acesso viário ao local do empreendimento, devem ser consideradas as necessidades de logística para execução, manutenção e operação da obra. Em função destes parâmetros, a relação custo-benefício para execução da obra será determinada por:
espaço físico para as atividades de carga e descarga e períodos de mobilização e desmobilização.
quantidade de materiais para a confecção de recapeamento dos acessos; documentação dos órgãos locais, regionais e federais, para a confecção de plano viário a ser implantado e o espaço físico para as atividades de carga e descarga.
documentação dos órgãos locais, regionais e federais, para a confecção de plano viário a ser implantado para integração dos novos acessos aos existentes na região e para a consideração no planejamento viário local e regional.
dimensionamento dos materiais básicos para construção (peso e dimensão); cronograma de chegada dos equipamentos permanentes e equipamentos de construção, histograma de pessoal envolvido e política para deslocamento de pessoal.
quantidade de materiais para a confecção de recapeamento dos acessos, materiais para fechamento provisório do terreno, placas de sinalização e outros equipamentos de segurança provisórios.
No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os itens subsecutivos.
Na realização de controles ambientais das edificações, devemse levar em consideração as características climáticas de cada região; em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, deve-se observar que o Sol passa pelo zênite apenas uma vez por ano, exatamente no solstício de verão do hemisfério sul.
O gestor de projetos tem, entre outras atividades, a função de estabelecer os objetivos e parâmetros a serem seguidos no desenvolvimento dos projetos. Se a fase do projeto requer identificação e soluções de interfaces, ele deverá
integrar o projeto com as fases subsequentes a saber, organização, direção e controle do processo de projeto.
planejar as etapas e prazos de desenvolvimento das diversas etapas, no todo e por especialidades de projeto (cronogramas), controlar e adequar os prazos planejados (gestão de prazos).
definir os escopos de projeto, segundo especialidades e etapas de projeto, e planejar os custos de desenvolvimento dos projetos.
controlar os custos de projeto, garantir a qualidade das soluções técnicas adotadas e validar (ou fazer validar pelo empreendedor) as etapas e os projetos.
fomentar a comunicação entre os participantes do projeto e gerenciar a compatibilização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...