Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
Desenvolvido nos Estados Unidos da América, o SIG é um software que pode ser utilizado para a modelagem dos dados manipulados em um desenho de ambiente urbano.
O SIG restringe-se ao processamento de dados gráficos, com ênfase em análises espaciais e modelagens de superfícies.
Os sistemas de coordenadas geográficas e cartesianas são utilizados para armazenamento e visualização de componentes gráficas.
A projeção Universal Transversa de Mercator (UTM), que corresponde a um sistema de coordenadas geográficas usado na elaboração de plantas, tem sido adotada pelos municípios brasileiros como auxílio na elaboração de seus planos diretores.
No caso do desenho urbano, o CAD é a ferramenta mais indicada para a coleta e o processamento dos dados, por ser capaz de armazenar e analisar a topologia de mapas e plantas.
Um grupo de empresários pretende implantar um Shopping Center em uma região que abrange cerca de um milhão de habitantes. Este shopping com área total de 60.000,00 m², distribuídos igualmente por três pavimentos de lojas e um parque de estacionamento ao ar livre dimensionado à razão de uma vaga para cada 15,00 m² de área construída. Indique, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a localização mais adequada para a área mínima do terreno que os empresários precisarão adquirir para a construção do empreendimento, considerando que, para cada vaga de estacionamento e circulação se deve prever 25,00 m², mais 25% sobre a área total do terreno para os acessos e áreas verdes de infiltração natural das águas pluviais.
O terreno deverá estar localizado próximo ao cruzamento de duas vias expressas ou arteriais, com ligação rápida ao centro e com as demais cidades da região e ter área mínima de 160.000,00 m².
O terreno deverá estar localizado junto de qualquer via urbana e ter área mínima de 120.000,00 m2.
O terreno deverá estar localizado próximo ao cruzamento de duas vias expressas ou arteriais, com ligação rápida com o centro e com as demais cidades da região e ter área mínima de 120.000,00 m².
O terreno deverá estar localizado no centro da cidade e ter área mínima de 160.000,00 m².
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
O uso de um modelo tem a vantagem de permitir testar e avaliar um sistema em situações que, devido a razões técnicas, econômicas ou políticas, não é passível de ser experimentado ou construído no mundo real.
Ao considerar os palpites de diversas pessoas sobre uma mesma situação, o modelo tende a distorcer a realidade.
Ao desconsiderar alguns tipos de dados, os modelos conduzem a uma simplificação e, portanto, a propostas desconectadas com as demandas reais.
Além dos mapas, maquetes e informações cadastrais, o SIG dá novos significados à realidade, diferentes daqueles percebidos no ambiente.
O modelo está fundamentado na teoria; portanto, não serve como base para o urbanismo, que tem como meta uma aplicação prática.
Ao dividir um segmento de reta em duas partes iguais obtemos:
Mediatriz.
Bissetriz.
Diedro.
Bissetriz e Diedro.
A respeito dos conceitos expressos no texto acima, assinale a opção correta.
A restauração deve ocorrer somente quando se tratar de bem histórico de caráter excepcional.
A falta de documentos históricos ou arqueológicos de um bem em estado de deterioração é uma justificativa suficiente para a sua demolição.
As reconstituições de partes isoladas de um bem histórico devem ser realizadas de forma a esconder suas marcas. Se isso não acontecer, perde-se a referência à data da construção.
A restauração pode ocorrer devido a razões estéticas, enquanto a consolidação somente se justifica por questões técnicas.
Os contributos das diferentes épocas devem ser respeitados, desde que possam ser compatibilizados em nome de uma unidade estilística.
O signo é composto por sua forma física e por um conceito mental, que corresponde a uma apreensão da realidade externa. Como meios de comunicação visual, os signos visuais podem assumir categorias diferentes de acordo com o seu significado. A respeito das categorias dos signos, assinale a opção correta.
No campo da arte pictórica, o ícone identifica uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. Para a semiologia, é um símbolo gráfico usado para representar um software.
O pictograma representa um objeto ou transmite uma ideia por meio de ilustrações ou desenhos. Os pictogramas foram a base da escrita do mundo antigo, mas, com o desenvolvimento da comunicação visual, perderam seu significado.
Um sinal transmite uma informação percebida por todos da mesma maneira. É constituído a partir de um desenho figurativo, de apreensão rápida, que serve para informar ou identificar locais e serviços.
O símbolo representa um modelo imitativo de um objeto, uma forma, um espaço ou determinada situação, pressupondo, portanto, uma relação direta entre o real e a imagem representada. Os símbolos são compreendidos somente dentro de determinado grupo ou contexto religioso, cultural etc.
O indício tem origem em formas ou situações naturais ou casuais e adquire significado por meio do acúmulo de experiências advindas da ocorrência de situações idênticas.
A prefeitura de uma determinada cidade resolveu desenvolver um novo desenho para sua principal via arterial, que interliga os quatro bairros mais centrais. Nesse novo desenho os arquitetos propuseram uma ciclovia bidirecional em toda a extensão da via. A dimensão de uma ciclovia bidirecional pode variar de (assinale a alternativa cuja variação atende aos requisitos de segurança, conforto e economia):
Largura mínima de 2,50 m e recomendável de 3,00 m.
Largura mínima de 1,50 m e recomendável de 2,20 m.
Largura mínima de 3,00 m e recomendável de 4,00 m.
Largura mínima de 1,50 m e recomendável de 2,50 m.
Com base nas imagens acima, assinale a opção correta.
De acordo com as vistas a, b e c, na figura I, a cadeira projeta, em planta, um retângulo de contorno de 1,20 m × 0,80 m.
Em um espaço de 35 cm × 120 cm em planta, pode-se acomodar uma cadeira de rodas.
Considera-se módulo de referência a projeção de 0,70 m × 1,15 m no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas.
A largura mínima para a transposição de obstáculos isolados com extensão acima de 0,40 m deve ser igual a 0,80m.
Em um projeto de banheiro acessível a cadeira de rodas, é necessária uma área para manobra de cadeiras de rodas sem deslocamento, constituída de uma circunferência de Ø = 1,20 m.
Os técnicos da Prefeitura Municipal de Criciúma receberam para analisar um projeto de loteamento com ruas em cul-de-sac, com 150,00 metros de comprimento e o diâmetro do cul-de-sac com 18,00 metros. Por estas medidas, os técnicos da prefeitura poderão aprovar o projeto, de acordo com a Lei de Parcelamento do Solo (Lei nº 3901/99) do Plano Diretor?
Não, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 20,00 m.
Sim, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 15,00 m.
Não, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 22,00 m.
Sim, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 17,50 m.
Algumas peças de mobiliário, de autoria de arquitetos renomados, foram assimiladas e reproduzidas pela indústria. Essas peças, pela elegância de suas linhas e pelo preço, passaram a ser símbolo de status. As figuras abaixo mostram algumas dessas peças, que são conhecidas e especificadas por arquitetos de interiores.
Tendo como referências as informações e as cadeiras mostradas nas figuras acima, assinale a opção correta.
As cadeiras I, V e VII são de autoria de Le Corbusier.
A figura III mostra uma cadeira Wassily, de Mies van der Rohe.
As cadeiras II e o conjunto VI são criação de Eero Saarinen.
Le Corbusier, quando criou a poltrona Barcelona, ilustrada na figura VII, buscou uma solução que aliou extrema simplicidade e conforto.
A cadeira IV, de Marcel Breuer, devido ao desenho derivado do cubo, apresenta semelhança com a cadeira VII, de Le Corbusier.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...