Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre os documentos relacionados a seguir, que deverão ser encaminhados ao órgão competente do município, para aprovação do projeto de arquitetura e outorga de licença para construção, aquele que diz respeito exclusivamente ao profissional responsável pela obra é:
anotação de Responsabilidade Técnica;
cópia do Registro de Imóveis;
laudo de Exigências do Corpo de Bombeiros;
cópia do projeto Arquitetônico;
cópia do Carnê do IPTU, em dia.
Julgue os próximos itens relativos às especificações de piso recomendadas para ambientes que requeiram facilidade de manutenção e limpeza.
Revestimento de piso em placas de laminado plástico de alta pressão com núcleo fenólico e superfície melamínica é indicado para ambientes laboratoriais.
Em relação à mobilidade urbana no Brasil, assinale a alternativa correta.
Políticas, ações técnicas e estudos científicos a respeito da mobilidade urbana no Brasil observam prioritariamente os seguintes aspectos: modos de transporte; origens e destinos das viagens; relação entre transporte público e transporte particular; estrutura geométrica de vias; sistemas tarifários e filiação estilística das edificações.
A forma da malha viária das cidades brasileiras não interfere nos deslocamentos urbanos.
O aumento nos congestionamentos nas cidades brasileiras é resultante de alguns fatores, a incluir o processo de crescimento urbano desde finais do século XIX; as elevadas taxas de urbanização no país, especialmente a partir dos anos 40 do século XX; o aumento na frota de veículos e a crescente opção pelo transporte individual em detrimento do público.
Mobilidade urbana é o desenho do conjunto de vias da cidade, entendidas em seu caráter relacional, isto é, conforme a interdependência entre as diversas partes componentes.
A opção por um novo padrão de mobilidade caracterizado pelo aumento no uso do transporte coletivo em oposição à redução no uso do transporte individual (veículo particular) vem se verificando no Brasil, nos últimos anos, o que tem produzido significativo incremento nos congestionamentos urbanos em grandes cidades.
Considerando as figuras acima, que mostram duas visões de plantas de elevador, julgue os itens que se seguem.
O ambiente identificado por B tem medida necessária para conter a cabine e o gancho de montagem do elevador.
Com base nos dados apresentados acima, julgue os itens que se seguem.
Desprezando-se, nos cálculos, as portas e janelas, a serem incluídas no índice de perdas, a área para pintura das paredes internas do apartamento II é maior que 140 m2
O projeto de urbanismo pode contribuir com o desenvolvimento sustentável quando propõe índices urbanísticos adequados e espacializa sistemas e elementos urbanos que colaboram com a preservação ambiental e a qualidade de vida. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
Para garantir qualidade de vida, acessibilidade e diminuição da pressão poluidora do tráfego, é recomendável, em um projeto de urbanismo, a proposição de estrutura urbana com traçado viário hierarquizado e dimensionado de forma a permitir a implantação de sistema multimodal de transporte que privilegie o transporte coletivo em detrimento do transporte individual por automóvel, bem como a implantação de ciclovias ou ciclofaixas.
Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.
O cobogó ou combogó, também chamado de elemento vazado, pode ser pré-fabricado ou produzido em canteiro de obra. Esse elemento, utilizado também como meio de proteção à incidência dos raios solares e das chuvas, permite ampla ventilação e passagem de luz, proporcionando conforto térmico.
Segundo o Manual de Conservação Preventiva para Edificações (IPHAN/Programa Monumenta), conservação preventiva é o conjunto de medidas que se devem tomar para prevenir o aparecimento de danos em uma edificação. Entende-se que tais medidas, além de prolongarem a vida útil das edificações, evitam trabalhos, muitas vezes custosos, de restauração. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
A conservação preventiva pressupõe uma série de etapas; a primeira delas corresponde ao chamado roteiro de inspeção, que contempla uma rotina de verificação das características de conservação do edifício, de modo a permitir o diagnóstico de problemas e a execução de pequenos reparos.
Os agentes de natureza biológica que precisam ser observados nas ações de conservação preventiva podem ser divididos em três grandes grupos: vegetais, animais e minerais.
No Brasil, a conservação preventiva é uma rotina usual em imóveis de interesse para o patrimônio, tendo em vista que as técnicas recomendadas são de conhecimento da maioria da população, especialmente a que se utiliza desses imóveis.
Rotinas de inspeção, diagnóstico de problemas, obra de restauro em todo o edifício, procedimentos de limpeza e execução de pequenos reparos são etapas de conservação preventiva, nesta ordem.
São algumas das recomendações para a conservação preventiva, de modo a garantir a longevidade de um imóvel: utilizar o desvão do telhado como depósito para móveis e materiais de construção, melhor aproveitando os espaços; descartar sobras de telhas, evitando acúmulo de materiais desnecessários; e manter condições de acesso para inspeção do forro e da cobertura.
Considerando as figuras acima, que mostram duas visões de plantas de elevador, julgue os itens que se seguem.
Em um edifício com pé direito de 3,00 m e 5 pavimentos, o percurso identificado por C deverá ser de 15,00 m.
Com base nos dados apresentados acima, julgue os itens que se seguem.
A laje de teto do apartamento II poderá ser corretamente revestida com menos de 22 m² de reboco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...