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Os principais recursos de criação e manipulação de um conjunto específico de objetos gráficos destinados a compor o acabamento do projeto são: hachuras e áreas preenchidas, marcas de revisão, imagens raster, tabelas, cotas, tolerâncias e anotações. Podemos afirmar que:
O comando raster rasteia as imagens de arquivos existentes.
O comando wipeout desenha marca de revisão representada por linha poligonal fechada.
O comando hatch exibe uma caixa de diálogo que permite preencher áreas com hachuras, graduação de cor e cor uniforme.
O comando revcloud limpa uma área do desenho, cobrindo-a com uma superfície em forma de nuvem.
O comando distance cria cotas do tipo horizontal, vertical ou inclinado.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a linguagem do projeto arquitetônico e o triângulo vitruviano, como sendo a definição da arquitetura a partir das 3 vertentes - construção; função; e forma -, julgue os itens a seguir.
I O arquiteto espanhol Santiago Calatrava enfatiza a estrutura como linguagem, dando-lhe um caráter escultural. No triângulo vitruviano, o vértice construção soma-se ao vértice forma.
II Oscar Niemeyer esmera-se em contribuir com belos volumes, ou seja, o vértice forma é sempre enfatizado na sua obra.
III A arquitetura hospitalar de João Filgueiras Lima (Lelé) resulta em belas formas que são consequência do bom equacionamento dos fluxos e do correto uso dos espaços. Nesse caso, o vértice função é muito importante.
IV O arquiteto norte-americano Louis Sullivan cunhou, na primeira metade do século 20, a frase: "a função segue a forma", enfatizando dois vértices do triângulo vitruviano.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Considerando-se a fórmula de Blondell, uma escada deverá ser projetada com altura do espelho igual a 17 cm. e o valor de K = 64 cm, a profundidade do piso deverá ser igual a:
26cm.
29cm.
30cm.
28cm.
A armação de um telhado corresponde ao conjunto de elementos estruturais para sustentação da cobertura. Um destes elementos chama-se frechal, que constitui:
peça de madeira de pequena esquadria, apoiada sobre a terças para sustentação das ripas.
viga em treliça plana vertical, formada de barras dispostas de madeira a compor uma rede de triângulos.
viga de madeira colocada em todo perímetro superior da parede de alvenaria de tijolos, para amarração e distribuição da carga concentrada da tesoura.
conjunto formado pelas ripas, caibros e terças, que servem de lastro ao material da cobertura.
As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.
Ainda com relação as imagens do Pirellone mostradas nas figuras, assinale a opção correta.
A planta losangular dos pavimentos, como mostra a figura 1, define as empenas em ângulo, o que confere leveza e elegância ao volume.
Esse edifício, bastante avançado para a época, já atenderia às atuais normas de saída de emergência em edifícios. As imagens apresentadas contêm duas escadas enclausuradas, próprias para este fim.
A esquadria original da fachada principal (figura 2) é bastante modulada, com montantes e vergas visíveis e aparentes. A imagem da figura 1, feita após a reforma, segue a tendência atual, das fachadas mais lisas.
Os chamados edifícios com pele de vidro dominam cada vez mais as grandes cidades, porque, do ponto de vista da sustentabilidade, são mais econômicos, reduzindo o consumo de energia.
Desde que o possível destelhamento da cobertura em telhas cerâmicas não coloque em risco a integridade física das pessoas, a amarração das telhas é dispensável para inclinações inferiores a:
75%
80%
85%
90%
95%.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias projetuais e compositivas em arquitetura e urbanismo.
Sforzinda de Filarete e Palmanova de Scamozi são exemplos de cidades ideias, cujas configurações, centralizadas e radiais, foram idealizadas a partir dos princípios geométricos revelados pelo conceito da perspectiva.
Considerando-se que o conhecimento das propriedades sonoras, que influenciam a qualidade do espaços, é fundamental para que o ambiente projetado cumpra a sua função acústica, pode-se afirmar que:
para que a reflexão sonora ocorra é necessário que a superfície do espelho acústico seja menor que o comprimento da onda do som emitido.
os sons de baixa freqüência, cujos comprimentos de onda são menores do que os de alta freqüência, sofrem reflexões com maior assiduidade.
os sons de alta freqüência, que apresentam pequeno comprimento de onda, tendem a sofrer reflexões mais comumente que os de baixa freqüência.
um som de baixa freqüência é facilmente refletido por pequenos objetos, provocando sombras acústicas nas partes posteriores destes objetos.
a reflexão constitui um péssimo instrumento para permitir o reforço e a distribuição sonora, aumentando a intensidade do som ambiental.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias projetuais e compositivas em arquitetura e urbanismo.
A proporção volumétrica do edifício-sede da Organização da Nações Unidas (ONU), em Nova York, é composta de três retângulos áureos dispostos horizontalmente.
Uma das questões mais complexas relativas à execução das paredes de vedação é a deflexão de vigas e lajes. Para evitar problemas desta natureza, um dos cuidados a observar consiste em:
chapiscar o pilar e chumbar nele alguns ferros de espera.
Executar a elevação das paredes da base para o topo do edifício.
Efetuar o travamento das paredes logo após o assentamento dos tijolos.
Empregar argamassa na ligação entre paredes e pilares, sem necessidade de chapiscar previamente o pilar.
Executar, simultaneamente, a elevação das paredes em todos os pavimentos da edificação.
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