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Os princípios básicos conhecidos como construção sobre colunas ou pilotis, independência total entre a estrutura e a parede e construção de terraços ajardinados revelam o espírito revolucionário do(a) arquiteto(a) denominado(a):
Lina Bo Bardi;
Frank Loyd Wright;
Walter Gropius;
Bruno Zevi;
Le Corbusier.
Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,
e as afirmativas:
I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.
II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.
III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.
IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
Quanto ao conforto ambiental da residência apresentada na figura II, julgue o item a seguir.
Os ambientes seriam termicamente mais confortáveis se as fachadas mais insoladas e estivessem voltadas para uma orientação mais favorável.
As fachadas representadas nas figuras 1 e 2 abaixo são, respectivamente, a vista de frente e a vista lateral esquerda de uma edificação, que em geometria descritiva correspondem à projeção no plano vertical (fig. 1) e de perfil (fig. 2).
Neste caso, a linha que representa a cumeeira do telhado é classificada como uma reta, denominada:
frontal ;
horizontal;
qualquer;
de topo;
fronto-horizontal.
Segundo ZEVI, dentre as interpretações da arquitetura, há um positivismo entre as concepções matemáticas e geométricas e o o pensamento arquitetônico, resultando na possibilidade de fixar no plano, um corpo tridimensional.Um exemplo disto pode ser percebido no período denominado de:
Modernismo ;
École de Paris;
Construtivismo;
Bauhaus;
Renascença.
Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:
Considerando tais edifícios, constata-se que
todos os pavimentos são repetidos para maior racionalização da construção.
o entorno não foi um dado relevante para o projeto.
houve uma tendência ao empirismo e, naturalmente, algum desperdício na obra.
a construção é essencialmente pré-fabricada.
existem poucos elementos standards de obra, o que torna difícil a execução.
Para efetuar um eficiente acompanhamento e organização do canteiro de obras é elaborado o cronograma físico-financeiro, composto por uma tabela que tem, na primeira coluna à esquerda, os itens a serem executados e na última coluna à direita os valores de material e mão-de-obra correspondentes a cada item. Na primeira linha superior estão os meses e na última linha inferior estão os desembolsos mensais totais. Portanto, o valor registrado em cada célula corresponde ao desembolso mensal de cada item da construção. A respeito de um cronograma fisico-financeiro, julgue os itens a seguir.
O valor de cada célula da última linha corresponde ao somatório vertical da respectiva coluna.
William Morris, na segunda metade do século XIX, duvidou da sobrevivência do espírito artístico na nova sociedade nascente, resgatando a aura artesanal do objeto mesmo sob a presença da produção industrial. Uma arguta reflexão crítica que, enfocando as relações entre a industrialização e o artesanato, questionava o valor artístico do objeto reproduzido na esteira da fábrica e os pendores excessivamente otimistas endereçados à arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
Considerando o fragmento de texto acima, A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, que se refere a Willian Morris no século XIX e a Walter Benjamin em 1936, julgue os itens a seguir.
No ensaio de 1936, Walter Benjamin defende a reprodutibilidade, principalmente por meio da fotografia, como forma de democratizar o acesso à arte, superando, portanto, o dilema de William Morris.
Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.
Constata-se que essa obra
I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.
II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.
III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.
IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Para efetuar um eficiente acompanhamento e organização do canteiro de obras é elaborado o cronograma físico-financeiro, composto por uma tabela que tem, na primeira coluna à esquerda, os itens a serem executados e na última coluna à direita os valores de material e mão-de-obra correspondentes a cada item. Na primeira linha superior estão os meses e na última linha inferior estão os desembolsos mensais totais. Portanto, o valor registrado em cada célula corresponde ao desembolso mensal de cada item da construção. A respeito de um cronograma fisico-financeiro, julgue os itens a seguir.
O somatório horizontal de uma linha resulta no orçamento total da obra.
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