Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às coberturas, assinale a opção correta.
É impossível fixar as telhas em uma cobertura com telhas de barro e com declividade de 100%, portanto, com 90º de inclinação.
A declividade de 15% para um telhado formado por telhas onduladas de fibrocimento é a recomendada pelos fabricantes; então, um telhado dessas telhas onduladas com um ângulo de 8,6º pode ser aprovado pela fiscalização, pois atende às especificações do fabricante.
Um terraço impermeabilizado foi executado com uma declividade de 2%. Nesse caso, o correto parecer da fiscalização deve conter a seguinte redação: feitas as medições, constatou-se um ângulo de 2º para o escoamento das águas pluviais.
A impermeabilização correta de um terraço deve ser rígida com traço 1:3, já que esse tipo de laje é suscetível a fissuras provenientes de variações térmicas.
O ambientes destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente e guarda temporária de resíduos é a sala de:
utilidades
serviços
resíduos
preparo de materiais
preparo de equipamentos
Considerando que os projetos de instalações elétricas prediais são representados por meio dos símbolos gráficos estabelecidos pela NBR 5444, julgue os próximos itens com base na figura ao lado.
O símbolo 7 corresponde a um interruptor three-way ou paralelo.
Considerando a relação entre as densidades urbanas e os custos de infra-estrutura demonstrados no gráfico acima, assinale a opção correta.
Devido à otimização da rede, o custo do sistema de abastecimento de água em uma cidade com densidade de 100 habitantes/ha é menor do que em uma cidade com 500 habitantes/ha.
Em uma cidade de 300 habitantes/ha, o custo da pavimentação é inferior ao somatório do custo das redes de água e esgoto.
Os custos de infra-estrutura urbana crescem em progressão geométrica com a diminuição da densidade.
Os custos de infra-estrutura são diretamente proporcionais à densidade urbana.
Considerando que os projetos de instalações elétricas prediais são representados por meio dos símbolos gráficos estabelecidos pela NBR 5444, julgue os próximos itens com base na figura ao lado.
Os símbolos indicados pelos números 9 e 10 correspondem a caixas de passagem.
Além da tabela acima e da expressão: i = ( h × 100) ÷ c, em que i = inclinação (%), h = altura e c = comprimento, constam na NBR 9050 as seguintes determinações:
– os patamares entre os segmentos de rampa devem ter dimensão longitudinal mínima de 1,20 m;
– no início e término da rampa devem ser previstos patamares medindo, no mínimo, 1,20 m na direção do movimento.
Com base nos dados apresentados, assinale a opção na qual a rampa está em conformidade com a NBR 9050.
Para atender aos portadores de necessidades especiais, a rampa deve estar localizada ao lado de uma escada existente, alcançar uma altura de 3,50 m com dois segmentos de 35,00 m e um patamar de 1,50 m.
Se estiver localizada no pé-direito duplo de um hall, a rampa deverá alcançar uma altura de 3,00 m com uma inclinação de 8,33% em três segmentos.
Com uma largura de 1,20 m a rampa deverá alcançar um desnível de 2,40 m em três lances paralelos. A declividade de 1:12 somada aos patamares obrigatórios resulta em uma planta de 12,00 m (comprimento) e 3,60 m (largura total).
Uma rampa de acesso externo ao edifício deve alcançar uma altura de 1,50 m em único e largo aclive de 18,00 m em direção à entrada principal.
Informações para os itens de 63 a 87
As figuras acima mostram a planta e duas perspectivas de uma casa. Na figura 1, constam as medidas totais de 15,00 m × 5,00 m de eixo-a-eixo das paredes externas. Os beirais têm 1,25 m de eixo da alvenaria à face do balanço e as paredes têm 2,55 m de altura. A figura 2 mostra as fachadas A e D, e a figura 3, as fachadas C e B.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Se a largura do corredor tem 1,25 m de eixo-a-eixo, o módulo de vedação (quadrícula em cima da qual são lançadas as paredes) é de 1,20 m medidos de eixo-a-eixo das paredes de alvenaria.
O fluxograma acima corresponde a uma casa de 250,00 m², com cômodos em número suficiente para abrigar cinco usuários — um casal e três filhos adolescentes. Julgue os itens a seguir, acerca da adequação dessa casa em relação aos fluxos internos.
I A localização dos banheiros está correta, já que permite economia no item referente às instalações hidrossanitárias.
II A localização dos quartos Q2, Q3 e Q4 permite que cada filho possa ter sua independência espacial garantida.
III O hall não permite acesso direto à sala.
IV O acesso de serviço está bem localizado e permite a fácil remoção do lixo doméstico.
V O quarto Q3 possui banheiro privativo.
VI A cozinha relaciona-se diretamente com a área de serviço.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, III e IV.
II, V e VI.
III, IV e VI.
Na figura acima, está representada uma das janelas inseridas na fachada da casa apresentada nas figuras 1, 2 e 3. Considerando a área de ventilação mínima permitida de 1/10 da área do piso de cada ambiente e considerando ainda que a janela é composta de duas folhas de abrir e uma báscula, julgue os próximos itens.
Para efeito de alinhamento com as portas, a preocupação formal no desenho da janela levou à opção de uma báscula com 35 cm.
Para representação do volume arquitetônico, podem ser utilizadas as seguintes formas:
modelagem tridimensional: maquete convencional.
CAM (computer aided modelling): maquete física feita por computador;
arquivo 3D feito em computador: maquete convencional;
perspectivas cônicas: desenho 3D a instrumento (anterior ao computador);
projeções ortogonais básicas (frontal, lateral e superior).
Considerando as formas de representação listadas acima, assinale a opção incorreta.
As 3 projeções básicas permitem visualização mental do objeto no espaço. O profissional arquiteto, ao dirigir-se aos agentes da obra, faz o dimensionamento por meio de planta, vista e corte.
Um desenho 3D é uma ilusão de ótica sobre um plano bidimensional.
A modelagem tridimensional é o meio mais correto de representação, o que torna inviável a realização do projeto sem maquete.
Um objeto obtido por meio da modelagem CAM resulta em uma maquete eletrônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...