Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquitetura - Desenho técnico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As representações gráficas de um objeto ou edificação são expressas, normalmente, através de vistas ortográficas e perspectivas, além de modelos tridimensionais. Essas tipologias de representação estruturam-se a partir de pontos de vista, ou seja, cabe ao projetista escolher o tipo de representação mais adequado ao fim desejado. As representações gráficas são baseadas por sua vez no conceito de projetividade, que pressupõe a existência de três elementos: o centro de projeção, o objeto a ser representado, e uma superfície ou plano onde se realiza a projeção. Na representação desses objetos, independentemente de seu grau de complexidade, são geralmente utilizados dois tipos de projeção: a projeção cilíndrica ou paralela e a projeção cônica. Sobre esses dois tipos analise as afirmativas abaixo:
1. A representação cônica é o tipo de projeção menos utilizado pelos arquitetos na visualização das soluções de projeto em função da grande distância observada entre essa representação e o resultado final que terá o objeto após a sua execução.
2. As projeções cilíndricas dão origem às perspectivas paralelas, que permitem por sua vez maior rapidez na construção e avaliação de características tridimensionais das propostas.
3. A projeção do tipo paralela considera o observador a uma posição infinita em relação ao objeto e à superfície de projeção.
4. A chamada projeção cilíndrica ortogonal ocorre quando os raios paralelos que partem do observador no âmbito de uma projeção cilíndrica são perpendiculares à superfície de projeção.
Assinale a alternativa correta
Apenas uma das quatro afirmativas está correta.
Apenas três das quatro afirmativas estão corretas.
Apenas duas das quatro afirmativas estão corretas.
Duas das quatro afirmativas estão incorretas.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas
Inúmeros componentes utilizados na indústria da construção provêm do setor cerâmico que, por ser amplo e heterogêneo, é comumente subdividido em subsetores ou segmentos em função de diversos fatores tais como matérias-primas, propriedades e utilização. Nesse contexto, associe os itens da coluna da direita com os da esquerda da tabela acima e assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre os subsetores e a quantidade de produtos da coluna da direita que são decorrentes desses subsetores.
cerâmica vermelha = 6; materiais de revestimento = 3; cerâmica branca = 3
cerâmica vermelha = 5; materiais de revestimento = 4; cerâmica branca = 3
cerâmica vermelha = 6; materiais de revestimento = 3; cerâmica branca = 4
cerâmica vermelha = 6; materiais de revestimento = 4; cerâmica branca = 2
Arquitetura - Desenho técnico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A linguagem visual e, de forma mais abrangente, o uso de meios visuais como auxílio à idéia deve ser considerada como indissociável do processo de desenvolvimento de objetos e construções. Um enfoque importante em relação ao projeto e à representação de edificações na antiguidade é a construção de modelos em escala. Sobre isso são encontradas referências desde a Grécia antiga. Sobre o uso de escalas nos projetos de arquitetura e urbanismo é incorreto afirmar:
Na escolha de uma escala deve-se ter em vista o tamanho do objeto a representar, as dimensões da prancha e a clareza do desenho.
A escala gráfica tem um papel fundamental nas ampliações e reduções de mapas, pois ela acompanha essa variação na reprodução desse desenho, sendo muito importante sua presença junto à escala numérica.
Sendo a escala uma fração, quanto maior for seu denominador, menor será o valor resultante.
Como regra: "em termos de relação, as escalas maiores apresentam denominadores menores, enquanto as escalas menores apresentam denominadores maiores".
A indicação da escala dispensa a indicação de cotas, seja qual for o estágio de desenvolvimento do projeto arquitetônico.
Com base na tabela acima, que fornece as características de densidade e resistência de alguns materiais empregados em estruturas, julgue os itens a seguir.
I Para se calcular uma treliça de aço, pode-se adotar uma tensão de 1.400 kg/m².
II O aço 50 é mais pesado que o aço 37.
III Para se calcular um mezanino com piso de madeira, pode-se adotar uma tensão de 400 kg/cm².
IV O alumínio aceita igualmente esforços de tração e compressão.
V A madeira não aceita igualmente esforços de tração e compressão.
Estão certos apenas os itens
I, II e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Considerando o texto e os princípios da sustentabilidade, assinale a opção correta.
As madeiras nobres da Amazônia deveriam ser usadas somente para a produção de peças de decoração para as classes altas.
As madeiras nobres da Amazônia deveriam ser usadas somente para a confecção de estruturas aparentes.
O uso de madeiras originárias de áreas plantadas e bem manejadas, passíveis de certificação com o Selo Verde, não caracteriza uso predatório do meio ambiente.
As madeiras originadas de reflorestamento deveriam ser usadas apenas na construção civil.
Com relação a materiais de construção civil, assinale a opção correta.
O conceito de sustentabilidade condena o telhado de fibrocimento porque consome muita madeira.
Visando a redução do consumo, o escoramento de madeira pode ser substituído por escoramento tubular.
O concreto aparente é mais barato porque economiza revestimento.
A laje impermeabilizada com manta asfáltica economiza madeira, e é melhor que um telhado convencional em termos de conforto térmico.
Os produtos de madeira empregados na construção, conforme o uso a que se destinam, variam desde peças com pouco ou nenhum processamento até peças com vários graus de beneficiamento. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
A madeira roliça, muitas vezes com a casca, é usada em escoramentos de lajes e construção de andaimes.
A madeira serrada, produzida em unidades industriais, serve para fazer caibros, ripas, vigas e sarrafos.
As chapas de MDF são produzidas com fibras de madeira aglutinadas com resina sintética termofixa, que se consolidam sob a ação conjunta de alta pressão e temperatura.
Quanto à sua composição, as chapas de MDF equivalem a compensados revestidos com laminado melamínico ou com película celulósica do tipo Finish Foil (FF).
Ainda em relação à madeira, assinale a opção incorreta.
As madeiras serradas são tecnicamente mais vantajosas que os compensados por serem mais resistentes e porque não empenam.
As chapas de compensado produzidas com madeira de reflorestamento enquadram-se no conceito de sustentabilidade.
Para vencer um mesmo vão, uma estrutura de madeira requer um volume muito maior de material do que uma estrutura de aço.
A madeira roliça é a que apresenta o menor grau de processamento.
A ergonomia física é a aplicação de conhecimentos antropométricos para a concepção de objetos e espaços adequados. Os locais de trabalho, de desporto, de lazer, entre outros, devem incluir princípios ergonômicos, visando tanto a saúde física e psicológica dos trabalhadores como a eficácia dos sistemas de produção. No que se refere à aplicação da ergonomia em projetos de postos de trabalho, assinale a opção correta.
Os ruídos devem ser entendidos como sinal sonoro de alerta para evitar distrações que podem afetar o desempenho das tarefas, sobretudo daquelas que exigem atenção constante.
Nos ambientes informatizados, as condições exigidas pelos computadores relativas às baixas temperaturas e à baixa umidade relativa do ar devem se sobrepor àquelas relativas ao conforto humano.
O objetivo da ergonomia é garantir o aumento do lucro empresarial por meio da ênfase aos movimentos repetitivos e à produtividade máxima.
Embora possam sugerir um aumento da produtividade, os movimentos repetitivos causam distúrbios fisiológicos e psicológicos nos trabalhadores, resultando em custos adicionais para a empresa.
Um recurso muito utilizado para ventilar e iluminar ambientes é a colocação de sheds. Eles devem ser projetados dentro de critérios específicos e adequados a condicionantes externos. Com base nesses critérios e condicionantes, assinale a opção incorreta.
As plantas quadradas, com grandes áreas, são as que mais demandam o uso de sheds.
Um shed serve para iluminar e ventilar, mas deve-se evitar a insolação direta para não interferir nas atividades nos ambientes.
Do ponto de vista da iluminação, a abertura do shed deve estar orientada para a menor insolação (sul, no hemisfério Sul) e, do ponto de vista da ventilação, a orientação do shed deve favorecer a entrada dos ventos dominantes vindos do Leste. Portanto, a abertura para Sudeste é a ideal.
Uma maneira de se evitar a entrada de raios solares diretamente nos ambientes é criar obstáculos que favoreçam a luz indireta sem obstruir o ar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...