Questões de Arquitetura

Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No AutoCAD 14, o comando que permite que se salve o desenho corretamente em outros formatos, de modo que se possa intercambiá-lo com outros programas é o:

  • A.

    EXIT;

  • B.

    REDRAW;

  • C.

    ZOOM;

  • D.

    EXPORT;

  • E.

    ERASE.

No AutoCAD 14, o comando que permite criar uma polyline 2D é o:

  • A.

    LINE;

  • B.

    PLINE;

  • C.

    LENGTH;

  • D.

    MILINE;

  • E.

    XLINE.

No AutoCAD 14, o comando que permite alterar o tamanho de entidades ou objetos selecionados do desenho é o:

  • A.

    MOVE;

  • B.

    OFFSET;

  • C.

    SCALE;

  • D.

    ARRAY;

  • E.

    ROTATE.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    International Style é uma expressão cunhada em 1929 pelo crítico H.R. Hitchcock para designar a arquitetura da vanguarda européia dos anos 20.

  • B.

    Chamamos International Style à arquitetura amplamente difundida no pós-guerra em edifícios do establishment institucional e das grandes corporações norte-americanas, a partir da influência de arquitetos como Mies van der Rohe e Philip Johnson.

  • C.

    Nos anos 30, arquitetos europeus refugiados nos EUA, como Mies van der Rohe, W. Gropius e R. Neutra, contribuíram para difusão das idéias da vanguarda européia nos EUA.

  • D.

    L. Kahn, expoente da arquitetura norte-americana do pós-guerra, representa o protótipo do novo arquiteto adepto do trabalho em equipe, atento às necessidades da economia de consumo, destacando-se, ao mesmo tempo, pelo uso de formas geométricas elementares em um trabalho que privilegia a composição das fachadas.

  • E.

    O interesse despertado pelo pavilhão do Brasil na Feira de Nova York em 1938, projeto de L. Costa, O. Niemeyer e P. Wiener, chamou a atenção da crítica mundial para a emergência da arquitetura moderna brasileira.

Importantes arquitetos do Século XX, vinculados em alguma medida ao movimento moderno, fizeram incursões pelo design de mobiliário. Entre esses nomes, podemos destacar:

  • A.

    Johannes Itten, Joseph Albers e Marcel Breuer.

  • B.

    Charles R. Mackintosh, Mies van der Rohe e Alvar Aalto.

  • C.

    Mies van der Rohe, Albert Speer e Paul Ludwig Troost.

  • D.

    Le Corbusier, Marcel Breuer e Paul Klee.

  • E.

    Frank L. Wright, Le Corbusier e T. Garnier.

A imagem acima mostra

  • A.

    os escritórios da NKK em Osaka, projetados por Kenzo Tange (1963).

  • B.

    o centro cultural da Goodyear, nos arredores de Akron- Ohio, projetado por Buckminster Fuller (1962).

  • C.

    a Casa do Povo, em Kiev, projetada por El Lissitzky (1927), uma das últimas obras do Construtivismo Russo.

  • D.

    o edifício principal da administração da Vila Serra do Navio, PA, projetado por Oswaldo Bratke (1960).

  • E.

    o Pavilhão da CSN no Parque Ibirapurera, São Paulo, projetado por Sérgio Bernardes (1954).

Le Corbusier teve influência significativa sobre os caminhos do Modernismo brasileiro, tendo visitado o Brasil em diferentes ocasiões e atuado como consultor

  • A. nos projetos do Ministério da Educação e Saúde e da Cidade Universitária do Brasil (CUB).
  • B. nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
  • C.

    nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Conjunto Habitacional de Pedregulho.

  • D.

    nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Ministério da Educação e Saúde.

  • E.

    no projeto do Ministério da Educação e Saúde e no júri do concurso de Brasília.

O arquiteto brasileiro João Filgueiras Lima, o "Lelé" tem uma produção arquitetônica significativa, pela qualidade e pela quantidade. São características constantes dos edifícios públicos projetados a partir dos anos 80 por "Lelé":

  • A. o emprego de equipamentos pesados e sofisticados na montagem dos componentes pré-fabricados, como forma de maximizar ganhos de produtividade.
  • B. a utilização freqüente, nesses edifícios, de painéis duplos intercalados com camada de ar e camada de material isolante térmico, como forma de compensar a esbeltez e o pouco isolamento térmico da argamassa armada.
  • C. a utilização freqüente de painéis de argamassa armada dentro de uma disciplina modular ortogonal em planta, com certa liberdade e diversidade formal no desenho dos componentes, quando consideradas as três dimensões.
  • D. a recusa sistemática ao uso da climatização artificial, mediante o emprego de materiais adequados a uma climatização natural dos ambientes.
  • E. o emprego de uma grande variedade de materiais alternativos, como forma de adequação dos edifícios às condições locais de implantação.

São exemplos da utilização adequada do brise-soleil na arquitetura brasileira:

  • A.

    a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948), e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).

  • B.

    a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).

  • C.

    a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.

  • D.

    Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.

  • E.

    o Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948).

Segundo Bruno Zevi, o foco central, a essência da arquitetura é

  • A.

    a forma, o volume construído, enquanto composição, o "livre jogo das formas sob a luz".

  • B.

    a construção, dentro de uma visão das novas tecnologias construtivas como protagonistas da modernidade.

  • C.

    o espaço, em suas três dimensões, colocado no tempo, dimensão do movimento e multiplicidade de pontos de vista, e, mais além, a experiência do homem movendo- se no edifício.

  • D.

    o homem e seu ambiente n-dimensional, dotado das três dimensões do espaço, o tempo/movimento e um sem número de variáveis de habitabilidade que qualificam o espaço.

  • E.

    a racionalidade das decisões de projeto, em função dos requisitos definidos no programa de necessidades e das tecnologias disponíveis, que dão à arquitetura um caráter de expressão de seu tempo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...