Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Norma ABNT nº 9.050/2015, Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, define que são consideradas rampas as superfícies de piso com declividade igual ou superior a 5%.
De acordo com essa Norma, entre os segmentos de rampa devem ser previstos patamares intermediários com dimensão longitudinal mínima de
Cotagem é a representação gráfica no desenho da característica do elemento por meio de linhas, símbolos, nota e valor numérico em uma unidade de medida.
Considerando a indicação de cota anterior, referente a uma janela, e de acordo com o livro Desenho arquitetônico básico, de 2009, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das cotas A, B e C.
É importante estar sempre atento às patologias em materiais à base de concreto e argamassa, muito utilizados em obras públicas. O livro Materiais de Construção, 2012, trata das manifestações patológicas em pisos e revestimentos.
No caso do piso de argamassa de alta resistência, estão entre as principais causas geradoras de desnível entre placas na região das juntas, segundo Luiz Alfredo Falcão Bauer, autor desse livro, exceto:
A Norma ABNT 9.050/2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e edificações às condições de acessibilidade.
De acordo com essa norma, qual a largura mínima dos corredores em edificações e equipamentos urbanos de uso público?
Para o cálculo do preço final de venda dos serviços de execução da obra, é necessário inicialmente levantar todos os custos diretos envolvidos e, depois, adicionar uma margem sobre ele de modo a cobrir todos os gastos incidentes: custo direto, despesas indiretas e benefício.
Nesse contexto, o que são despesas indiretas?
Entre os processos envolvidos na construção de um empreendimento, atualmente se destacam a importância do projeto e de sua coordenação. As soluções adotadas na elaboração do projeto, além de definirem o desempenho da edificação, repercutem em todo o processo, afetando diretamente os custos de produção, operação e manutenção.
De acordo com o livro Gestão e coordenação de projetos em empresas construtoras e incorporadoras: da escolha do terreno à avaliação pós-ocupação, 2011, a falta de investimento em um projeto pode levar, entre outros aspectos, à uma coordenação deficiente, pelo fato de os elementos da equipe não terem a visão do todo ou não conhecerem as limitações técnicas da construtora.
Nesse contexto, analise os itens a seguir.
I. Atendimento específico às necessidades do cliente;
II. Divergências entre o produto projetado e o produto comercializado;
III. Atrasos no cronograma em razão de deficiências na capacidade de planejamento;
IV. Incompatibilidades entre projetos em razão de deficiências na comunicação entre os membros da equipe;
V. Opção por sistemas construtivos inadequados ao perfil da obra ou da construtora;
VI. Garantia da manutenção das melhorias alcançadas na retroalimentação dos processos;
VII. Deficiências na construtibilidade em razão do distanciamento entre projeto e o processo construtivo;
VIII. Atendimento aos requisitos de desempenho estabelecidos em normas.
Apresentam problemas para um empreendimento que não tenha uma coordenação eficiente
A partir da década de 1980, os governos locais de diferentes países assumiram um papel regulador na configuração da paisagem urbana. As intervenções realizadas no período atrelavam a ideia do redesenho urbanístico à indução da valorização do solo urbano.
De acordo com as autoras do livro Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o projeto que não pode ser caracterizado por intervenções emblemáticas implantadas nesse período como solução de desenho urbano na busca de incentivo à noção de pertencimento e cidadania e reversão do processo de degradação urbana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...