Questões sobre Manutenção de Computadores

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Um técnico de suporte precisa agilizar a instalação e a configuração padronizada de um segundo disco rígido em vários computadores com Windows 10 instalado. Para tanto, o técnico preparou um arquivo de script, com o nome nova_partição.txt, para ser executado via prompt de comando. No arquivo, foram inseridos os seguintes comandos:


select disk 1

clean

create partition primary size=500

format quick fs=ntfs label="BACKUP"

assign letter="T"


O técnico de suporte, após instalar o disco rígido, executa o script digitando o comando:

    A) fdisk /s nova_partição.txt

    B) fdisk -exec nova_partição.txt

    C) diskpart -exec nova_partição.txt

    D) diskpart /s nova_partição.txt

A situação-problema a seguir servirá de base para responder à questão.


? Um PC com Windows 10 instalado foi infectado por um vírus que é carregado quando o sistema inicializa. Uma versão de demonstração de um software anti-vírus apontou que o arquivo infectado seria o C:\Windows\System32\fastload.exe. Porém, por ser versão de demonstração do anti-vírus, o técnico não foi capaz de remover o vírus.


? O técnico percebeu que o vírus era um dos últimos arquivos a ser carregado na inicialização do Windows, e que poderia removê-lo apagando ou renomeando o arquivo infectado entrando no modo de segurança do Windows.

Analise as afirmações abaixo acerca da situação-problema apresentada.


I Ao renomear o arquivo, de fastload.exe para fastload.vir, o Windows deixou de reconhecer o arquivo como executável.

II Para remover o vírus infectado do arquivo, é suficiente, apenas, renomeá-lo.

III Apagar o arquivo fastload.exe não afetaria o Windows, já que não é um arquivo original do sistema.

IV Caso o arquivo fastload.exe fosse renomeado para fastload.com, ele não seria reconhecido como arquivo executável pelo Windows.


Considerando a situação-problema exposta, estão corretas as afirmações

    A) II e IV.

    B) I e IV.

    C) II e III.

    D) I e III.

A situação-problema a seguir servirá de base para responder à questão.


? Um PC com Windows 10 instalado foi infectado por um vírus que é carregado quando o sistema inicializa. Uma versão de demonstração de um software anti-vírus apontou que o arquivo infectado seria o C:\Windows\System32\fastload.exe. Porém, por ser versão de demonstração do anti-vírus, o técnico não foi capaz de remover o vírus.


? O técnico percebeu que o vírus era um dos últimos arquivos a ser carregado na inicialização do Windows, e que poderia removê-lo apagando ou renomeando o arquivo infectado entrando no modo de segurança do Windows.

Já no prompt de comando do modo de segurança do Windows, o técnico optou por renomear o arquivo infectado, em vez de apagá-lo, para analisá-lo posteriormente. O nome do arquivo foi mudado para fastload.vir. Para renomear o arquivo, o técnico digitou o comando:

    A) mov C:\Windows\System32\fastload.exe C:\Windows\System32\fastload.vir

    B) ren C:\Windows\System32\fastload.exe C:\Windows\System32\fastload.vir

    C) make C:\Windows\System32\fastload.exe C:\Windows\System32\fastload.vir

    D) call C:\Windows\System32\fastload.exe C:\Windows\System32\fastload.vir

A situação-problema a seguir servirá de base para responder à questão.


? Um PC com Windows 10 instalado foi infectado por um vírus que é carregado quando o sistema inicializa. Uma versão de demonstração de um software anti-vírus apontou que o arquivo infectado seria o C:\Windows\System32\fastload.exe. Porém, por ser versão de demonstração do anti-vírus, o técnico não foi capaz de remover o vírus.


? O técnico percebeu que o vírus era um dos últimos arquivos a ser carregado na inicialização do Windows, e que poderia removê-lo apagando ou renomeando o arquivo infectado entrando no modo de segurança do Windows.

A fim de remover o vírus, o Técnico de Suporte, para iniciar o Windows no modo de segurança com prompt de comando, pressionou a tecla

    A) F8.

    B) F9.

    C) F12.

    D) F11.

Suporte técnico oferece uma grande variedade de serviços que permitem às pessoas e organizações o uso efetivo de recursos computacionais adquiridos ou desenvolvidos internamente. O suporte técnico é uma parte fundamental do

    A) Service Portfolio.

    B) Cost Management.

    C) PMBOK.

    D) TCO.

Para facilitar a leitura de documentos em um computador com Windows 10, um usuário, rotacionou o monitor em 90º. Como a imagem no monitor não rotacionou automaticamente, o usuário entrou em contato com o técnico de suporte solicitando orientações para corrigir a exibição da imagem. O técnico orientou ao usuário para clicar com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e:

    A) clicar em "Configurações de rotação" e, em "Exibição", escolher a opção "Retrato".

    B) clicar em "Configurações de exibição" e, em "Orientação", escolher a opção "Paisagem".

    C) clicar em "Configurações de exibição" e, em "Orientação", escolher a opção "Retrato".

    D) clicar em "Configurações de rotação" e, em "Exibição", escolher a opção "Paisagem".

Para reinstalar o Windows, a partir de um DVD, o técnico em informática deverá habilitar a inicialização do sistema a partir do DVD ou pendrive de instalação. Essa habilitação pode ser feita através

    A) do Painel de Controle do Windows, clicando na opção de inicializar CD/DVD/USB.

    B) do acesso ao setup do BIOS, para alterar a sequência das unidades de inicialização.

    C) das opções de inicialização do Windows ao carregar o sistema operacional (opção F8).

    D) da inversão dos cabos internos que vêm da placa-mãe para o DVD e também para o HD.

    E) do Painel de Controle do Windows, na opção de Hardware, Opções de Inicialização.

Uma das ferramentas disponíveis no Windows, para manter o bom funcionamento do sistema como um todo, é chamada “Restauração do sistema”. Pode-se usá-la para restaurar o sistema operacional há um ponto no tempo, de acordo com o calendário. Quando se usa a restauração do sistema para restaurar o computador, podem ocorrer as seguintes ações:
I - Programas e atualizações instalados são removidos. II - Alterações em arquivos pessoais serão desfeitas. III - Drivers de dispositivos posteriores ao ponto de restauração serão removidos. IV - Backups de dados do usuário serão restaurados. V - O Windows será reinstalado.
As opções CORRETAS são:

    A) II e V, apenas.

    B) II, III e IV, apenas.

    C) I, II e III, apenas.

    D) I, IV e V, apenas.

    E) I e III, apenas.

Quando um computador apresenta sistematicamente perda de desempenho e desligamentos durante a execução de programas, uma possível causa desse problema é

    A) travamento da BIOS (Basic Input/Output System).

    B) teclado desconectado.

    C) poeira no cooler do processador.

    D) mouse desconectado.

    E) fonte superdimensionada.

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