Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às instalações e procedimentos de segurança e combate a incêndio de um edifício, é correto afirmar que
a reserva de água para combate a incêndio deve ser prevista no projeto de reservatórios de água, devendo situar-se no reservatório superior, para garantir a pressão mínima necessária para a extinção do fogo.
a água não deve ser utilizada no combate a incêndios da Classe A, podendo ser utilizada em incêndios das Classes B e C (quando desligada a fonte de energia).
todos os andares do prédio devem possuir caixa de incêndio contendo ponto de água ligado à prumada de incêndio e extintores de incêndio adequados à classe de incêndio à qual o prédio está sujeito.
o hidrante de passeio pode ser utilizado pelo corpo de Bombeiros para bombear água para dentro da instalação predial de incêndio, devendo, por isso, o barrilete de incêndio ser dotado de válvula de retenção.
quando irrompe o incêndio, todas as aberturas do recinto devem ser abertas, de forma a permitir a dissipação da fumaça, pois a principal causa de mortes de pessoas em incêndios é a asfixia.
A Curva "S" é um conceito
da hidráulica, ligado à necessidade de redução de perdas de carga em tubulações sob pressão.
do gerenciamento de empreendimentos, permitindo sintetizar dados diversos na representação do andamento dos serviços.
do controle de custos em orçamentos, permitindo identificar os itens de maior impacto sobre o custo total, auxiliando na tomada de decisões dos projetos.
da gestão de pessoal, indicando as diferentes necessidades de qualificação da mão-de-obra na execução de serviços e obras.
da gestão tecnológica, indicando o grau de incorporação de inovações técnicas ao processo produtivo, ao longo do tempo de vida útil de uma linha de produção.
Estrutura analítica (work breakdown structure) é
uma forma de divisão e hierarquização de um projeto, de forma a permitir controlá-lo adequadamente.
o conjunto de ferramentas de análise empregadas no planejamento, gestão e avaliação de um projeto.
uma forma de definir a interdependência entre as diferentes atividades envolvidas em um projeto.
a representação das condições de contorno de um projeto: relação com clientes e fornecedores, recursos, prazos, interlocutores e regulamentação pertinente.
o organograma da equipe de trabalho envolvida no projeto, com discriminação das responsabilidades e qualificações necessárias.
Para responder às questões de números 25 e 26, leia o texto abaixo.
Uma empresa de economia mista controlada pela União necessita construir um anexo ao seu edifício-sede, uma obra com custo total estimado em R$ 3.000.000,00 e custo de projeto da ordem de 4% desse total. A obra é urgente e a Diretoria da empresa já se decidiu pela modalidade de execução indireta. Essa obra envolve a entrada simultânea ou sucessiva de diferentes equipes na execução de serviços interdependentes entre si – equipes de execução de estaqueamento, fundações e estruturas, vedações, instalações e equipamentos, etc.
Uma ferramenta das mais adequadas para demonstrar as interdependências entre serviços parciais e otimizar o prazo final de execução dessa obra é
o gráfico Gantt.
a rede de PERT/CPM.
o organograma das equipes.
a tabela de alocação de equipamentos e pessoal.
Para responder às questões de números 25 e 26, leia o texto abaixo.
Uma empresa de economia mista controlada pela União necessita construir um anexo ao seu edifício-sede, uma obra com custo total estimado em R$ 3.000.000,00 e custo de projeto da ordem de 4% desse total. A obra é urgente e a Diretoria da empresa já se decidiu pela modalidade de execução indireta. Essa obra envolve a entrada simultânea ou sucessiva de diferentes equipes na execução de serviços interdependentes entre si – equipes de execução de estaqueamento, fundações e estruturas, vedações, instalações e equipamentos, etc.
Uma conduta adequada, do ponto de vista das necessidades da empresa e do atendimento à legislação pertinente, é
a licitação das obras com base no projeto básico, desenvolvendo- se o executivo paralelamente ao processo licitatório.
a contratação das obras com base em estimativa de custos definida a partir de um anteprojeto elaborado internamente, atribuindo-se ao ganhador da concorrência pública a tarefa de desenvolvimento do projeto básico e do executivo, paralelamente à execução das obras, devendo, cada etapa de elaboração do projeto, ser submetida à análise e aceitação técnica da contratante
a contratação dos serviços em regime de turn-key, a partir dos requisitos de desempenho estabelecidos pela contratante, respondendo, o contratado, tanto pelos projetos quanto pela execução das obras.
dispensa de licitação por relevância e urgência da execução dos serviços.
a execução dos serviços por pessoal próprio, visto que qualquer solução que demande processo licitatório consumirá muito tempo.
O setor de manutenção de uma empresa propôs-se a implantar uma sistemática de acompanhamento e controle de custos nas obras sob sua responsabilidade. Isso significa que, entre outras coisas,
os custos finais das obras deverão ser comparados com os orçamentos estimados, dentro de um plano de contas elaborado a partir deste último
serão apropriadas as quantidades e custos reais de materiais e de mão-de-obra, para fins de análise de consumo, perdas e custos dos materiais e análise de índices de produtividade e custo da mão-de-obra.
será adotado um plano de contas existente no mercado, suficientemente detalhado, cuja utilização passará a ser obrigatória em todas as obras contratadas pela empresa.
o cumprimento dos prazos previstos no cronograma de obras será monitorado, de forma a se apropriarem os custos financeiros da obra.
as obras contratadas pela empresa passarão a obedecer a uma tabela de preços unitários fixos e reajustáveis.
Em etapas de estudo de viabilidade técnica de uma obra ou de concepção de seu projeto, pode-se produzir um orçamento da construção, por estimativas, a partir dos seguintes indicadores:
área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.
área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.
quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode-se afirmar que
o planejamento técnico trata do relacionamento com as equipes técnicas e o planejamento gerencial, do relacionamento com as equipes administrativas, sendo os dois enfoques interligados e complementares.
o primeiro trata de aspectos técnicos do projeto e o segundo cuida dos recursos, prazos e composição de equipes.
são duas formas de enfocar o mesmo problema, o planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque tradicional, que exclui as pessoas, e o segundo um enfoque inovador, que enfatiza o relacionamento interpessoal, tendendo a substituir o primeiro nas organizações.
são duas formas complementares de enfocar o problema do planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque centrado mais estritamente no instrumental de planejamento e o segundo um enfoque centrado no instrumental de controle do projeto.
o primeiro trata do conhecimento da situação, da definição dos objetivos, estratégias, atividades, recursos e prazos, enquanto o segundo trata de planejar o lado da coordenação do projeto – "como fazer" e "quem fará".
O conceito de edifício inteligente deve ser aplicado
Uma grande empresa anunciou sua intenção de adaptar sua sede, um edifício já existente, aos novos conceitos de edifícios de alta tecnologia e de edifícios inteligentes. Vários fornecedores apresentaram propostas de implantação de cada um dos sistemas de controle de elevadores, segurança, iluminação, condicionamento ambiental e otimização energética. Entre os critérios e recomendações aplicáveis ao caso, é correto
decidir entre diferentes propostas para cada um desses sistemas, considerando o maior grau possível de eficiência e inovação tecnológica, de forma a impedir a rápida obsolescência daquele sistema.
levar em conta o que ocorre na área de automação industrial, dando preferência à aquisição das redes de comunicação de dados do sistema de automação predial junto a um único fornecedor, de forma a assegurar a plena compatibilidade entre as partes do sistema. Se possível, adquirir todo o sistema de controle de um só fornecedor.
estabelecer como critérios de aquisição a compatibilidade entre si dos sistemas de controle das diferentes instalações.
dar preferência a fornecedores que produzam sensores e atuadores digitais, e não analógicos, como forma de facilitar a integração entre diferentes sistemas e instalações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...