Questões de Arquitetura do ano 2008

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Acerca do planejamento e orçamento da obra, julgue os itens subseqüentes.

Os preços de obras de engenharia são compostos basicamente pelo custos diretos — que são aqueles relacionados aos serviços produzidos diretamente no canteiro de obra, relativos aos custos de materiais e da mão-de-obra primária (operária) necessária à realização dos serviços da obra —, pelos custos indiretos — aqueles relacionados à estrutura necessária para a administração e gerenciamento do empreendimento e para manutenção da empresa construtora —, pelos tributos — inerentes a qualquer atividade produtiva — e, em alguns casos, pelo lucro (ou benefício) — que é o valor financeiro que se almeja receber pela execução da obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do planejamento e orçamento da obra, julgue os itens subseqüentes.

O benefício de despesas indiretas (BDI) é uma das etapas de definição dos preços globais dos empreendimentos de engenharia. Sua composição é variável e, comumente, ele não é detalhado nos orçamentos, sendo introduzido nos preços dos serviços, juntamente com os tributos. O BDI é aplicado aos custos para definir o valor da obra (ou preço global, como se conhece na administração pública).

  • C. Certo
  • E. Errado

O edifício do Ministério da Educação e Saúde (1937/43 – Rio de Janeiro) é o símbolo mais impactante da arquitetura moderna no Brasil e a primeira aplicação, em escala monumental, das idéias de Le Corbusier.

Considere as afirmações sobre o edifício:

I. A rigorosa disciplina plástica aplicada a cada componente e a concisão dos meios formais utilizados é exemplo da subordinação da composição ao detalhe.

II. O bloco de 14 andares se levanta no meio do terreno, sobre pilotis de 10 m de altura, tendo como base, em uma das extremidades, uma ala baixa, transversal, ocupada, de um lado, por um auditório e, de outro, por um salão de exposição de arte.

III. Fugindo da habitual aglomeração de prédios maciços, alinhados à calçada, o terreno em volta do edifício oferece uma ampla margem de espaço livre, utilizado com o objetivo racional e prático de banhar o edifício de luz, de ar e de sol, o que proporciona um ambiente adequado à monumentalidade do projeto.

É correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

O Pavilhão Brasileiro da Feira de Nova York (Lúcio Costa e Oscar Niemayer, 1939), atraiu a atenção mundial sobre a obra dos arquitetos brasileiros que, naquela época, tinham poucas obras completas para mostrar.

No que concerne ao edifício, considere:

I. Com suas linhas leves e graciosas, unindo o exterior e o interior em volumes inesperados e criando uma riqueza de perspectivas em todos os níveis, este pavilhão se destacou inesperadamente, em meio à confusão indiscriminada de estilos.

II. O térreo livre libera a topografia original do terreno, reforçando o impacto do bloco superior de exposições apoiado sobre pilotis.

III. Foi uma construção temporária e, apesar do emprego de uma estrutura rígida, a construção tinha extraordinária flexibilidade.

É correto o que consta em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são

I. predominância da arquitetura urbana;

II. importância fundamental dos edifícios públicos;

 III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.

 É correto o que consta em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, apenas.

Os mecanismos de trocas de térmicas secas são

  • A.

    convecção, radiação e evaporação.

  • B.

    convecção, precipitação e condução.

  • C.

    vaporização, radiação e condução.

  • D.

    convecção, radiação e condução.

  • E.

    condensação, radiação e evaporação.

Quanto à conveniência de ventilação em clima quente e seco, as aberturas devem ser

  • A.

    de tamanho grande.

  • B.

    de tamanho pequeno.

  • C.

    muito ventiladas e envidraçadas.

  • D.

    colocadas na parte inferior das paredes dos ambientes.

  • E.

    colocadas na parte superior das paredes dos ambientes.

O brise-soleil (quebra-sol), idealizado por Le Corbusier no projeto de urbanização de Argel (1930-1934), teve a sua aplicação prática e definição final feita pelos arquitetos brasileiros, que, com estudos do movimento do sol nas várias estações e nas diversas latitudes, estabeleceram regras conforme a orientação das fachadas. A respeito do brise-soleil, quando utilizados no território brasileiro, analise:

 I. é desnecessário na face norte.

II. é útil principalmente no verão, quando o sol está relativamente baixo no horizonte, penetrando profundamente nas dependências.

 III. no verão, a lógica impõe o uso de brises horizontais na face norte e verticais na face oeste.

 É correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Do projeto de Lúcio Costa para os edifícios no Parque Eduardo Guinle (Rio de Janeiro, 1948/54), foram construídos três dos seis edifícios propostos. Procurando manter a integridade do parque e respeitar a implantação em forma de anfiteatro, proposta pelo paisagista francês Cochet, optou por dispor dois dos três edifícios (Bristol e Caledônia) segundo uma orientação desfavorável, nascente/poente.

Dessa implantação singular resultou:

I. fachadas norte e leste protegidas alternadamente por brises e cobogós;

II. clara transição em relação à cidade feita pelo edifício Nova Cintra junto à entrada do parque;

III. fachada sul do edifício Nova Cintra completamente envidraçada.

É correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II e III, apenas.

O conceito acústico denominado coeficiente de vivacidade

  • A.

    é o quociente som reverberado/som refletido.

  • B.

    terá um valor baixo quando um auditório for exageradamente comprido.

  • C.

    terá valor zero, quando o auditório for mais largo do que comprido.

  • D.

    é o quociente som direto/som reverberado.

  • E.

    terá um valor elevado quando um auditório for exageradamente comprido.

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