Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do planejamento e orçamento da obra, julgue os itens subseqüentes.
Os preços de obras de engenharia são compostos basicamente pelo custos diretos — que são aqueles relacionados aos serviços produzidos diretamente no canteiro de obra, relativos aos custos de materiais e da mão-de-obra primária (operária) necessária à realização dos serviços da obra —, pelos custos indiretos — aqueles relacionados à estrutura necessária para a administração e gerenciamento do empreendimento e para manutenção da empresa construtora —, pelos tributos — inerentes a qualquer atividade produtiva — e, em alguns casos, pelo lucro (ou benefício) — que é o valor financeiro que se almeja receber pela execução da obra.
Acerca do planejamento e orçamento da obra, julgue os itens subseqüentes.
O benefício de despesas indiretas (BDI) é uma das etapas de definição dos preços globais dos empreendimentos de engenharia. Sua composição é variável e, comumente, ele não é detalhado nos orçamentos, sendo introduzido nos preços dos serviços, juntamente com os tributos. O BDI é aplicado aos custos para definir o valor da obra (ou preço global, como se conhece na administração pública).
O edifício do Ministério da Educação e Saúde (1937/43 – Rio de Janeiro) é o símbolo mais impactante da arquitetura moderna no Brasil e a primeira aplicação, em escala monumental, das idéias de Le Corbusier.
Considere as afirmações sobre o edifício:
I
. A rigorosa disciplina plástica aplicada a cada componente e a concisão dos meios formais utilizados é exemplo da subordinação da composição ao detalhe.II
. O bloco de 14 andares se levanta no meio do terreno, sobre pilotis de 10 m de altura, tendo como base, em uma das extremidades, uma ala baixa, transversal, ocupada, de um lado, por um auditório e, de outro, por um salão de exposição de arte.III
. Fugindo da habitual aglomeração de prédios maciços, alinhados à calçada, o terreno em volta do edifício oferece uma ampla margem de espaço livre, utilizado com o objetivo racional e prático de banhar o edifício de luz, de ar e de sol, o que proporciona um ambiente adequado à monumentalidade do projeto.É correto o que consta em
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
O Pavilhão Brasileiro da Feira de Nova York (Lúcio Costa e Oscar Niemayer, 1939), atraiu a atenção mundial sobre a obra dos arquitetos brasileiros que, naquela época, tinham poucas obras completas para mostrar.
No que concerne ao edifício, considere:
I
. Com suas linhas leves e graciosas, unindo o exterior e o interior em volumes inesperados e criando uma riqueza de perspectivas em todos os níveis, este pavilhão se destacou inesperadamente, em meio à confusão indiscriminada de estilos.II
. O térreo livre libera a topografia original do terreno, reforçando o impacto do bloco superior de exposições apoiado sobre pilotis.III
. Foi uma construção temporária e, apesar do emprego de uma estrutura rígida, a construção tinha extraordinária flexibilidade.É correto o que consta em
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são
I. predominância da arquitetura urbana;
II. importância fundamental dos edifícios públicos;
III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.
É correto o que consta em
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
Os mecanismos de trocas de térmicas secas são
convecção, radiação e evaporação.
convecção, precipitação e condução.
vaporização, radiação e condução.
convecção, radiação e condução.
condensação, radiação e evaporação.
Quanto à conveniência de ventilação em clima quente e seco, as aberturas devem ser
de tamanho grande.
de tamanho pequeno.
muito ventiladas e envidraçadas.
colocadas na parte inferior das paredes dos ambientes.
colocadas na parte superior das paredes dos ambientes.
O brise-soleil (quebra-sol), idealizado por Le Corbusier no projeto de urbanização de Argel (1930-1934), teve a sua aplicação prática e definição final feita pelos arquitetos brasileiros, que, com estudos do movimento do sol nas várias estações e nas diversas latitudes, estabeleceram regras conforme a orientação das fachadas. A respeito do brise-soleil, quando utilizados no território brasileiro, analise:
I. é desnecessário na face norte.
II. é útil principalmente no verão, quando o sol está relativamente baixo no horizonte, penetrando profundamente nas dependências.
III. no verão, a lógica impõe o uso de brises horizontais na face norte e verticais na face oeste.
É correto o que consta em
I, II e III.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
Do projeto de Lúcio Costa para os edifícios no Parque Eduardo Guinle (Rio de Janeiro, 1948/54), foram construídos três dos seis edifícios propostos. Procurando manter a integridade do parque e respeitar a implantação em forma de anfiteatro, proposta pelo paisagista francês Cochet, optou por dispor dois dos três edifícios (Bristol e Caledônia) segundo uma orientação desfavorável, nascente/poente.
Dessa implantação singular resultou:
I
. fachadas norte e leste protegidas alternadamente por brises e cobogós;II
. clara transição em relação à cidade feita pelo edifício Nova Cintra junto à entrada do parque;III
. fachada sul do edifício Nova Cintra completamente envidraçada.É correto o que consta em
I, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
O conceito acústico denominado coeficiente de vivacidade
é o quociente som reverberado/som refletido.
terá um valor baixo quando um auditório for exageradamente comprido.
terá valor zero, quando o auditório for mais largo do que comprido.
é o quociente som direto/som reverberado.
terá um valor elevado quando um auditório for exageradamente comprido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...