Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A adequação das condições térmicas do edifício deve considerar como e quando este será utilizado. Altos níveis de utilização dos espaços internos podem gerar elevado índice de calor, mesmo em regiões de clima frio. Existem técnicas que podem garantir a qualidade ambiental térmica do espaço. Assinale a opção correta referente aos aspectos do controle ambiental térmico da edificação.
Nos procedimentos de avaliação de ganho térmico do edifício, a iluminação elétrica não é fator a ser considerado, pois não agrega calor ao ambiente.
A energia metabólica das pessoas, na ocupação dos ambientes, pode contribuir substancialmente na quantidade de energia gerada no espaço interno do edifício.
Os computadores, por possuírem um sistema de ventilação interna, mesmo instalados em grande quantidade em um laboratório de informática, não contribuem para o aquecimento do espaço. D
Fatores como forma e tipo da construção do edifício não influenciam diretamente nas cargas térmicas do espaço interno da edificação.
A iluminação natural dos ambientes pode representar ganhos significativos na redução do uso da energia artificial. Conseqüentemente, a orientação do edifício, as aberturas e a dimensão dos espaços internos proporcionais a essas aberturas são aspectos importantes do projeto de arquitetura. Assinale a opção correta referente aos aspectos do controle ambiental luminoso da edificação.
Do ponto de vista da iluminação natural, os raios ultravioleta são considerados fontes de luz diurna.
O entorno se comporta, geralmente, como fonte de luz. A luz refletida pelo terreno que rodeia o edifício, ou oriunda de outras superfícies exteriores, é um dado importante para o projeto de iluminação natural.
Em um recinto com iluminação lateral, a iluminância é baixa próximo às janelas e aumenta rapidamente à medida que se distancia das paredes externas.
A iluminação lateral oferece maior uniformidade e iluminação média sobre a área de trabalho do que a iluminação feita zenitalmente.
Os efeitos do clima podem afetar o desempenho térmico do edifício. O clima equatorial úmido, predominante na região Norte brasileira, faz que o projeto de arquitetura considere estratégias que garantam condições adequadas de temperatura, ventilação e umidade relativa do ar necessárias para o conforto humano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O projeto de arquitetura para a referida região deve prever a retenção da umidade interna nos ambientes, diminuindo, dessa forma, a temperatura interna do edifício.
Quando a orientação das faces com aberturas exteriores for norte ou sul, o projeto deve prever grandes aberturas protegidas, no nível do corpo humano.
Nas regiões de clima quente e úmido, a distribuição, a orientação e a forma dos edifícios e suas aberturas devem ter maior exposição ao Sol, para aumentar o ganho de calor e manter o controle da umidade interna do edifício.
Os edifícios devem estar localizados muito próximos uns dos outros, para se protegerem da radiação solar.
É recomendável que o sistema de entrada e saída de ar (ventilação cruzada) seja controlado para evitar os excessos de vento ou de frio. Assinale a opção correta referente a ventilação e aeração.
Nas regiões de clima quente, deve-se evitar a colocação de janelas na direção dos ventos dominantes, evitando, assim, a entrada de ar quente.
Uma grande abertura para a entrada de ar aumenta a velocidade e a concentração do ar. Uma abertura de saída muito pequena provoca a perda de velocidade, e o ar se dispersa.
As aberturas para a entrada de ar devem ser altas e as saídas devem estar na parte baixa das paredes.
Nos ambientes de ensino, o dimensionamento recomendado deve proporcionar volume de ar equivalente a 4 m3/aluno, no mínimo.
Com relação à situação descrita no texto anterior, julgue os itens a seguir.
Considere-se que, para otimizar o conforto térmico da habitação mostrada na figura I, seja proposto um colchão de ar. Nessa situação, devem-se tomar as seguintes providências: a cumeeira das telhas de fibrocimento deverá ser do tipo ventilada; acima do forro de ripas, deverá ser aplicado um material de baixa condutividade de calor; e, nos beirais inferiores, deverão ser incluídas entradas de ar, que permitam a renovação de ar pelo efeito chaminé.
Com relação à situação descrita no texto anterior, julgue os itens a seguir.
Considere-se que a janela do quarto B, mostrado na figura III, tenha 1 m de altura e deva ser composta de 4 folhas com a mesma medida: duas fixas e sem ventilação e duas de correr. Nesse caso, é correto afirmar que o quarto B atende à norma, que exige uma abertura de 1/10 da área do piso para garantir uma ventilação adequada.
Com relação ao tema apresentado no texto, julgue os próximos itens.
Os auditórios em forma de leque normalmente apresentam problemas para espetáculos de música devido à falta de reflexões acústicas laterais.
Com relação ao tema apresentado no texto, julgue os próximos itens.
As melhores salas para espetáculos musicais são as retangulares, estreitas e longas, com forro razoavelmente alto e paredes paralelas.
Com base nas figuras I e II apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.
O banheiro mostrado na figura 1 não possui ventilação.
Considere que uma edificação com 12.000 m² de área, planejada para abrigar um órgão público, apresenta, entre outras, as características a seguir.
► Os subsolos para garagem, em dois níveis iguais, somam uma área de 5.000,00 m².
► Os dois pavimentos-tipo são ocupados com escritórios.
► A área do térreo em pilotis abriga um auditório com capacidade para 250 espectadores (300 m²), um foyer (150 m²), uma recepção (50 m²), uma caixa de escada, um espaço para a prumada de elevadores e um depósito que somam 100 m². O restante da projeção do pilotis ficou livre, sem vedações.
► O auditório, de planta trapezoidal, é semi-enterrado com um desnível de 1,00 m em direção ao palco.
► O pavimento de cobertura, que ocupa metade da área do pavimento-tipo, localiza-se no nível + 9,60. Os três níveis abaixo dessa cota, incluindo-se aí o pilotis, têm medidas de piso-a-piso idênticas.
► A outra metade do nível + 9,60 foi tratada de modo a receber um terraço aberto.
► A garagem está situada nos níveis – 3,00 m e – 6,00 m, considerando-se a cota de soleira com ± 0,00 no pilotis.
► O edifício tem 4 elevadores: dois para público e um de serviço, que atendem a todos os níveis; e um exclusivo para a diretoria, que liga o segundo pavimento (nível + 6,40) ao primeiro subsolo.
Em relação às características do edifício mencionado, julgue os itens a seguir.
Considere-se que o teto do auditório disponha de placas acústicas. Nesse caso, cada uma dessas placas apresenta um ângulo em relação ao palco que, definido a partir de determinadas propriedades físicas das ondas sonoras, varia em função da distância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...