Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma visão clássica, programa arquitetônico é a relação ou a listagem de espaços, cômodos, elementos, recintos ou compartimentos a serem previstos em determinado projeto de arquitetura. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I Durante o processo de elaboração do programa arquitetônico, cabe ao arquiteto aplicar uma classificação e uma hierarquização sistemática dos itens enumerados, para produzir uma listagem de elementos efetivamente relevantes.
II A análise programática pode ser compreendida como a fase em que o arquiteto inicia o processo criativo, ao promover esforços para compreender as expectativas, as aspirações e as necessidades dos usuários.
III São modalidades de apresentação dos requisitos programáticos a listagem textual de compartimentos, a matriz de elementos e relações e o organograma.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
É correto afirmar que o partido arquitetônico
pode ser interpretado como uma etapa do processo de projetação, que deve ser representada por meio de croquis, esboços, desenhos etc.
é o conjunto de diretrizes gerais adotadas no projeto arquitetônico, expressas, em linhas genéricas e globalizantes, pela concepção formal da obra a ser construída.
cria, juntamente com as condições físicas, bioclimáticas, técnicas e legais associadas ao entorno do lote ou da gleba de intervenção, o programa arquitetônico.
é resultante das etapas prévias de estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo.
não contempla apenas o conceito da proposta arquitetônica, mas principalmente a representação gráfica dessa concepção.
No que diz respeito à comunicação e à sinalização relacionadas à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, é correto afirmar que
as formas de comunicação e a sinalização podem ser de três tipos: visual, tátil e sonora.
a sinalização utilizada em áreas e espaços cuja função já esteja definida, identificando os diferentes espaços ou os elementos de um ambiente ou de uma edificação, denomina-se direcional.
a sinalização temporária é aquela utilizada para indicar as rotas de fuga e as saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano, ou para alertar quanto a um perigo iminente.
a adoção de caracteres em relevo, Braille ou figuras em relevo ocorre na sinalização do tipo visual.
a comunicação por meio da sinalização tátil é aquela realizada com textos ou figuras.
Vicente Del Rio (1990), no livro Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento, afirma que diversas metodologias de desenho urbano produzem diferentes dimensões de análise da cidade, resultando em compreensões diversas do espaço urbano. As distintas posições conceituais promovem a identificação de diferentes facetas das problemáticas analisadas que, por sua vez, solicitarão ao designer posturas variadas quanto ao desenvolvimento dos caminhos possíveis para a elaboração das propostas de intervenções. Tendo por base o pressuposto a respeito das dimensões morfológicas aplicadas ao desenho urbano, assinale a alternativa correta.
A dimensão topoceptiva considera as características configurativas dos espaços incidentes na restrição ou na promoção de encontros (encontrabilidade).
A característica configuracional dos espaços para a noção de localização dos indivíduos, em termos de orientação e identificação, denomina-se copresença.
Bioclimatismo ou dimensão bioclimática é aquela que observa as características configuracionais que incidem no conforto físico dos indivíduos, a considerar aspectos de temperatura e umidade (higrotermia), som (acústica), luz (luminosidade) e qualidade do ar.
A observação das características configurativas dos lugares incidentes em sua eficiência para realização de atividades pragmáticas está no âmbito da dimensão econômico-financeira.
Custos de produção (gênese, implantação) e utilização (manutenção, substituição) são observados na dimensão funcional.
O Palácio de Cristal na Inglaterra, projeto de Joseph Paxton para a Grande Exposição Universal de 1851, em Londres, é descrito por Jonathan Glancey, no livro A história da arquitetura, como um dos edifícios mais radicais e importantes de todos os tempos; foi talvez o Parthenon da Revolução Industrial. O edifício foi projetado para ser erguido com a máxima rapidez possível por trabalhadores semi-habilitados. Foi a primeira construção pré-fabricada de grande escala com materiais modernos do mundo. Apontava para uma nova maneira de construir, livre do estilo e dos materiais que dominaram a arquitetura desde a antiga Mesopotâmia até a Inglaterra do século XIX. A respeito desse edifício, assinale a alternativa correta.
A arquitetura do palácio baseou-se nos princípios do racionalismo e do historicismo.
A edificação tem características da arquitetura high-tech.
A arquitetura do palácio apresenta características de panóptico.
A concepção do palácio favoreceu o que posteriormente viria a ser conhecido como industrialização e racionalização das construções.
Devido ao uso da modulação, é considerado o primeiro projeto desde o período Clássico a se basear na Teoria das Proporções.
A respeito da racionalização nas construções e de seu correspondente desempenho para o custo, assinale a alternativa correta.
O que distingue a arquitetura erudita da vernacular é que, na primeira, há evidente preocupação com o uso racional das formas e materiais de construção, o que não acontece na segunda.
Quanto menor o índice de compacidade, menores serão os custos de construção e as perdas e os ganhos térmicos indesejáveis, o que tenderá a diminuir os custos de manutenção e o uso de edifícios.
O índice de compacidade é um importante indicador associado à racionalização e ao custo das construções, sendo calculado pelo quociente entre o perímetro das paredes exteriores (em planta) do projeto e o perímetro de um círculo de área igual à área do projeto.
Quanto mais recortada for uma planta, melhor o índice de compacidade e maior a racionalização na obra.
O III Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, realizado em Bruxelas, em 1930, teve por foco a análise de métodos construtivos racionais.
Em relação à venda de parcela de loteamento ou desmembramento, assinale a alternativa incorreta.
É vedado vender ou prometer vender parcela de loteamento ou desmembramento não registrado.
Verificado que o loteamento ou o desmembramento não se acha registrado ou regularmente executado ou notificado pela prefeitura municipal, ou pelo Distrito Federal quando for o caso, deverá o adquirente do lote suspender o pagamento das prestações restantes e notificar o loteador para suprir a falta.
Nas desapropriações, serão considerados como loteados ou loteáveis, para fins de indenização, os terrenos ainda não vendidos ou compromissados, objeto de loteamento ou desmembramento não registrado.
A prefeitura municipal, ou o Distrito Federal quando for o caso, se desatendida pelo loteador a notificação, poderá regularizar loteamento ou desmembramento não autorizado ou executado sem observância das determinações do ato administrativo de licença, para evitar lesão aos seus padrões de desenvolvimento urbano e na defesa dos direitos dos adquirentes de lotes.
Regularizado o loteamento ou o desmembramento pela prefeitura municipal, ou pelo Distrito Federal quando for o caso, o adquirente do lote, comprovando o depósito de todas as prestações do preço avençado, poderá obter o registro de propriedade do lote adquirido, valendo, para tanto, o compromisso de venda e compra devidamente firmado.
O projeto de instalações prediais é entendido como a determinação e a representação prévias dos atributos funcionais, formais e técnicos das instalações prediais da edificação. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Automação predial, sonorização e refrigeração fazem parte do projeto de instalações elétricas.
Elevadores, montacargas, escadas e tapetes rolantes, tendo em vista a demanda por carga elétrica, fazem parte das instalações elétricas.
Ar comprimido, vácuo, oxigênio e gás combustível são detalhados nos projetos de instalações hidráulicas e sanitárias.
Água quente, água fria, esgotos sanitários, captação e escoamento de águas pluviais e bombas de sucção e recalque de águas fazem parte dos projetos de instalações hidráulicas e sanitárias.
Telefonia, alarmes e automação predial inserem-se nas instalações elétricas.
O termo correto para o trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado que conecta os ambientes externos (estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, rampas etc.) ou internos (corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores etc.) de espaços e edificações, e que pode ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência, é
rota acessível.
rota de fuga.
passeio.
orla de proteção.
guia de balizamento.
Assinale a alternativa correta vinculada ao dimensionamento e às medidas associadas à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Entende-se por módulo de referência a projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa quando utilize cadeira de rodas.
As medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento são: para rotação de 90° = 1,00 m x 1,00 m; para rotação de 180° = 1,00 m x 1,20 m; e para rotação de 360° = diâmetro de 1,20 m.
Considera-se como altura das superfícies de trabalho ou mesas (dimensão referencial para alcance manual de uma pessoa sentada em cadeira de rodas) um valor entre 0,60 m a 0,75 m.
As superfícies de trabalho necessitam de altura livre de, no mínimo, 0,58 m entre o piso e a sua parte inferior, e altura de 0,60 m a 0,75 m entre o piso e a sua superfície superior.
A altura recomendada para o posicionamento de maçanetas em portas é de 0,60 m (mínimo) e de 1,20 m (máximo).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...