Questões de Arquitetura do ano 2011

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Na instalação de esgoto de um banheiro, detectou-se um problema na tubulação que liga o lavatório ao ralo sifonado. Logo, esse problema está ocorrendo em um(a)

  • A.

    ramal de esgoto

  • B.

    ramal de descarga

  • C.

    coletor predial

  • D.

    subcoletor

  • E.

    tubulação de alívio

  • A.

    captação da água de chuva

  • B.

    entrada dos ventos dominantes

  • C.

    insolação no período da tarde no verão

  • D.

    preservação do manguezal do entorno

  • E.

    visibilidade da baía de Guanabara

  • A.

    Charles Eames, Philippe Starck, Zanine Caldas

  • B.

    Eero Saarinen, Oscar Niemeyer, Mies Van der Rohe

  • C.

    Sergio Rodrigues, Arne Jacobsen, Paulo Mendes

  • D.

    Philippe Starck, Mies Van der Rohe, Eero Saarinen

  • E.

    Arne Jacobsen, Charles Eames, Sergio Rodrigues

Observe os aspectos listados abaixo.

I - As particularidades do ecossistema da região do projeto.

II - As características funcionais do suporte físico do solo e subsolo.

III - Os elementos climáticos e microclimáticos da área.

IV - O nível de ruído das diversas fontes sonoras existentes no local.

V - Os padrões culturais vigentes em outros países, assim como os de suas ocupações antrópicas.

Para a solução paisagística de um espaço livre, como, por exemplo, uma praça, a fim de se obter um resultado final de alta qualidade, são aspectos a serem considerados os apresentados em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

A diferença de nível entre a superfície do terreno e a geratriz superior externa do coletor, no projeto de rede coletora de esgoto sanitário, é denominada

  • A.

    recobrimento

  • B.

    profundidade

  • C.

    sifão invertido

  • D.

    passagem forçada

  • E.

    terminal de limpeza

Na arquitetura, a cor pode ser utilizada como ferramenta de comunicação visual. Quando aplicada como fator de segurança, o sistema de aplicação de cores funcionais, para reduzir os riscos de acidentes e acelerar o uso de dispositivos de socorro, tem que

  • A.

    fugir de ser padronizado e reconhecido universalmente.

  • B.

    evitar cores que chamem a atenção.

  • C.

    utilizar preferencialmente o verde nas identificações.

  • D.

    desconsiderar as associações de cores reconhecidas.

  • E.

    empregar signos simbólicos/pictogramas em combinação com as cores.

Sabendo-se que, no orçamento da obra, do valor destinado aos equipamentos, 20% se referem à manutenção, o custo, em reais, referente aos equipamentos, excluindo-se a manutenção, é

  • A.

    700,00

  • B.

    2.800,00

  • C.

    3.500,00

  • D.

    5.600,00

  • E.

    7.000,00

Considerando-se que os materiais tiveram um reajuste de 40% nos serviços S1 e S3 e que a mão de obra dos serviços S2 e S4 foi contratada com 30% de desconto, a curva ABC (em ordem crescente de custos) dos serviços passa a ser

  • A.

    S1, S2, S3 e S4

  • B.

    S1, S2, S4 e S3

  • C.

    S1, S3, S2 e S4

  • D.

    S2, S1, S3 e S4

  • E.

    S2, S1, S4 e S3

As diferentes etapas do projeto de um sistema de sinalização para edifício corporativo, ordenadas metodologicamente, compreendem a sequência

  • A.

    coleta de dados em campo; levantamento das necessidades; contato com fornecedores

  • B.

    organização e definição das informações; implantação e supervisão; design e produção

  • C.

    design e produção; organização e definição das informações; contato com fornecedores

  • D.

    levantamento das necessidades; coleta de dados em campo; organização e definição das informações

  • E.

    contato com fornecedores; design e produção; organização e definição das informações

Burle Marx, principal referência nos estudos de paisagismo no Brasil, entende o jardim como um projeto proposto com elementos naturais, referenciados nas “leis que orientam os problemas artísticos”. Segundo o paisagista, ao pensar na solução de um jardim, é necessário que o arquiteto considere os seguintes elementos artísticos:

  • A.

    contraste, textura, relação entre volumes, harmonia e oposição de cores

  • B.

    especificação botânica, insolação, uniformidade, textura, cores complementares

  • C.

    rugosidade, relação entre volumes, harmonia, especificação botânica, contraste

  • D.

    variação da altura das espécies, textura, insolação, cores complementares

  • E.

    insolação, harmonia, variação da altura das espécies, especificação botânica

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