Questões de Arquitetura do ano 2012

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Marco Vitrúvio Polião, em “De Architetura Libri Decem” (Os dez livros da arquitetura), declara em seu primeiro livro: “A ciência do arquiteto é ornada por muitos conhecimentos e saberes variados, pelos critérios da qual são julgadas todas as obras das demais artes.” Para Vitrúvio, a ciência do arquiteto nasce da

  • A. prática.
  • B.

    teoria.

  • C.

    matemática.

  • D.

    prática e da matemática.

  • E.

    ática e da teoria.

Françoise Choay, em “A alegoria do patrimônio”, esclarece que na França, em 1837, foi criada a primeira Comissão dos Monumentos Históricos, onde foram estabelecidas as três grandes categorias de monumentos históricos, constituídas pelos remanescentes da Antiguidade, os edifícios religiosos da Idade Média e alguns castelos, sendo que essas categorias provinham da arqueologia e da história da arquitetura erudita. Em relação ao domínio patrimonial, atualmente, afirma-se que:

I. Abrange edifícios individuais.

II. Compreende os aglomerados de casas e bairros.

III. Abrange aldeias.

IV. Compreende cidades inteiras.

V. Abrange conjuntos de cidades.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I, II e IV.

  • C.

    Apenas I, III e IV.

  • D.

    Apenas II, IV e V.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

As argamassas são utilizadas em múltiplas aplicações nas construções. Assentamento de tijolos, blocos de cerâmica ou concreto, revestimentos. Seu endurecimento é acompanhado por uma diminuição de volume, quer devido à perda de água evaporável, quer devido às reações de hidratação. Mesmo após a secagem, nota-se variações dimensionais em função do grau higrométrico do ambiente. Tal fenômeno é chamado de:

  • A.

    retração.

  • B.

    encunhamento.

  • C.

    tração.

  • D.

    compressão.

Para uma parede de alvenaria que receberá revestimento cerâmico, as etapas de revestimento argamassa do que antecedem a aplicação dos azulejos chamam-se:

  • A.

    chapisco, emboço e massa única.

  • B.

    chapisco e emboço.

  • C.

    emboço e reboco.

  • D.

    chapisco, emboço e reboco.

Em relação ao projeto e execução de fundações definidas pela NBR 6122, o elemento de fundação profunda, cilíndrico, em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de operário. Pode ser executado com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou concreto, chama-se:

  • A.

    Estaca

  • B.

    Radier

  • C.

    Tubulão

  • D.

    Sapata corrida

  • A.

    V, V, V.

  • B.

    F, V, V.

  • C.

    F, V, F.

  • D.

    V, V, F.

A relação entre a área total do terreno a área na qual não é permitido edificar ou revestir o solo com material que impeça ou dificulte absorção das águas de chuva, conforme disposições da Lei de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo do Município de Paranaguá-PR, chama-se:

  • A.

    Taxa de permeabilidade.

  • B.

    Índice Verde.

  • C.

    Área verde.

  • D.

    Coeficiente de Aproveitamento.

Em se tratando de desenho arquitetônico, a espessura, forma e continuidade do traço/linha servem para representar graficamente uma estrutura. Marque a opção ERRADA:

  • A. Linha fina - Pena 0,2 (ou 0,3). Usada para representar os elementos em vista.
  • B. Traço interrompido - Representa um elemento de desenho "invisível" (ou seja, que esteja além do plano de corte).
  • C. Traço-ponto - Usado para indicar eixos de simetria ou linhas indicativas de planos de corte.
  • D. Linha grossa - Pena 0.6 (ou 0,7). Usada para representar elementos que deverão ser destacados (ex: paineis).

Marque a opção que lista apenas materiais que tradicionalmente são utilizados no desenho instrumentado:

  • A. Prancha de desenho, régua T, escalímetro.
  • B. Canetas nanquim, mata-gato, mouse.
  • C. Compasso, esquadro, ploter.
  • D. Gabarito, curva francesa, AUTOCAD.

Marque a opção que define CORRETAMENTE um Estudo Preliminar:

  • A. Corresponde ao conjunto de desenhos que é encaminhado aos órgãos públicos de fiscalização de edifícios. Por este motivo, possui algumas regras próprias de apresentação, variando de cidade em cidade. Costuma-se trabalhar nas mesmas escalas do anteprojeto.
  • B. Envolve a análise das várias condicionantes do projeto, normalmente materializa-se em uma série de croquis e esboços que não precisam necessariamente seguir as regras tradicionais do desenho arquitetônico. É um desenho mais livre, constituído por um traço sem a rigidez dos desenhos típicos das etapas posteriores.
  • C. Corresponde à confecção dos desenhos que são encaminhados à obra, sendo, portanto, a mais trabalhada. Devem ser desenhados todos os detalhes do edifício, com um nível de complexidade adequado à realização da construção.
  • D. Corresponde ao conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço.
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