Questões de Arquitetura do ano 2012

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Estabelece a ligação entre as prioridades de longo prazo e a Lei Orçamentária Anual:

  • A.

    Lei Orçamentária Geral.

  • B.

    Diretrizes Orçamentárias.

  • C.

    Plano Plurianual.

  • D.

    Orçamento Público.

  • E.

    Plano de Gastos Públicos.

Há uma série de mecanismos que podem gerar umidade nos materiais de construção, sendo os mais importantes relacionados com a absorção de água, tais como:

I. condensação capilar.

II. fluxo profundo.

III. gotejamento.

IV. osmose.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A obra do arquiteto holandês Rem Kolhaas representa uma das mais importantes correntes internacionais da arquitetura contemporânea e tem sido objeto de várias interpretações teóricas como a que segue: "A tarefa que Kolhaas se impõe é mostrarnos quais são os resultados formais quando se perde o respeito pelas linguagens e normas convencionais e se atende tão só às autênticas forças que modelam o mundo moderno: tecnologia e economia.”

Considerando os princípios contidos em sua obra, acima ilustrada, e no pensamento mencionado, verifica-se que seu trabalho

I. é deliberadamente não utópico: pretende operar conscientemente dentro dos limites das condições predominantes, sem o sofrimento, as contradições ou qualquer outro tipo de narcisismo, que só servem para justificar certas falhas internas.

II. apoia-se no princípio que a arquitetura não seja global, universal, mas ligada a determinadas condições do lugar.

III. apoia-se no princípio que a indeterminação dos arranha-céus sugere que na metrópole não há correspondência entre funções específicas e lugares precisos.

IV. é positivo frente à modernização, porém, crítico com o modernismo entendido como movimento artístico.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I e IV.

Observe abaixo imagens de três projetos da dupla de arquitetos suíços Herzog & De Meuron.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

  • A.

    fazer arquitetura implica construir, dar vida aos materiais que adquirem no construído seu mais autêntico modo de ser, sua natureza.

  • B.

    o programa é tratado como uma categoria que propicia a construção de edifícios imprecisos e abertos, flexíveis.

  • C.

    os arquitetos governam sua obra desde o plano horizontal, ou seja, a planta ainda é a protagonista do processo projetual.

  • D.

    há um predomínio dos elementos híbridos aos puros, dos ambíguos aos articulados, dos irregulares e equívocos aos diretos e claros.

  • E.

    há um esforço de produção sem contaminação alguma, nem do lugar nem da função, nem dos sistemas construtivos.

Observe abaixo desenhos e imagens da Midiateca de Sendai (1995-2000), Japão, uma das mais importantes obras do arquiteto Toyo Ito.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, trata-se de

  • A.

    uma atmosfera dinâmica, lugar do fluir do mundo eletrônico sem maior correlação com a natureza.

  • B.

    uma arquitetura feita à medida, “fechada”, para um programa específico que inclui galeria de arte, biblioteca, centro de imagem audiovisual.

  • C.

    um “hardware” arquitetônico contemporâneo com clara separação entre programa, circulação e infraestrutura.

  • D.

    substituição dos tradicionais pilares por tubos em forma de árvores com exclusiva função estrutural.

  • E.

    uma proposta simples e conceitual que consiste em três elementos: “placa”, “tubo” e “pele”.

Observe abaixo desenhos e imagens do Teatro Cultura Artística (1942-43), São Paulo, SP, do arquiteto Rino Levi.

Considerando a obra ilustrada, o contexto em que ela estava inserida e a cultura técnica e artística de seu autor, constata-se que:

I. a sala principal desenvolve o tema das paredes, pisos e teto em curvatura paraboloide, com o objetivo de melhor difusão do som.

II. se trata de arquiteto do “grande traço”, cujo trabalho também se legitima em um discurso exterior à arquitetura, das artes plásticas, nesse caso.

III. à época, não havia recursos técnicos suficientes para o desenvolvimento de uma sala de concertos com excelência em acústica.

IV. aproveitando o desnível da parte superior da plateia, o foyer, no primeiro pavimento, torna-se um posto de observação da cidade.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Observe abaixo desenhos e imagens de três projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

 

 

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se

I. a importância da natureza, do território e da memória urbana.

II. o poder transformador da técnica.

III. que a arquitetura é modificadora do espaço e da paisagem.

IV. o elogio da representação no lugar da realização.

É correto o que consta em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I e IV, apenas.

“Não-lugar” é um fenômeno muito discutido na arquitetura contemporânea e pode ser qualificado como espaços da supermodernidade e do anonimato, definidos pela superabundância e pelo excesso. Considere os espaços abaixo, em que este conceito está presente com mais frequência:

I. escolas e palácios de governos.

II. grandes centros comercias e hotéis.

III. aviões e autopistas.

IV. igrejas e residências.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II e III.

Considere:

Nos levantamentos planialtimétricos, as convenções acima representam:

  • A.

    talude.

  • B.

    curvas de nível.

  • C.

    escada.

  • D.

    lagoa.

  • E.

    brejo.

Observe abaixo plantas de três projetos de unidades escolares elaboradas para a Fundação para Desenvolvimento Escolar.

Com relação à coordenação modular e dimensional, constata-se que o módulo adotado é

  • A.

    0,90 m.

  • B.

    0,80 m.

  • C.

    1,00 m.

  • D.

    1,20 m.

  • E.

    1,25 m.

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