Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Do mesmo modo que os edifícios são caracterizados por paredes, pisos e tetos, nos projetos de paisagismo, os espaços livres também são caracterizados morfologicamente pelos planos horizontais e verticais, por paredes, pisos e tetos. Relativamente à arquitetura de paisagismo, julgue o item seguinte.
Quando se trata de espaços livres, os planos paredes e tetos são formados por elementos naturais, tais como as encostas dos morros, os arvoredos, os arbustos. Os planos horizontais, pisos, são constituídos por diferentes tipos de pavimentos, incluindo gramas, e até por superfícies de água e céu, formando horizontes.
Considerando que um aeroporto de porte médio comporte, segundo a INFRAERO, cinco milhões de passageiros por ano, julgue os itens seguintes.
O corredor de conexão das áreas de embarque e desembarque desse aeroporto poderá ser unificado em um único elemento que realize as duas funções.
Considerando que um aeroporto de porte médio comporte, segundo a INFRAERO, cinco milhões de passageiros por ano, julgue os itens seguintes.
Nas salas de espera do embarque, deve constar assentos para todos os passageiros que irão embarcar.
Finalizado o desenho em AutoCAD, para exportar o projeto em PDF, deve-se clicar em
impressão > plotar > impressora / plotadora > PDF > tamanho do papel > o que plotar > janela > seleciona desenho > visualizar > ok > salvar em > nomear > salvar.
impressão > plotar > impressora / plotadora / publish to web PDF > tamanho do papel > o que plotar > janela > seleciona desenho > visualizar > ok > imprimir > ok.
menu > enviar > transmissão eletrônica > criar transmissão > selecionar arquivo > ok > salvar em > nomear > salvar.
impressão > plotar > impressora / plotadora > PDF > tamanho do papel > o que plotar > janela > seleciona desenho > visualizar > ok > imprimir > ok.
salvar como > outros formatos > arquivos tipos > nomear > salvar.
Em clima quente e úmido, algumas decisões podem ser tomadas quanto ao partido arquitetônico das edificações:
a variação da temperatura noturna não é tão significativa, mas suficiente para provocar alívio térmico, por isso a ventilação noturna é dispensável.
as construções devem ter uma inércia grande , pois isso facilita a retirada do calor interno armazenado durante o dia, beneficiando o resfriamento da construção quando a temperatura externa é mais agradável que a interna.
deve-se prever nas construções uma inércia de média a leve, com elementos isolantes nos vedos, para impedir que grande parte do calor da radiação solar recebida por esses atravesse a construção e gere excesso de calor interno.
a cobertura deve receber o mesmo tratamento dos vedos, portanto ser de material com inércia grande e com elementos isolantes, cuja função é amenizar o calor que atravessa as telhas.
a variação da temperatura é significativa, deve-se considerar a amplitude térmica média para orientar o dimensionamento das aberturas, considerando a radiação solar direta e indireta, bem como a direção predominante de ventos.
No estudo da iluminação natural de um ambiente, é necessário considerar todas as fontes que contribuem para que ela ocorra.
Entre outros fatores, as condições de conforto lumínico estão relacionadas à quantidade e à distribuição de luz natural, que, por sua vez, estão relacionadas à(ao)cor externa da superfície de apoio da janela
transmitância das superfícies internas
entorno natural
coeficiente de reflexão da obstrução externa
uso da luz direta do sol sobre o plano de trabalho
A figura acima mostra a troca de calor através de paredes translúcidas. Nesse caso, está correto afirmar que:
A intensidade do fluxo térmico que atravessa uma parede translúcida deve incorporar a parcela que penetra por transparência.
A parcela de trocas de calor por diferença de temperatura representa ganho quando a temperatura externa é menor que a temperatura interna.
A troca de calor independe do fator solar do vidro.
A intensidade do fluxo térmico incidente é totalmente transmitida.
A maior parte da radiação solar incidente é refletida.
Tendo o texto acima como base e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O antigo MESP apresenta solução de bom desempenho no que se refere à programação de seus usos e atividades, que demandam grande flexibilidade dos ambientes e facilidade de circulação.
A iluminação de um ambiente objetiva a visibilidade, segurança e orientação dos seus usuários. Com o tempo de uso, devido ao desgaste e acúmulo de poeira nas luminárias, haverá uma perda ou diminuição da iluminância. Como meio de prevenção recomenda-se
utilizar na concepção os fatores determinantes de iluminação adequada combinando a idade, a velocidade e precisão e a refletância de fundo da tarefa, com peso referencial +1 para obter o valor correto de iluminância.
orientar os usuários quanto à limpeza periódica das luminárias, ou a substituição das lâmpadas ainda que não estejam queimadas, evitando que o acúmulo de poeira provoque diminuição da iluminância.
utilizar luminárias de embutir, com aletas metálicas que controlem o ofuscamento e refletores parabólicos que limitem a angulação do facho luminoso potencializando a iluminância.
orientar o uso de iluminação adicional, como meio de suprir eventuais perdas de iluminância, especialmente para tarefas visuais difíceis.
utilizar na concepção o fator de depreciação (fd), que eleva o número de luminárias evitando que com o desgaste, o nível de iluminância atinja valores abaixo do recomendado.
Para garantir condições satisfatórias de iluminação artificial, em interiores, são apresentados três valores de iluminância artificial para cada tipo de local ou atividade a ser realizada. Com relação aos critérios de escolha desses valores, é correto utilizar o valor
mais alto nos casos em que as tarefas que exigem maior acuidade visual são executadas ocasionalmente, e as refletâncias e contrastes são bastante altos.
mais baixo em situações em que a rapidez e a precisão na execução das tarefas são muito relevantes e o desempenho de alta produtividade for uma constante.
intermediário nos casos em que as tarefas se apresentam com refletâncias e contrastes bastante baixos, e a capacidade visual do observador for determinante para o desempenho das atividades.
intermediário nos casos em que as tarefas que exigem reconhecer os erros são de difícil correção e o trabalho visual for crítico por exigir uma capacidade visual acima da média.
mais alto nas condições de trabalho em que se exige alta produtividade, precisão no desempenho das tarefas e o trabalho visual é crítico por exigir grande acuidade visual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...