Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O método dos lúmens, que consiste num dos modos para se determinar o número de luminárias para produzir determinado iluminamento, se desenvolve em etapas. A etapa que se relaciona às dimensões do recinto, comprimento, largura e altura de montagem da luminária em relação ao plano de trabalho, de acordo com o tipo de iluminação denomina‐se
seleção de iluminância.
determinação do coeficiente de utilização.
definição do fator de depreciação.
determinação do índice local.
demarcação do índice do fluxo luminoso total.
ampliação da acessibilidade em uma política de mobilidade urbana pode ser estudada de forma isolada, para a garantia do processo de humanização das cidades e do acesso aos seus equipamentos públicos.
definição de acessibilidade como sendo a facilidade em distância, tempo e custo de se alcançar, com autonomia, os destinos desejados na cidade significa que a velocidade para automóveis deve ser ampliada em vias expressas.
adequação das redes às necessidades de deslocamento das pessoas em termos de abrangência, quantidade e qualidade, além do aumento de incentivos para aquisição de automóveis (ex. redução de IPI), são duas dimensões que devem ser agregadas ao conceito de acessibilidade.
medidas de ampliação da acessibilidade física nos transportes devem sempre cuidar para que não gerem, em seu lugar, outros tipos de barreira, principalmente a econômica, causada pela elevação descontrolada dos custos de implantação ou de operação, no caso específico do transporte coletivo urbano.
localização e a distribuição das atividades, dos equipamentos públicos e do desenho urbano, tendo como objetivo facilitar as viagens motorizadas, ampliando o número de vagas para automóveis para reforçar novas centralidades, são pontos importantes quando se repensa a própria cidade.
Com base na figura acima apresentada, julgue os itens subsequentes.
O dia 22 de junho corresponde ao solstício de inverno; 22 de dezembro, ao solstício de verão; e 22 de agosto, ao equinócio.
Com base na figura acima, que mostra o esquema de um sistema de aquecimento solar de água instalado no hemisfério sul, e considerando que, nesse esquema, os números estão na sequência do fluxo da água, julgue os itens subsequentes.
A melhor orientação para o coletor solar (placas coletoras indicadas pelo número 5 na figura), demonstrada pela seta indicada na parte inferior da figura em apreço, é sul, pois propicia a coleta da energia solar tanto no período da manhã quanto da tarde.
Com base na figura acima, que mostra o esquema de um sistema de aquecimento solar de água instalado no hemisfério sul, e considerando que, nesse esquema, os números estão na sequência do fluxo da água, julgue os itens subsequentes.
O número 6 representa o fluxo da água quente que se desloca do reservatório térmico à placa coletora.
Julgue os seguintes itens, relativos a instalações de águas pluviais e de ar condicionado.
Nos sistemas de ar condicionado central, a água é resfriada no fan coil instalado na casa de máquinas, de onde segue para os andares por meio de dutos isolados termicamente.
Assinale a alternativa incorreta:
Uma determinada combinação entre umidade e temperatura, que a maioria das pessoas aceita sem maior problema, é denominada zona de conforto.
Alguns materiais mais ou menos translúcidos, como o vidro, são capazes de deixar a radiação solar atravessá-los, permitindo que alcance piso e paredes, mas impedem, por sua constituição, o sentido contrário, de volta à calota, da radiação na faixa do infravermelho, gerada pela absorção da radiação solar, retendo o calor no ambiente. É o princípio do efeito estufa.
O efeito chaminé pode ser definido por um deslocamento de massas de ar circundantes, com temperatura mais baixa, para ocupar o lugar do ar quente que sobe. Esse ar fresco que substituiu o ar que subiu pela chaminé vai sendo aquecido até que, por sua vez, vai também ascendendo, provocando, assim, um ciclo contínuo de movimentação do ar.
O efeito Venturi pode ser percebido em muitas situações comuns, como passagens estreitas sob construções altas (pilotis, por exemplo) ou nas proximidades de aberturas de saída do ar pequenas, localizadas em ambientes que possuam amplas aberturas de entrada do vento.
As janelas baixas propiciam uma maior profundidade na distribuição da luz natural, em função da relação entre a altura do piso e o limite superior da janela e também melhoram um pouco a uniformidade, pelo fato de se diminuir os níveis de iluminância mais próximos a abertura, e por aumentar a reflexão interna das paredes, uma vez que a luz é levada mais para o fundo do ambiente.
Visando maior aproveitamento dos ventos predominantes de uma determinada implantação, o que garantiria, neste caso, um maior conforto ambiental para o edifício, é válida a seguinte observação:
Quando telas protetoras contra insetos forem utilizadas, as aberturas deverão ser dimensionadas de tal maneira que as áreas das janelas sejam reduzidas segundo a direção e a velocidade do vento incidente.
A abertura de entrada de ar deverá estar alocada na zona de baixa pressão (fachada protegida do vento), enquanto a de saída se situará na zona de alta pressão (fachada que sofre a incidência do vento).
O sistema de ventilação deverá ter necessariamente uma abertura de entrada de ar e uma de saída.
A ventilação mais adequada é aquela na qual o fluxo de ar penetra na habitação pela área de serviço, saindo pelo espaço de estar e dormitórios.
Quanto menor for o ângulo entre o plano de abertura de entrada de ar e a direção do vento, maior será o conforto.
São grandezas fotométricas relativas à Iluminação natural:
Contraste, Fluxo Luminoso e Temperatura de Cor.
Luminância, Contraste e Fluxo Energético.
Iluminância, Luminância e Temperatura de Cor.
Luminância, Contraste e Fluxo Luminoso.
Iluminância, Luminância e Contraste.
o Esquema 1 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes, enquanto o Esquema 2 resulta em proteção da radiação solar, com prejuízo da ventilação natural.
o Esquema 1 resulta em proteção da radiação solar, sem prejuízo da ventilação natural, enquanto o Esquema 2 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes.
o Esquema 1 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes, enquanto o Esquema 2 resulta em proteção da radiação solar, sem prejuízo da ventilação natural.
o Esquema 1 resulta em proteção da radiação solar, com prejuízo da ventilação natural, enquanto o Esquema 2 resulta em superaquecimento nas manhãs e tardes.
os Esquemas 1 e 2 resultam em proteção da radiação solar, porém o Esquema 2 apresenta prejuízo da ventilação natural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...