Questões de Arquitetura do ano 2013

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Segundo dados de 2011 da EMPLASA, a demanda hídrica global no Estado de São Paulo atinge 417,26 m³/s. É correto afirmar que

  • A. 32% atendem às demandas do sistema urbanos de abastecimento, 30% ao abastecimento industrial de fontes próprias e 37% à irrigação.
  • B. 36% atendem às demandas dos sistemas urbanos de abastecimento, 12% ao abastecimento industrial de fontes próprias e 41% à irrigação.
  • C. 12% atendem às demandas dos sistemas urbanos de abastecimento, 30% ao abastecimento industrial de fontes próprias e 57% à irrigação.
  • D. 32% atendem às demandas dos sistemas urbanos de abastecimento, 50% ao abastecimento industrial de fontes próprias e 17% à irrigação.
  • E. 82% atendem às demandas dos sistemas urbanos de abastecimento, 20% ao abastecimento industrial de fontes próprias e 17% à irrigação.

Permanece, desde a década de 1920, como forte referência para as pesquisas de antropologia urbana, a chamada

  • A. Escola de Estocolmo.
  • B. Escola de Veneza.
  • C. Escola Inglesa.
  • D. Escola de Chicago.
  • E. Escola de Birmingham.

No estado de São Paulo, a disponibilidade hídrica superficial distribui-se de maneira bastante desigual entre as diversas UGRHIs (Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos). As UGRHIs classificadas como industrializadas – cinco no total – localizam-se na região sudeste do Estado, onde cerca de 90% do total de habitantes vivem em áreas urbanas. Quanto à disponibilidade hídrica, está correto afirmar que

  • A. as UGRHIs industrializadas possuem taxas altas de tratamento de esgoto, quando comparadas às demais.
  • B. a UGRHI 02 – Paraíba do Sul, é classificada na categoria de alta criticidade.
  • C. as UGRHIs 05 – Piracicaba, Capivari e Jundiaí e 10 – Tietê/Sorocaba estão classificadas na categoria crítica.
  • D. a UGRHI 06 – Alto Tietê, é classificada na categoria menos crítica, por apresentar a menor demanda em relação à vazão mínima.
  • E. a UGRHI 07 – Baixada Santista, é classificada na categoria mais crítica, por apresentar a maior demanda em relação à vazão mínima.

Juan L. Mascaro, em “A Forma urbana e seus Custos”, leva em conta os custos de infra-estrutura urbana, do edifício e da energia gasta para a manutenção. Conclui que valores de densidades em torno de 350 a 420 hab/ha favorecem a existência de cidades mais econômicas. Pode-se afirmar que

  • A. a qualidade ambiental depende exclusivamente da densidade populacional e da economia urbana.
  • B. a densidade de população urbana é determinante na qualidade ambiental da cidade.
  • C. a qualidade ambiental é inversamente proporcional às densidades da população urbana.
  • D. a densidade de população urbana deve ser proporcional à infra-estrutura instalada para garantir uma boa qualidade ambiental.
  • E. a qualidade ambiental é proporcional às densidades da população urbana, independentemente da infra-estrutura instalada.

O Conselho de Autoridade Portuária – CAP – por meio do Regulamento de Exploração do Porto de Santos, estabelece os princípios gerais e condições de funcionamento e exploração do porto. O regulamento define “cais preferencial” como sendo aquele

  • A. provido de aparelhagem especial para movimentação de mercadorias ou servido por instalações especiais de armazenamento, bem como aquele que a Companhia Docas do Estado de São Paulo, mediante aprovação prévia na CETESB, julgar conveniente para agilizar as operações portuárias.
  • B. provido de aparelhagem especial para movimentação de mercadorias ou servido por instalações especiais de armazenamento, bem como aquele que a Administração do Porto julgar indispensável para, em caráter temporário, agilizar as operações portuárias.
  • C. com melhor acesso à movimentação de mercadorias, bem como aquele para o qual a Administração do Porto obteve licença da CETESB.
  • D. prioritário para movimentação de mercadorias com alto risco poluente.
  • E. servido por instalações especiais de armazenamento, bem como aquele que a CETESB julgar com qualidade ambiental favorável.

O Rodoanel Mario Covas (SP-21) é um empreendimento urbano que tem a função de desviar e distribuir o tráfego de passagem para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP. Pela legislação atual, os grandes empreendimentos, como o citado,

  • A. têm sempre a obrigatoriedade de desenvolver o EIA-RIMA.
  • B. têm a obrigatoriedade de desenvolver o EIA-RIMA somente com a concordância do Governo Estadual.
  • C. podem ser dispensados de desenvolver o EIA-RIMA caso haja convênio entre as três instâncias de governo.
  • D. têm, em princípio, a obrigatoriedade de desenvolver um EIA-RIMA, uma vez que sua implementação ocorrerá em mais de um município, salvo haja convênio entre os municípios.
  • E. podem vir a ter a obrigatoriedade de desenvolver um EIA-RIMA conforme resultado da primeira audiência pública.

Em uma cidade média formada por “mares de morros”, observa- se um modelo de urbanização de alta densidade que impermeabiliza o solo nos topos dos morros e meias encostas sem controle urbanístico. As áreas baixas e várzeas são objeto de um intenso controle urbanístico e ambiental por se tratar de uma unidade de conservação. Entretanto, não há fiscalização. Essas áreas baixas foram ocupadas informalmente por uma população de baixa renda, que representa 25% da população urbana.

Assinale a alternativa mais adequada para um projeto de reurbanização por parte do Poder Público com menor custo social e econômico, prevendo um longo período de amortecimento dos investimentos.

  • A. Imediata remoção da população com programa de conscientização ambiental.
  • B. Regularização fundiária das áreas baixas sem dispêndio de recursos com infra-estrutura.
  • C. Remoção de toda a população da cidade e implantação de um plano urbanístico que leve em conta a população existente e seu respectivo crescimento vegetativo.
  • D. Regulamentação urbanística nas áreas altas e de meia encosta, favorecendo a permeabilidade de solo em conjunto com regularização fundiária e urbanística das áreas baixas e realocação da população em área de risco.
  • E. Regulamentação urbanística nas áreas altas e de meia encosta, favorecendo a permeabilidade de solo em conjunto com remoção de toda a população em área de risco e construção de conjunto habitacional em área de expansão urbana.

No projeto de uma residência, um corredor medido em planta tem 9 cm de comprimento, enquanto já no detalhe da fossa, ela mede 4,8cm de largura. Sabendo que as medidas reais destes elementos são 4,50m e 1,2m, verifique em que escala eles foram desenhados respectivamente.

  • A.

    1:5 e 1:10.

  • B.

    1:10 e 1:20.

  • C.

    1:25 e 1:50.

  • D.

    1:50 e 1:25.

  • E.

    1:50 e 1:75.

As embalagens de um determinado piso cerâmico, cujas dimensões são 40 x 40 cm, indicam que podem ser empilhados, quando estocadas, além da caixa inferior no máximo quatro caixas acima. A espessura de cada peça é de 12,5mm e cada caixa contém oito peças. Desprezando o peso da caixa, qual a quantidade máxima de peças que uma determinada peça pode suportar sobre ela, sabendo que seu peso específico é de 1500 kgf/m³?

  • A.

    5

  • B.

    8

  • C.

    12

  • D.

    39

  • E.

    40

Utilizando os dados da questão 33, verifique quantas caixas completas pode transportar um elevador de obra cuja capacidade de transporte é de 400 kgf.

  • A.

    8.

  • B.

    12,5.

  • C.

    15.

  • D.

    16.

  • E.

    40.

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