Questões de Arquitetura do ano 2015

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O projeto de um auditório de 300 lugares requer um cuidado especial na escolha dos revestimentos. Para que esse espaço tenha uma boa acústica, é correto especificar para o teto:

  • A. material reflexivo nas proximidades do palco e absorvente no fundo da plateia.
  • B. material absorvente nas proximidades do palco e reflexivo no fundo da plateia.
  • C. material reflexivo nas proximidades do palco e isolante no fundo da plateia.
  • D. material absorvente em todo o teto.
  • E. material reflexivo em todo o teto.

A execução de pisos intertravados, de elementos pré-moldados de concreto, é feita sobre camadas, conforme o desenho a seguir.

A identificação correta da sequência dessas camadas (a, b, c, d) respectivamente é:

  • A. subleito, base, sub-base e areia de assentamento.
  • B. sub-base, base, subleito e areia de assentamento.
  • C. sub-base, subleito, base e areia de assentamento.
  • D. subleito, sub-base, base e areia de assentamento.
  • E. areia de assentamento, sub-base, base e subleito.

Considere o caso específico de um projeto de edifício público, localizado na Ilha do Fundão, que tenha uma de suas fachadas envidraçada e orientada para Sul. Do ponto de vista do conforto ambiental, essa fachada:

  • A. dispensa brises horizontais e demanda brises verticais.
  • B. dispensa brises verticais e demanda brises horizontais.
  • C. demanda brises verticais e horizontais móveis.
  • D. dispensa brises verticais e horizontais.
  • E. demanda brises verticais e horizontais fixos.

Ao especificar materiais em um Projeto de Arquitetura, é importante que o arquiteto concilie as propriedades químicas dos materiais a serem adotados com a manutenção que será feita no ambiente. Assim, em um ambiente sujeito à lavagem e higienização constantes com produtos clorados, NÃO é recomendada a utilização de:

  • A. materiais com base epóxica.
  • B. materiais com base cimentícia.
  • C. cerâmica estrudada.
  • D. poliureia.
  • E. porcelanato.

Considere as afirmativas a seguir sobre o comando XREF (Referência Externa) do programa AutoCAD:

I. A referência externa é um recurso do Auto- CAD que permite a criação de arquivos-base que poderão ser utilizados em diversos arquivos do Projeto.

II. Quando um desenho é inserido como um XREF, ele mantém o vínculo com o arquivo de origem e é atualizado sempre que o desenho original for alterado.

III. A utilização de XREFs aumenta consideravelmente o tamanho dos arquivos em que eles são inseridos. IV. O XREF inserido em um desenho aparece como um objeto único, como um bloco. Porém, diferente de um bloco, um XREF não pode ser explodido.

Pode-se afirmar que:

  • A. II e IV são falsas.
  • B. II e III são verdadeiras.
  • C. III e IV são falsas.
  • D. I, II, III e IV são verdadeiras.
  • E. I, II e IV são verdadeiras.

Ao se desenvolver um desenho de Arquitetura no model space do programa AutoCAD, foi definida a altura de 1.0 para todos os textos do desenho. No paper space, desenhou-se uma prancha e nela foi aberta uma viewport onde o desenho foi representado na escala 1/100. Caso se quisesse representar esse desenho na escala 1/50, nessa mesma prancha, mantendo a proporção entre os elementos do desenho, a altura dos textos:

  • A. deveria ser alterada para 2.0 no paper space.
  • B. deveria ser alterada para 0.5 no paper space.
  • C. deveria ser alterada para 0.5 no model space.
  • D. deveria ser alterada para 2.0 no model space.
  • E. não precisaria ser alterada.

Todo objeto criado no AutoCAD pode ser precisamente unido a outro por um ponto específico, determinado pelo usuário e preestabelecido pelo AutoCAD. Para que isso ocorra, é necessário estar configurada e ativada a opção:

  • A. Snap.
  • B. Object Snap.
  • C. Grid.
  • D. UCS.
  • E. Ortho.

O comando do AutoCAD que permite esticar, encolher ou mover partes selecionadas de um grupo de objetos chama-se:

  • A. Extend.
  • B. Stretch.
  • C. Lengthen.
  • D. Move.
  • E. Array.

No concurso para a sede do Ministério de Educação e Saúde -MES, o júri selecionou, em 1935, três projetos para a segunda etapa do concurso, com a seguinte classificação, segundo seus pseudônimos: 1º Prêmio: Pax, de Archimedes Memória; 2o Prêmio: Minerva, de Rafael Galvão e Mário Fertin; 3o Prêmio: Alfa, de Gérson Pompeu Pinheiro. Enumere cada projeto segundo sua classificação com suas respectivas características arquitetônicas:

( ) ortodoxia racionalista;

( ) Beaux-Arts, com características Art Déco;

( ) monumentalidade clássica com preceitos modernos.

A sequência correta é:

  • A. 1º , 2º , 3º;
  • B. 2º , 1º , 3º;
  • C. 2º , 3º , 1º;
  • D. 3º , 1º , 2º;
  • E. 3º , 2º , 1º.

O arquiteto que se destacou no novo milênio por extrair da tradição japonesa um fio condutor de natureza tecnológica: o estudo das características dos materiais – papel, madeira e bambu; e a subordinação voluntária da liberdade projetual a esse processo, é:

  • A. Arata Isogaki;
  • B. Shigeru Ban;
  • C. Shuhei Endo;
  • D. Tadao Ando;
  • E. Toyo Ito.
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