Questões de Arquitetura do ano 2015

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Relacione os cinco preceitos da arquitetura moderna:

1. Planta Livre;

 2. Terraço Jardim;

3. Pilotis;

 4. Estrutura Independente;

5. Fachada Livre, com as definições correspondentes abaixo discriminadas:

( ) separação entre as funções portantes e as partes portadas;

( ) membrana que separa o interior do exterior, sem função portante obrigatória;

( ) ossatura autônoma, que tem contato com o solo somente em alguns pontos;

( ) cobertura de concreto armado, com superfícies horizontais,

( ) separações verticais, que não precisam ser superpostas a cada andar.

A sequência correta é:

  • A. 1, 3, 4, 5 e 2;
  • B. 1, 5, 4, 3 e 2;
  • C. 3 ,4, 2, 1 e 5;
  • D. 4, 2, 1, 3 e 5;
  • E. 4, 5, 3, 2 e 1.

Uma das tendências formais que, a partir da década de 1990, se inicia para o paisagismo brasileiro é o Neomodernismo, que tem com uma de suas características:

  • A. o emprego de monocromia nos desenhos de pavimentação;
  • B. a utilização das topiárias e bordaduras;
  • C. a ênfase no uso de vegetação tropical;
  • D. a ruptura com as premissas modernistas;
  • E. a referência a estilos e formas do passado.

A Carta de Veneza, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, estabelece que a Conservação dos Monumentos:

  • A. exige manutenção periódica de médio prazo;
  • B. é favorecida por sua destinação a uma função, seja ela útil ou não à sociedade;
  • C. permite que a destinação altere a disposição do edifício para fins de modificação de uso;
  • D. implica a preservação de uma ambiência em sua escala;
  • E. assegura a retirada de elementos de escultura integrantes do monumento, por serem meramente decorativos.

Em 1981, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e o Comitê Internacional de Jardins e Sítios Históricos – ICOMOS/IFLA decidiram elaborar uma Carta relativa à proteção dos jardins históricos, visando complementar a Carta de Veneza, que se denominou:

  • A. Carta de Burra;
  • B. Carta de Florença;
  • C. Carta de Washington;
  • D. Carta de Lausanne;
  • E. Carta de Nara.

A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa – École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.

Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado

  • A. Barroco.
  • B. Classicismo.
  • C. Neoclassicismo.
  • D. Ecletismo.
  • E. Renascimento.

A obra de Debret é uma referência para os estudos da arquitetura brasileira ligadas à corrente neocolonial. Os principais irradiadores dessa corrente para as arquiteturas paulista e carioca foram, respectivamente,

  • A. José Mariano Filho e Alexandre Albuquerque.
  • B. Ricardo Severo e Ramos de Azevedo.
  • C. Ricardo Severo e Ramos de Azevedo.
  • D. José Wasth Rodrigues e José Mariano Filho.
  • E. José Wasth Rodrigues e Alexandre Albuquerque.

A figura a seguir apresenta a fachada do Santuário de Congonhas, onde se pode observar o Adro dos Profetas, obra de Aleijadinho.

Essas estátuas formam uma série de pináculos que proporciona uma quebra de monotonia, devido principalmente

  • A. à disposição das estátuas.
  • B. à assimetria das estátuas.
  • C. ao tamanho das estátuas.
  • D. à quantidade de estátuas.
  • E. à paridade das estátuas.

A História permite o entendimento das razões que levaram o homem a adotar determinadas práticas. As intervenções humanas no meio em que vivem podem ser observadas desde a era paleolítica. A esse respeito, relacione as características do paisagismo aos locais em que foram praticadas.

1. Jardins mais voltado para as construções e percursos públicos, sem uso de simetria, onde se cultivavam, além de flores, legumes e trigo.

2. Grande número de estátuas, água e vegetação controladas e implantadas de forma planejada, representando a sabedoria humana e as possibilidades de domínio sobre a natureza por uma sociedade cada vez mais antropocêntrica.

3. Jardins como uma identificação do paraíso, emprego da cerâmica e do azulejo e utilização de plantas que produziam um colorido e aromas agradáveis, como alfazema, roseiras, e jasmins.

( ) Espanha no período da invasão moura.

( ) Grécia Antiga.

( ) Roma no período imperial.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 3 – 2 – 1
  • B. 3 – 1 – 2
  • C. 2 – 3 – 1
  • D. 2 – 1 – 3
  • E. 1 – 2 – 3

A identificação dos diversos estilos de jardins é fundamental para evitar que se cometam erros por ocasião da implantação de um projeto paisagístico. Sobre o estilo dos jardins, analise as afirmativas a seguir.

I. No jardim tropical procura-se recriar a exuberância da flora tropical; para promover a integração entre os diversos “verdes” um gramado é quase essencial.

II. No jardim desértico procura-se reproduzir uma paisagem árida em que pedras e areia servem de pano de fundo para espécies suculentas e arbustos de troncos retorcidos.

III. No jardim contemporâneo brasileiro são privilegiados os espaços sinuosos, criando recantos e caminhos por meio de espécies de vegetação nativa.

Assinale:

  • A. se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B. se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • C. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

O arquiteto, professor e teórico argentino Ramón Gutierrez, ao criticar a produção arquitetônica nos países latino-americanos que busca, através de representações “historicistas”, identidade com o passado, com um momento histórico ou com uma expressão formal, prescindindo do lugar e do contexto onde se deu originalmente, refere-se ao estilo:

  • A. moderno.
  • B. pós-moderno.
  • C. deconstrutivista.
  • D. high-tech.
  • E. barroco.
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