Questões de Arquitetura do ano 2017

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O conceito de Desenho Universal foi criado nos EUA em 1963, inicialmente denominado “Desenho livre de barreiras”; passou a considerar a diversidade humana, de forma a respeitar as diferenças existentes entre as pessoas e garantir a acessibilidade a todos os componentes do ambiente. Os projetos que se utilizam desse conceito devem seguir 7 princípios orientadores. Assinale a alternativa que descreve de forma correta o princípio dado.

  • A. Equiparação nas possibilidades de uso  permite a utilização do espaço, de forma idêntica, por pessoas com diferentes capacidades ou ainda por qualquer grupo de utilizadores.
  • B. Flexibilidade no uso  atende a pessoas com diferentes habilidades, no entanto com semelhantes preferências, sendo adaptável a uma variedade de usos.
  • C. Uso simples e intuitivo permite que o espaço seja facilmente compreendido por qualquer usuário, independente de sua experiência, conhecimento, habilidade de linguagem ou nível de concentração.
  • D. Dimensão e espaço para uso e interação  providencia tamanho e espaço para aproximação, alcance, manipulação e uso confortável, para dimensões padrão do corpo humano, e variedades na postura ou mobilidade do utilizador.

O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22.

A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:

  • A. art déco;
  • B. art nouveau;
  • C. neocolonial;
  • D. marajoara;
  • E. neogrego.

O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.

Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

  • A. Obra do Berço: Oscar Niemeyer;
  • B. Torre do Shopping Rio Sul: Ulysses Burlamaqui e Alexandre Chan;
  • C. Escola Edmundo Bittencourt: Conjunto “Pedregulho” - Affonso Reidy;
  • D. Palácio Gustavo Capanema: equipe liderada por Lucio Costa;
  • E. Associação Brasileira de Imprensa: Irmãos Roberto.

Com o desenvolvimento da economia colonial, a arquitetura religiosa passou, no século XVII, a apresentar melhor qualidade técnica e formal. Nesse período, uma das principais características arquitetônicas dos templos consistia no emprego de:

  • A. janelas de grandes vãos;
  • B. pavimentos de pé-direito alto;
  • C. pequenas proporções de paramento branco;
  • D. pilastras e cunhais bem demarcados;
  • E. plantas de nave ortogonal.

Apresentam, respectivamente, maior e menor porcentagem de reflexibilidade de radiação solar:

  • A. madeira clara e prata brilhante.
  • B. pintura cinza e cal.
  • C. ardósia e ferro galvanizado oxidado.
  • D. pintura verde clara e cobre brilhante.
  • E. tijolo de argila vermelho e mármore branco.

A iluminação zenital é a porção de luz natural produzida pela luz que entra através dos fechamentos superiores dos espaços internos. Relacione as numerações da figura abaixo com os respectivos tipos de iluminação zenital:

  • A. 1-Domo; 2-Shed; 3-Mansarda; 4-Claraboia
  • B. 1-Mansarda; 2-Claraboia; 3-Shed; 4-Domo
  • C. 1-Mansarda; 2-Claraboia; 3-Shed; 4-Domo
  • D. 1-Claraboia; 2-Mansarda; 3-Domo; 4-Shed

A Fotometria é a parte da Física Aplicada que considera os efeitos que a luz produz sobre os corpos e sua percepção pelo olho humano. As grandezas fotométricas aplicadas ao estudo da iluminação natural são:

  • A. Índice de reprodução de cor, Radiação e Temperatura de cor.
  • B. Intensidade luminosa, Fluxo energético e Radiação.
  • C. Luminância, Iluminância e Contraste.
  • D. Radiação, Intensidade luminosa e Fluxo luminoso.

A iluminação zenital é uma estratégia de iluminação natural que se utiliza de aberturas localizadas no plano da cobertura como ponto de admissão da luz diurna para o interior de ambientes. A respeito dessa estratégia de iluminação, analise as afirmativas.

I - Possibilita maior aproveitamento da luz natural quando comparada a aberturas localizadas nas paredes das edificações, uma vez que é dificilmente obstruída por elementos exteriores como edifícios vizinhos, indivíduos arbóreos e muros.

II - Deve ser utilizada com cautela em regiões de clima quente, já que permite entrada de radiação direta nos ambientes e impede a ventilação natural.

III - Os Sheds são exemplos desse tipo de estratégia e são caracterizados por uma abertura horizontal ou inclinada no topo de um fosso com paredes reflexivas.

IV - Algumas aberturas zenitais possibilitam a ocorrência de ventilação por meio do “efeito chaminé” que consiste da saída do ar mais quente pelas aberturas localizadas no teto e consequente entrada do ar mais frio pelas aberturas localizadas mais próximas do piso.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A iluminação eficiente de um ambiente deve tomar por base o desempenho visual requerido para a realização de uma determinada tarefa. Quando se trata de iluminação artificial, tal eficiência depende não somente da escolha correta de lâmpadas, mas também da especificação de um Sistema de iluminação que permita o máximo desempenho das mesmas. A coluna da esquerda apresenta Sistemas de iluminação artificial e a da direita, a descrição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 3, 4
  • B. 1, 2, 3, 4
  • C. 3, 2, 4, 1
  • D. 3, 1, 4, 2

A luz age de forma vital sobre todas as ações do homem e permite que se tenha percepção das cores pela sensibilização dos componentes dos olhos. Sobre a teoria da cor para arquitetura, analise as afirmativas.

I - Cores quentes afastam as superfícies e são mais relaxantes e calmantes, ideais para ambientes pequenos.

II - Cores frias aproximam as superfícies, são mais enérgicas e ideais para grandes ambientes ou para encurtar corredores.

III - Tons de preto, branco e cinza transmitem sofisticação, mas também podem tornar-se impessoais e transmitir autoritarismo e frieza.

IV - Combinações de cores complementares podem criar combinações vivas e vibrantes, cheias de energia devido ao uso de cores contrastantes.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. III, apenas.
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