Questões de Arquitetura do ano 2017

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As redes de infraestrutura urbana se constituem de sistemas técnicos que, sobretudo a partir do século XIX, se consagraram como soluções de atendimento a populações das cidades, articulando densidade, simultaneidade, qualidade e quantidade. Dentre vários sistemas urbanos operantes em rede, os sistemas de água e esgoto representam partes imprescindíveis da urbanização com salubridade e eficiência econômica. Com base nas características destas duas redes, é correto afirmar que

  • A. A rede de água e seu sistema têm fluxo que funciona no sentido do domicílio atendido para uma estação central, bombeadora, adutora e distribuidora.
  • B. A rede de esgoto e seu sistema têm fluxo que funciona no sentido de uma ou mais estações centrais, de tratamento, para as respectivas ligações domiciliares.
  • C. A implantação de estações de tratamento de água potável observa a topografia do sítio e é feita em torno das menores cotas no arruamento.
  • D. A implantação de estações de tratamento de esgoto sanitário observa a topografia do sítio e é feita em torno das menores cotas no arruamento.

Sobre o pré-dimensionamento de sistema viário urbano, tendo em mente eficiência funcional e redução de custos, é correto afirmar o seguinte:

  • A. faixas de rolamento em que haja previsão de tráfego de veículo de grande porte devem possuir largura de 4,20 m.
  • B. raios de entroncamento para cruzamentos viários com previsão de tráfego de veículos leves podem ser de 6,0 m.
  • C. as faixas de estacionamento urbanas coincidem, em largura, com as faixas de acostamento da malha rodoviária, tendo largura recomendada de 3,00 m.
  • D. raios de curvatura, no caso de geometria de sistema viário urbano, devem ter dimensões iniciais, mínimas, a partir de 60 m.

A relação entre Urbanismo e Paisagismo é uma importante ferramenta de análise, planejamento e projeto na área de Arquitetura e disciplinas afins. Observe a figura a seguir e, considerando esta relação, marque a alternativa correta quanto à vegetação enquanto elemento urbanístico.

  • A. o posicionamento de mobiliário urbano em relação à vegetação é um problema urbanístico secundário, porque as normas de acessibilidade indicam que pessoas deficientes podem ter dificuldades de legibilidade e trânsito no espaço público.
  • B. a regulação da posição entre vegetação e mobiliário urbano na figura indica afastamento para que as espécies arbóreas de pequeno porte não interfiram, ao mesmo tempo, na rede elétrica aérea e não atinjam a grande altura dos refletores de logradouro.
  • C. o afastamento indicado na figura objetiva garantir largura suficiente para faixa elevada de travessia de pedestres; resguardo da largura da faixa tátil de pavimento do passeio; alargamento da faixa de serviço para fluxo de infraestrutura no passeio.
  • D. a figura ilustra recomendação para resguardar a nutrição das árvores, manter sombreamento perto do contínuo no passeio, evitar interferência no cone de luz dos refletores e alinhar os canteiros e pontos de aplicação de árvores e postes no passeio.

Em clima tropical quente-úmido, como no Estado do Pará, a aplicação de princípios de Arquitetura e Urbanismo bioclimáticos, em atenção a princípios do Conforto Ambiental, tem especial relevância. Sobre o tema específico do conforto térmico e da ventilação na região, marque a alternativa correta.

  • A. Aberturas devem evitar o quadrante Oeste, com dimensões significativas, procurando, contudo, produzir e favorecer ventilação cruzada, com aberturas e alturas frente a frente.
  • B. Estruturas em concreto costumam ter maior rapidez na dissipação de calor do que estruturas em madeira-de-lei, razão pela qual, tecnicamente, resultam mais adequadas para clima quente-úmido.
  • C. Beirais de coberturas devem ser dimensionados como anteparos à insolação direta, no horário até as 13 h, quando há maior incidência de raios ultravioleta na radiação solar e maior carga térmica.
  • D. As esquadrias de uma edificação devem ser controladas em suas dimensões para evitar excessivo ataque direto de insolação e permitir fluxo interno de correntes de ar, simultaneamente.

A seguir podem ser vistas imagens de plantas baixas de pavimentos da Ville Savoye, casa que Le Corbusier projetou em Poissy, nos arredores de Paris, na França, em 1929. Ícone do Modernismo Arquitetônico, o edifício tem aspectos inovadores em diversas frentes. Consulte as imagens e, com base no edifício em questão, marque a alternativa correta.



  • A. As plantas baixas em questão refletem o estilo funcional de Arquitetura, onde a elegância e a limpeza das linhas refletem um projeto limpo, racional, que articulava a genialidade de Le Corbusier ao Modulor, seu projeto de uma sociedade, e uma cidade, de reconciliação entre homem, objetos e natureza.
  • B. O plano da Ville Savoye pode ser visto como influente até os dias de hoje, uma vez que sua solução de pilares metálicos delgados, preenchidos com concreto armado, foi o subsídio tecnológico inicial dos arranha-céus dominantes na paisagem dos grandes centros urbanos a partir de meados do século XX.
  • C. O projeto desta edificação representa o ideal da Carta de Atenas: a liberdade de locomoção sem limites das paredes; a permeabilidade visual exterior-interior limpo e o lazer; as generosas áreas de descanso; a possibilidade de se alojar, com flexibilidade, a configuração de zonas de trabalho doméstico.
  • D. As plantas baixas se referem a um padrão que se consagrou ao associar estrutura portante independente das vedações, panos transparentes horizontais de janelas e aberturas, integração com a paisagem imediata, planta baixa menos dependente do desempenho estrutural e jardim no terraço.

O projeto urbanístico também precisa ser subsidiado pelos princípios do Conforto Ambiental, por necessidades diversas que vão desde a racionalização do uso e consumo energético, passando pela qualidade do ar e da água, pelo controle de enchentes e pela humanização da paisagem urbana. Pensando no clima do Nordeste Paraense, marque a alternativa correta quanto à relação entre forma do parcelamento urbano e diretrizes de conforto.

  • A. Vias de maior caixa devem ser orientadas no sentido Norte-Sul para captar, transversalmente, as maiores intensidades de correntes de ar.
  • B. Verticalização deve ser regulada; idealmente, cidades nesta região não deveriam ter massa construída excedendo cinco pavimentos, em média.
  • C. Malha viária deve favorecer circulação de ar no quadrante Nordeste, controlando contiguidade de edificações e usando vegetação.
  • D. A vegetação deve ser posicionada a Leste, de modo a debelar os efeitos do calor radiante do sol nascente, que se acumula no solo urbano.

Sobre o papel da vegetação e a qualidade urbanístico-ambiental, é correto afirmar que

  • A. as árvores possuem papel decisivo na amenização da ilha de calor urbano, porém não possuem a mesma relevância quanto ao controle de enchentes.
  • B. arbustos são aplicáveis na vegetação urbana como anteparo à insolação e proteção das características do solo, isto é, como cobertura vegetal primária.
  • C. árvores e arbustos devem ser simultâneos na estabilização de margens de canais de drenagem e rios urbanos, formas contemporâneas de tratamento.
  • D. variando em porte, e estrato, pode estabilizar taludes, conter erosão, participar do controle de alagamentos e reter poluentes dispersos no ar.

Discriminação técnica é um

  • A. ocumento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.
  • B. texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.
  • C. documento escrito do projeto, que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construção a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as técnicas exigidas para o seu emprego.
  • D. tipo de norma destinada a fixar as características, condições ou requisitos exigíveis para matérias-primas, produtos semifabricados, elementos de construção, materiais ou produtos industriais semiacabados.

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por

  • A. William Kent.
  • B. Frank Lloyd Wright.
  • C. Robert Adam.
  • D. Alvar Aalto.

Relacione corretamente os elementos de edificação com seus componentes construtivos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 4, 1.
  • B. 4, 3, 2, 4.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 4, 2, 3, 1.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...