Questões de Arquitetura do ano 2020

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para prever o quantitativo de telhas necessário para a execução da cobertura ilustrada nas figuras a seguir, o arquiteto está considerando, em seus cálculos, o aumento de telhas com a inclinação de 60%. O fornecedor das telhas prevê um consumo de 30 telhas para cada m², bem como o acréscimo de 10% de quebras e perdas para a execução dessa cobertura.

Os dados geométricos do telhado são os seguintes:
comprimento = 20 metros; largura = 10 metros; inclinação da água = 60%.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade Q, aproximada, de telhas que o arquiteto deve estimar ao fazer o orçamento prévio da cobertura desse telhado.

    A) 6.000 < Q < 6.450

    B) 6.450 < Q < 7.000

    C) 7.800 < Q < 8.300

    D) 7.000 < Q < 7.200

    E) 7.200 < Q < 7.800

Com a norma NBR 9050:2015, relativa a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, o Brasil avançou consideravelmente quanto à adoção de regras que busquem garantir segurança, conforto e acessibilidade aos portadores de deficiências ou mobilidade reduzida. Nas edificações que exijam a construção de rampas gerais de acesso e o seu dimensionamento, tais rampas devem ser calculadas conforme a seguinte equação: i = (h × 100)/c, em que i é a inclinação, expressa em porcentagem (%); h é a altura do desnível; e c é o comprimento da projeção horizontal.

No que se refere a esse assunto, é correto afirmar que, de acordo com a referida norma, as rampas devem ter inclinação i igual a

    A) 5%, com desnível máximo de cada segmento de rampa com altura de 0,10 m.

    B) 6,25%, com desnível máximo de cada segmento de rampa com altura de 2,00 m.

    C) 8,33%, com desnível máximo de cada segmento de rampa com altura de 0,80 m.

    D) 12,5%, com desnível máximo de cada segmento de rampa com altura de 3,00 m.

    E) 50%, com desnível máximo de cada segmento de rampa com altura de 0,80 m.

A instalação predial de água fria deve ser dimensionada e executada para funcionar como um conduto forçado. Acerca de rede predial de distribuição de água, assinale a opção correta.

    A) Sub-ramais consistem em tubulações que se originam no reservatório e das quais derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto.

    B) Colunas de distribuição são tubulações derivadas dos barriletes destinadas a alimentar ramais.

    C) Ramais são extremidades a jusante do sub-ramal a partir de onde a água fria passa a ser considerada água servida.

    D) Barriletes são tubulações que ligam os ramais aos pontos de utilização.

    E) Pontos de utilização (da água) são tubulações derivadas da coluna de distribuição destinadas a alimentar os sub-ramais.

As formas e os materiais utilizados na construção de espaços como auditórios, por exemplo, influenciam o comportamento do som no ambiente e, consequentemente, a qualidade acústica do espaço. Após o fim da emissão sonora proveniente de uma fonte, o fenômeno de múltiplas reflexões do som em diversas direções prolonga as várias frequências sonoras no ambiente. Esse fenômeno ocorre quando o tempo entre a percepção do som direto da fonte sonora e a percepção do som refletido é inferior a 0,01 s. Tal fenômeno sonoro é denominado

    A) batimento.

    B) reverberação.

    C) isolamento acústico.

    D) absorção.

    E) decaimento sonoro.

A iluminância e sua distribuição nas áreas de trabalho e no entorno imediato interferem na forma como uma pessoa realiza suas tarefas visuais de forma rápida, segura e confortável. Com relação a esse assunto, assinale a opção que apresenta a unidade adotada para medir a relação entre o fluxo luminoso recebido pela superfície e sua área.

    A) lux

    B) Celsius

    C) Kelvin

    D) candela

    E) nadir

Considerando aspectos do planejamento e projeto urbano, dos sistemas urbanos e da sustentabilidade urbana, assinale a opção correta.

    A) A Agenda 21 incorpora princípios de conciliação entre crescimento econômico e meio ambiente que, no campo urbanístico, vêm evoluindo desde o funcionalismo dos anos 60 do século XX, pautado pela elaboração de modelos futuros com predomínio da diversidade ambiental e da eficiência econômica, respeitadas as singularidades de cada cidade.

    B) Os sistemas de espaços livres públicos podem ser projetados para acumular funções para soluções de drenagem (pavimentos permeáveis, jardins de chuva e bacias de detenção, por exemplo), organização do crescimento urbano e conexão de áreas fragmentadas.

    C) Em parques e praças, onde as características ambientais devem ser legalmente preservadas, deve-se garantir acessibilidade com mínima intervenção no ambiente, o que muitas vezes implica a adaptação das regras existentes relativas a desníveis no piso e inclinações para rotas acessíveis.

    D) Os sistemas cartográficos e de georreferenciamento, como o cadastro técnico multifinalitário, somente permitem realizar operações de registro e acompanhamento de dinâmicas urbanas relacionadas essencialmente à componente geométrica.

    E) A Agenda Habitat foi aprovada após conferência que contou com a participação de diversos países, tendo sido seu principal tema o acesso a um ambiente urbano sustentável garantido pela mobilidade urbana.

A respeito de aspectos relacionados à geometria descritiva, à topografia, à comunicação visual em edifícios e cidades e a software de representação, assinale a opção correta.

    A) A geometria descritiva impactou a visão espacial no século XVII, período em que prevaleceu o aspecto criativo, instintivo e fantasioso da arquitetura barroca na Europa e no Brasil.

    B) A comunicação visual em um edifício possibilita corrigir problemas de orientação e hierarquização do espaço.

    C) Revit é um software que reúne informações gráficas em apenas duas dimensões, sem promover a integração dessas informações com as informações não gráficas.

    D) Concisão, ordem e clareza são atributos desejáveis na comunicação visual em edifícios e nas cidades, características que remetem a um sistema coordenado entre si de forma organizada.

    E) Em uma rua, a legibilidade das palavras em uma placa depende especialmente do limite dimensional do suporte e da relação de contraste de fundo, pouco interferindo nessa função o desenho das letras.

Acerca de planejamento urbano, equipamentos públicos e sistemas de infraestrutura urbana, assinale a opção correta.

    A) O saneamento ambiental compreende, entre outros aspectos, o abastecimento de água potável, a drenagem urbana e o controle de doenças.

    B) Desmembramento é a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação a partir da abertura de novas vias e logradouros públicos.

    C) Plano diretor é um instrumento básico da política de regulação urbana ancorado nos planos orçamentários anuais dos governos estaduais, seus principais agentes propositores e articuladores.

    D) Em um loteamento, a equidistância corresponde à distância vertical entre as curvas de nível, tido como referência o ponto mais próximo ao logradouro público.

    E) As redes de esgotamento de um sistema sanitário são fortemente dependentes da força da gravidade, o que impede a sua integração com demais projetos, como o parcelamento e o desenho de vias, por exemplo.


Considerando a figura precedente, bem como métodos, técnicas e normas de representação em arquitetura e urbanismo, assinale a opção correta.

    A) Perspectivas isométricas ajudam o arquiteto a visualizar e resolver problemas de concepção arquitetônica, pois admitem variações no ângulo ? indicado na figura.

    B) A figura representa uma projeção diédrica, e as vistas indicadas por S, L e F podem ser representadas em qualquer quadrante.

    C) O sistema indicado na figura pode ser utilizado para representar objetos muito variados de uma construção, como uma peça ou mesmo um ambiente.

    D) A representação indicada na figura pode ser obtida no software sketch-up, por meio de um único comando de visualização de objeto, capaz de gerar diferenciação na espessura de linhas para as vistas indicadas por S, L e F.

    E) S, L e F, indicadas na figura, correspondem a todas as projeções ortogonais do objeto que podem ser representadas em uma épura.

Le Corbusier defendia a organização da cidade moderna em torno de princípios como

    A) desenvolvimento gradativo da estrutura urbana em detrimento de seu desenho.

    B) intersecção e combinação de funções urbanas.

    C) multiplicação de espaços verdes e hierarquização de vias.

    D) racionalização do hábitat coletivo por meio de unidades unifamiliares.

    E) unificação de vias para veículos e para pedestres.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...