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Os desenhos técnicos na arquitetura, independentemente dos meios de produção — a mão livre ou por computador —, seguem normas técnicas quanto ao modo de representação, as quais têm o objetivo de unificar diversos elementos do desenho técnico de modo a facilitar a execução, consulta e classificação por parte dos profissionais da área de construção. Julgue os itens subseqüentes, relativos às normas técnicas de linguagem e representação do desenho arquitetônico.
A planta baixa é a representação gráfica do corte no plano horizontal da edificação entre 1,00 m a 1,50 m da altura do piso.
Entre o ontem e o hoje, registram-se mudanças, transformações estruturais nas práticas intervencionistas em sítios históricos: evolui-se do monumento isolado e seu entorno imediato à monumentalidade dos conjuntos urbanos, compreendidos como um todo único constituído não apenas por monumentos isolados, mas também pelo traçado urbano e outras edificações; passa-se da integração por contraste e preservação de perspectivas e gabaritos à integração contextual mediante a busca pelo diálogo estético/formal, morfológico/tipológico; e avança-se no sentido da noção de patrimônio como bem econômico/cultural, ampliando-se a idéia de patrimônio associada, exclusivamente, à identidade da Nação. Entre outras transformações, a idéia de preservação, sob a perspectiva econômico-cultural, passa, obrigatoriamente, pela noção de readequação do antigo edifício às novas demandas programáticas, de uso, da sociedade.
Medeiros. Intervenções modernistas e pós-modernistas em sítios históricos, 2004 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens acerca dos aspectos por ele abordados.
Atualmente o monumento histórico isolado não é mais alvo das políticas públicas de preservação.
Acerca dos projetos complementares, julgue os itens que se seguem.
O projeto para instalação de uma central telefônica em uma edificação deve ser aprovado pela respectiva agência reguladora.
Os desenhos técnicos na arquitetura, independentemente dos meios de produção — a mão livre ou por computador —, seguem normas técnicas quanto ao modo de representação, as quais têm o objetivo de unificar diversos elementos do desenho técnico de modo a facilitar a execução, consulta e classificação por parte dos profissionais da área de construção. Julgue os itens subseqüentes, relativos às normas técnicas de linguagem e representação do desenho arquitetônico.
No quadro abaixo, são apresentados os símbolos gráficos padrões que representam corretamente especificações de alguns materiais.
Entre o ontem e o hoje, registram-se mudanças, transformações estruturais nas práticas intervencionistas em sítios históricos: evolui-se do monumento isolado e seu entorno imediato à monumentalidade dos conjuntos urbanos, compreendidos como um todo único constituído não apenas por monumentos isolados, mas também pelo traçado urbano e outras edificações; passa-se da integração por contraste e preservação de perspectivas e gabaritos à integração contextual mediante a busca pelo diálogo estético/formal, morfológico/tipológico; e avança-se no sentido da noção de patrimônio como bem econômico/cultural, ampliando-se a idéia de patrimônio associada, exclusivamente, à identidade da Nação. Entre outras transformações, a idéia de preservação, sob a perspectiva econômico-cultural, passa, obrigatoriamente, pela noção de readequação do antigo edifício às novas demandas programáticas, de uso, da sociedade.
Medeiros. Intervenções modernistas e pós-modernistas em sítios históricos, 2004 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens acerca dos aspectos por ele abordados.
Cada vez mais, o patrimônio histórico vem sendo associado à noção de valor econômico-cultural.
No que se refere a coberturas, esquadrias e revestimentos, julgue os itens subseqüentes.
Em geral, quanto ao tipo de assentamento, os pisos podem ser classificados em finos, médios, espessos e flutuantes.
O edifício do Ministério da Educação e Saúde (1937/43 – Rio de Janeiro) é o símbolo mais impactante da arquitetura moderna no Brasil e a primeira aplicação, em escala monumental, das idéias de Le Corbusier.
Considere as afirmações sobre o edifício:
I
. A rigorosa disciplina plástica aplicada a cada componente e a concisão dos meios formais utilizados é exemplo da subordinação da composição ao detalhe.II
. O bloco de 14 andares se levanta no meio do terreno, sobre pilotis de 10 m de altura, tendo como base, em uma das extremidades, uma ala baixa, transversal, ocupada, de um lado, por um auditório e, de outro, por um salão de exposição de arte.III
. Fugindo da habitual aglomeração de prédios maciços, alinhados à calçada, o terreno em volta do edifício oferece uma ampla margem de espaço livre, utilizado com o objetivo racional e prático de banhar o edifício de luz, de ar e de sol, o que proporciona um ambiente adequado à monumentalidade do projeto.É correto o que consta em
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
Normalmente, os projetos arquitetônicos indicam os pontos de luz por meio de símbolos. Cada um dos itens seguintes apresenta uma proposta de associação entre um símbolo e uma instalação elétrica. Em cada um deles, julgue a correspondência proposta.
O símbolo corresponde a lâmpada fluorescente de teto.
Entre o ontem e o hoje, registram-se mudanças, transformações estruturais nas práticas intervencionistas em sítios históricos: evolui-se do monumento isolado e seu entorno imediato à monumentalidade dos conjuntos urbanos, compreendidos como um todo único constituído não apenas por monumentos isolados, mas também pelo traçado urbano e outras edificações; passa-se da integração por contraste e preservação de perspectivas e gabaritos à integração contextual mediante a busca pelo diálogo estético/formal, morfológico/tipológico; e avança-se no sentido da noção de patrimônio como bem econômico/cultural, ampliando-se a idéia de patrimônio associada, exclusivamente, à identidade da Nação. Entre outras transformações, a idéia de preservação, sob a perspectiva econômico-cultural, passa, obrigatoriamente, pela noção de readequação do antigo edifício às novas demandas programáticas, de uso, da sociedade.
Medeiros. Intervenções modernistas e pós-modernistas em sítios históricos, 2004 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens acerca dos aspectos por ele abordados.
A perspectiva econômico-cultural implica a revitalização dos edifícios históricos, inclusive com a readequação de programas e de usos.
No que se refere a coberturas, esquadrias e revestimentos, julgue os itens subseqüentes.
Valeta, rincão e buzinote são termos aplicados a lajes impermeabilizadas.
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