Questões sobre Geral

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Os desenhos técnicos na arquitetura, independentemente dos meios de produção — a mão livre ou por computador —, seguem normas técnicas quanto ao modo de representação, as quais têm o objetivo de unificar diversos elementos do desenho técnico de modo a facilitar a execução, consulta e classificação por parte dos profissionais da área de construção. Julgue os itens subseqüentes, relativos às normas técnicas de linguagem e representação do desenho arquitetônico.

A planta baixa é a representação gráfica do corte no plano horizontal da edificação entre 1,00 m a 1,50 m da altura do piso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre o ontem e o hoje, registram-se mudanças, transformações estruturais nas práticas intervencionistas em sítios históricos: evolui-se do monumento isolado e seu entorno imediato à monumentalidade dos conjuntos urbanos, compreendidos como um todo único constituído não apenas por monumentos isolados, mas também pelo traçado urbano e outras edificações; passa-se da integração por contraste e preservação de perspectivas e gabaritos à integração contextual mediante a busca pelo diálogo estético/formal, morfológico/tipológico; e avança-se no sentido da noção de patrimônio como bem econômico/cultural, ampliando-se a idéia de patrimônio associada, exclusivamente, à identidade da Nação. Entre outras transformações, a idéia de preservação, sob a perspectiva econômico-cultural, passa, obrigatoriamente, pela noção de readequação do antigo edifício às novas demandas programáticas, de uso, da sociedade.

Medeiros. Intervenções modernistas e pós-modernistas em sítios históricos, 2004 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens acerca dos aspectos por ele abordados.

Atualmente o monumento histórico isolado não é mais alvo das políticas públicas de preservação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos projetos complementares, julgue os itens que se seguem.

O projeto para instalação de uma central telefônica em uma edificação deve ser aprovado pela respectiva agência reguladora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os desenhos técnicos na arquitetura, independentemente dos meios de produção — a mão livre ou por computador —, seguem normas técnicas quanto ao modo de representação, as quais têm o objetivo de unificar diversos elementos do desenho técnico de modo a facilitar a execução, consulta e classificação por parte dos profissionais da área de construção. Julgue os itens subseqüentes, relativos às normas técnicas de linguagem e representação do desenho arquitetônico.

No quadro abaixo, são apresentados os símbolos gráficos padrões que representam corretamente especificações de alguns materiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre o ontem e o hoje, registram-se mudanças, transformações estruturais nas práticas intervencionistas em sítios históricos: evolui-se do monumento isolado e seu entorno imediato à monumentalidade dos conjuntos urbanos, compreendidos como um todo único constituído não apenas por monumentos isolados, mas também pelo traçado urbano e outras edificações; passa-se da integração por contraste e preservação de perspectivas e gabaritos à integração contextual mediante a busca pelo diálogo estético/formal, morfológico/tipológico; e avança-se no sentido da noção de patrimônio como bem econômico/cultural, ampliando-se a idéia de patrimônio associada, exclusivamente, à identidade da Nação. Entre outras transformações, a idéia de preservação, sob a perspectiva econômico-cultural, passa, obrigatoriamente, pela noção de readequação do antigo edifício às novas demandas programáticas, de uso, da sociedade.

Medeiros. Intervenções modernistas e pós-modernistas em sítios históricos, 2004 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens acerca dos aspectos por ele abordados.

Cada vez mais, o patrimônio histórico vem sendo associado à noção de valor econômico-cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a coberturas, esquadrias e revestimentos, julgue os itens subseqüentes.

Em geral, quanto ao tipo de assentamento, os pisos podem ser classificados em finos, médios, espessos e flutuantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O edifício do Ministério da Educação e Saúde (1937/43 – Rio de Janeiro) é o símbolo mais impactante da arquitetura moderna no Brasil e a primeira aplicação, em escala monumental, das idéias de Le Corbusier.

Considere as afirmações sobre o edifício:

I. A rigorosa disciplina plástica aplicada a cada componente e a concisão dos meios formais utilizados é exemplo da subordinação da composição ao detalhe.

II. O bloco de 14 andares se levanta no meio do terreno, sobre pilotis de 10 m de altura, tendo como base, em uma das extremidades, uma ala baixa, transversal, ocupada, de um lado, por um auditório e, de outro, por um salão de exposição de arte.

III. Fugindo da habitual aglomeração de prédios maciços, alinhados à calçada, o terreno em volta do edifício oferece uma ampla margem de espaço livre, utilizado com o objetivo racional e prático de banhar o edifício de luz, de ar e de sol, o que proporciona um ambiente adequado à monumentalidade do projeto.

É correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

Normalmente, os projetos arquitetônicos indicam os pontos de luz por meio de símbolos. Cada um dos itens seguintes apresenta uma proposta de associação entre um símbolo e uma instalação elétrica. Em cada um deles, julgue a correspondência proposta.

O símbolo corresponde a lâmpada fluorescente de teto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre o ontem e o hoje, registram-se mudanças, transformações estruturais nas práticas intervencionistas em sítios históricos: evolui-se do monumento isolado e seu entorno imediato à monumentalidade dos conjuntos urbanos, compreendidos como um todo único constituído não apenas por monumentos isolados, mas também pelo traçado urbano e outras edificações; passa-se da integração por contraste e preservação de perspectivas e gabaritos à integração contextual mediante a busca pelo diálogo estético/formal, morfológico/tipológico; e avança-se no sentido da noção de patrimônio como bem econômico/cultural, ampliando-se a idéia de patrimônio associada, exclusivamente, à identidade da Nação. Entre outras transformações, a idéia de preservação, sob a perspectiva econômico-cultural, passa, obrigatoriamente, pela noção de readequação do antigo edifício às novas demandas programáticas, de uso, da sociedade.

Medeiros. Intervenções modernistas e pós-modernistas em sítios históricos, 2004 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens acerca dos aspectos por ele abordados.

A perspectiva econômico-cultural implica a revitalização dos edifícios históricos, inclusive com a readequação de programas e de usos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a coberturas, esquadrias e revestimentos, julgue os itens subseqüentes.

Valeta, rincão e buzinote são termos aplicados a lajes impermeabilizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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