Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos, conforme a Resolução nº 345/1990, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, define- se como
perícia.
laudo.
diligência
vistoria
avaliação.
A Lei Federal nº 5194/1966, em seu Capítulo II, art. 19, diz: "Quando a concepção geral que caracteriza um plano ou projeto for elaborada em conjunto por profissionais legalmente habilitados, todos serão considerados
autores do projeto, com os direitos e deveres correspondentes".
responsáveis técnicos pela ampliação, prosseguimento ou conclusão de qualquer empreendimento"
executores, enquanto durar a obra de instalação e serviços de qualquer natureza
responsáveis técnicos pelos trabalhos gráficos, especificações, orçamentos, atos judiciais ou administrativos".
co-autores do projeto, com os direitos e deveres correspondentes
O código de Ética do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo, em seu art. 6º, diz que são deveres dos profissionais
cobrar honorários superiores previstos nas tabelas de honorários das entidades de classes devidamente registradas no Conselho
contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir à humanidade e a seus interesses particulares e públicos
atuar dentro da melhor técnica e do mais elevado espírito público, devendo, quando consultor, limitar seus pareceres às matérias específicas que tenham sido objeto de consulta
exercer o trabalho profissional com lealdade, dedicação e espírito de equidade com seus empregados, sempre em prol de seus interesses e oportunidades
ter sempre em vista o bem estar e o progresso funcional dos seus empregados e tratá-los com retidão, justiça e humanidade.
Arquitetura - Geral - FJG - 2004
O arquiteto Rubens Porto, assessor técnico do Conselho Nacional do Trabalho, responsável pela normatização e aprovação de procedimentos dos IAPs (Instituto de Aposentadoria e Pensões), revelava clara inclinação por soluções mais modernas, propondo o seguinte modelo de conjunto residencial fortemente influenciado por Le Corbusier:
processos de construção racionalizada – uso de Pilotis
construção de casas isoladas – eliminação de ornamentos
adoção de apartamentos dúplex – blocos sem limitação de altura
Arquitetura - Geral - FJG - 2004
"As casas proletárias ainda são em pequeno número e de preço elevado, em relação às posses dos empregados".
Dei instruções para que, sem prejuízo das construções isoladas, estude e projete núcleos de habitações modestas e confortáveis.
Adquiram-se grandes áreas de terreno e, se for preciso, que se desapropriem as mais vantajosas; que se levem em consideração os meios de transportes; que se racionalizem os métodos de construção; que se adquiram os materiais, diretamente, do produtor; tudo enfim, de modo a obter; pelo menor preço, a melhor casa."
O discurso que revela claro empenho em racionalizar a construção e reduzir seus custos foi proferido por:
Engenheira Carmem Portinho – Diretora do Departamento de Habitação Popular
Arquiteto Afonso Eduardo Reidy
Presidente Jucelino Kubistchek
Presidente Getulio Vargas
Arquitetura - Geral - FJG - 2004
O conjunto residencial mais conhecido do Brasil, projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e o único a merecer destaque na historia da Arquitetura Brasileira, é o denominado:
Prefeito Mendes de Morais
Marquês de São Vicente
Armando Arruda Pereira
Realengo
Arquitetura - Geral - FJG - 2004
As 105 unidades habitacionais sobrepostas, construídas em 1906 pela Prefeitura do Distrito Federal no Rio de Janeiro, foram as primeiras moradias promovidas pelo setor publico do país.
Foi uma resposta política do governo de Pereira Passos, que vinha sofrendo fortes criticas por ter despejado milhares de pessoas para a abertura da Avenida Central. O nome dessa Vila Operária era:
Confiança
Matarazzo
América Fabril
Salvador de Sá
Arquitetura - Geral - FJG - 2004
O arquiteto francês Grandjean de Montigny, que esteve no Rio de Janeiro a convite de D. João VI, integrando a missão artística francesa, foi o autor do projeto e o fundador da seguinte instituição:
Escola de Belas Artes
Biblioteca Nacional
Palácio do Paço
Jardim Botânico
Arquitetura - Geral - FJG - 2004
O projeto do Arquiteto Victor Dubugras para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro teria sido sua obra-prima e forneceria a melhor síntese de suas sucessivas tendências. Todavia obteve apenas o segundo lugar no concurso realizado em 1904, sendo preterido pelo projeto do filho do prefeito do Distrito Federal, que na época era:
Carlos Sampaio
Pereira Passos
Paulo de Frontin
Mendes de Morais
Arquitetura - Geral - FJG - 2004
O concurso de anteprojeto para o edifício do Ministério da Educação e Saúde, realizado em 1935, foi ganho por Archimedes Memória; no entanto o Ministro de Educação Gustavo Capanema decidiu não executar o projeto vencedor, convidando o Arq. Lucio Costa, um dos participantes desclassificados para apresentar novo projeto. Tendo como consultor Le Corbusier, Lucio Costa realizou o trabalho com Oscar Niemeyer e Jorge Moreira, além dos seguintes arquitetos:
Rino Levi, Afonso Reidy e Carlos Leão
Rino Levi, Atílio Correa Lima e Carlos Leão
Afonso Reidy, Carlos Leão e Ernanni Vasconcellos
Marcelo Roberto, Atílio Correa Lima e Ernanni Vasconcellos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...