Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode-se afirmar que
o planejamento técnico trata do relacionamento com as equipes técnicas e o planejamento gerencial, do relacionamento com as equipes administrativas, sendo os dois enfoques interligados e complementares.
o primeiro trata de aspectos técnicos do projeto e o segundo cuida dos recursos, prazos e composição de equipes.
são duas formas de enfocar o mesmo problema, o planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque tradicional, que exclui as pessoas, e o segundo um enfoque inovador, que enfatiza o relacionamento interpessoal, tendendo a substituir o primeiro nas organizações.
são duas formas complementares de enfocar o problema do planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque centrado mais estritamente no instrumental de planejamento e o segundo um enfoque centrado no instrumental de controle do projeto.
o primeiro trata do conhecimento da situação, da definição dos objetivos, estratégias, atividades, recursos e prazos, enquanto o segundo trata de planejar o lado da coordenação do projeto – "como fazer" e "quem fará".
Tendo um pé-direito de 3,3 m, qual das relações abaixo é a mais indicada para a construção da escada?
O conceito de edifício inteligente deve ser aplicado
No desenho de uma fachada, a largura de uma janela está representada por 8 cm. Na realidade, esta janela mede 2,4 m de largura. Assinale a escala utilizada no desenho:
Uma grande empresa anunciou sua intenção de adaptar sua sede, um edifício já existente, aos novos conceitos de edifícios de alta tecnologia e de edifícios inteligentes. Vários fornecedores apresentaram propostas de implantação de cada um dos sistemas de controle de elevadores, segurança, iluminação, condicionamento ambiental e otimização energética. Entre os critérios e recomendações aplicáveis ao caso, é correto
decidir entre diferentes propostas para cada um desses sistemas, considerando o maior grau possível de eficiência e inovação tecnológica, de forma a impedir a rápida obsolescência daquele sistema.
levar em conta o que ocorre na área de automação industrial, dando preferência à aquisição das redes de comunicação de dados do sistema de automação predial junto a um único fornecedor, de forma a assegurar a plena compatibilidade entre as partes do sistema. Se possível, adquirir todo o sistema de controle de um só fornecedor.
estabelecer como critérios de aquisição a compatibilidade entre si dos sistemas de controle das diferentes instalações.
dar preferência a fornecedores que produzam sensores e atuadores digitais, e não analógicos, como forma de facilitar a integração entre diferentes sistemas e instalações.
Sua empresa contratou um projeto de arquitetura junto a um escritório terceirizado e deseja que esse projeto possa ser desenvolvido por outros escritórios em diferentes modalidades – estrutura, instalações, etc., sem que se saiba de antemão qual o programa utilizado por esses escritórios. Para tanto, os arquivos magnéticos contendo os desenhos do projeto devem ser apresentados em formato o mais genérico possível, correspondente à extensão
Em um lay-out de escritório elaborado em Auto CAD, a quantificação de mobiliário necessário pode ser facilitada, utilizando-se recursos do próprio programa para gerar listagens de quantitativos, pelo emprego de
caixas de texto codificadas.
filtros de contorno em polyline.
blocos com atributos.
Em uma reforma de edifício, a representação de elementos lineares das instalações e de suas interferências com as estruturas de cada andar está provocando uma multiplicação do número de pranchas de projeto e a necessidade de seccionamento dos desenhos para adequação aos formatos padronizados pela ABNT. O escritório responsável pelo desenvolvimento do projeto solicitou à fiscalização, que fosse autorizado o uso de formatos alongados. O procedimento adequado por parte da fiscalização, considerando as recomendações de Montenegro quanto ao tema, deve ser:
rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que todas as informações sejam acomodadas no formato A0.
rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que todas as informações sejam acomodadas no formato 2A0.
rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que sejam utilizados múltiplos do formato A0, com fator de aumento 1 ¼, 1 ½, etc.
determinar que o alongamento utilizado seja o estritamente necessário para a acomodação das informações de cada prancha de projeto, de forma a não gerar desperdício com cópias e plotagem de desenhos.
determinar que o alongamento utilizado seja definido pela repetição de formas iguais ou do tamanho imediatamente menor, padronizando-se, se possível, apenas um formato alongado.
Arquitetura - Geral - - 0000
Algumas analogias são aplicadas pelos teóricos para explicar a arquitetura. Relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. As construções projetadas de acordo com as formas puras e números simbólicos ou primários estarão em sintonia com a ordem universal.
B. Focaliza as relações entre partes da construção ou entre a construção e seu ambiente.
C. Provoca e solta uma resposta emocional do observador.
D. Adotam o ponto de vista que as construções devem fornecer informações aos seus observadores.
( ) Analogia Biológica
( ) Analogia Romântica
( ) Analogia Matemática
( ) Analogia Linguística
Arquitetura - Geral - - 0000
A crítica em arquitetura é o registro das respostas ao meio ambiente construído. Em relação aos métodos utilizados pelos críticos para registrar suas respostas ao meio construído, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A crítica normativa procura identificar os fatos que são pertinentes ao encontro de alguém com um determinado ambiente. Parte do princípio de que se souber bastante sobre o que realmente acontece durante o desenvolvimento do projeto e sobre o que o edifício é realmente o entenderá melhor.
( ) A crítica interpretativa é altamente pessoal, onde o crítico é um intérprete cuja própria visão é mais importante do que qualquer padrão externo. O propósito da crítica é fazer com que os outros vejam o meio ambiente construído como o crítico vê.
( ) A crítica descritiva tem como base uma doutrina, um sistema, um tipo ou uma medida. Depende da crença em algo fora do ambiente físico e da decisão de usar isso como padrão para avaliar o projeto de construções e cidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...