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A teoria da arquitetura é um discurso sobre a prática e a produção da disciplina, que aponta para seus grandes desafios. Tem pontos em comum tanto com a história da arquitetura, que estuda as obras do passado, como com a crítica, esta atividade específica de julgamento e interpretação de obras existentes segundo os critérios assumidos pelo crítico ou pelo arquiteto. Mas, a teoria da arquitetura se distingue dessas duas atividades, pois
I. oferece soluções alternativas a partir da observação da situação corrente da disciplina e propõe novos paradigmas de pensamento para o tratamento dos seus problemas.
II. tem natureza especulativa, antecipatória e catalisadora.
III. trabalha em vários níveis de abstração, avaliando a arquitetura como profissão, as intenções dos arquitetos e sua relevância cultural em geral.
IV. se ocupa tanto das aspirações da profissão como de suas realizações práticas.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
As palavras clima e declive derivam da mesma palavra grega, o que mostra que os antigos gregos tinham conhecimento de que, por meio da escolha de declividades e orientações das ruas e cidades seu clima poderia ser mais, ou menos, agradável que o da sua região. A palavra significava subjetiva, mas diretamente, a relação relevo x incidência solar. Qual era esta palavra?
Delfos;
Ventus;
Solo;
Ácropole;
Klima.
O sistema estrutural de grandes vãos com arcos, abaixo indicado, é denominado:
catenária.
biarticulado.
pórtico.
parabólico.
triarticulado.
As teorias (de arquitetura inclusive) podem ser caracterizadas pelas várias maneiras de apresentar o seu objeto. Elas são
I. prescritivas;
II. fatalistas;
III. proscritivas;
IV. afirmativas ou críticas.
É correto o que consta em
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Estabelece a ligação entre as prioridades de longo prazo e a Lei Orçamentária Anual:
Lei Orçamentária Geral.
Diretrizes Orçamentárias.
Plano Plurianual.
Orçamento Público.
Plano de Gastos Públicos.
A cúpula da catedral de São Pedro em Roma foi projetada por um importante artista, com múltiplas habilidades e muito conhecido no movimento Renascentista. Muitos desses personagens possuíam várias habilidades e um deles projetou também a Praça de São Pedro que fica na frente da catedral. Assinale seu nome:
Michelângelo;
Alberti;
Bemini;
Borromini;
Brunelleschi.
Há uma série de mecanismos que podem gerar umidade nos materiais de construção, sendo os mais importantes relacionados com a absorção de água, tais como:
I. condensação capilar.
II. fluxo profundo.
III. gotejamento.
IV. osmose.
Está correto o que consta em
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Nas perícias e laudos técnicos, a depreciação de ordem funcional de uma edificação podem ser ocasionadas por fatores como:
I. apuração;
II. superação;
III. anulação;
IV. inadequação.
É correto o que consta em
II, III e IV, apenas.
II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Que arquitetura representa histórica e teoricamente a corrente filosófica do Iluminismo?
Neoclássica;
Art-Nouveau
Protomodernista
Art-Decó;
Renascentista
A obra do arquiteto holandês Rem Kolhaas representa uma das mais importantes correntes internacionais da arquitetura contemporânea e tem sido objeto de várias interpretações teóricas como a que segue: "A tarefa que Kolhaas se impõe é mostrarnos quais são os resultados formais quando se perde o respeito pelas linguagens e normas convencionais e se atende tão só às autênticas forças que modelam o mundo moderno: tecnologia e economia.
Considerando os princípios contidos em sua obra, acima ilustrada, e no pensamento mencionado, verifica-se que seu trabalho
I. é deliberadamente não utópico: pretende operar conscientemente dentro dos limites das condições predominantes, sem o sofrimento, as contradições ou qualquer outro tipo de narcisismo, que só servem para justificar certas falhas internas.
II. apoia-se no princípio que a arquitetura não seja global, universal, mas ligada a determinadas condições do lugar.
III. apoia-se no princípio que a indeterminação dos arranha-céus sugere que na metrópole não há correspondência entre funções específicas e lugares precisos.
IV. é positivo frente à modernização, porém, crítico com o modernismo entendido como movimento artístico.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
II e III.
I, III e IV.
III e IV.
I e IV.
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