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Figuras para as questões de 26 a 29
Com base nas figuras 2 e 3 apresentadas na página anterior, julgue os itens subsequentes.
I Determina-se o ângulo da escada utilizando-se medidas h e b mostradas na figura 2.
II Duas alturas somadas à base do degrau devem ter em média 63,50 cm.
III O recuo do espelho em relação ao revestimento do piso (bocel) deve ser somado à medida b para determinar a proporção da escala.
IV A medida de determinado degrau com h/b = 16,50/30,50 cm está dentro da fórmula de Blondel apresentada na figura 3.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
O desenvolvimento dos desenhos de arquitetura e urbanismo implica a constante elaboração de informações que visam comunicar as ideias contidas nos projetos. Acerca da percepção e organização bidimensional e tridimensional, julgue os próximos itens.
As perspectivas axinométricas são aquelas que mais se assemelham ao fenômeno perspéctico assimilado pelo olho humano. Elas ocorrem quando o observador não está situado no infinito e, portanto, todas as retas projetantes divergem dele.
O Museu das Missões, no Rio Grande do Sul (1937), do arquiteto Lúcio Costa, pode ser considerado ponta de lança da instauração de uma modernidade cultural de bases internacionais, ligado ao estudo meticuloso do patrimônio histórico nacional. Observe abaixo esse conjunto.
Analisando-se os princípios de projeto para conservação e restauro de monumentos e sua relação com a prática contemporânea da atividade, constata-se que:
trata-se de uma obra da fase do "Patrimônio Histórico" do autor, guardando poucas conexões intelectuais e artísticas com a fase moderna de Brasília.
o projeto utiliza materiais remanescentes das ruínas, como embasamento de pilares e capitéis, e a esses elementos acrescenta-se essencialmente opacidade.
a casa do zelador tratada como anexo revela que para se afirmar a contemporaneidade do novo bloco foi necessário superar a escala do edifício histórico.
nesse projeto há uma dimensão demonstrativa de um rígido contextualismo, em síntese, mimético.
o museu configura-se como um pavilhão alpendrado, tipologia das antigas residências da redução jesuítica.
O gráfico acima apresenta informações acerca do movimento aparente do sol de Brasília, em que o retângulo sobreposto representa uma edificação. Os valores das horas de nascer e pôr do sol foram retificadas desconsiderando-se o horário de verão. A respeito do gráfico e da edificação nele intercalada, julgue os itens que se seguem.
Uma boa proteção para a fachada sudeste é o brise vertical, já que, no verão, alguns elementos horizontais podem melhorar a proteção aos raios solares que, em ângulo maiores de 60º, atingem a fachada da edificação representada.
Figuras para as questões de 26 a 29
Ainda considerando as figuras apresentadas e quanto à estrutura das escadas de emergência, julgue os itens seguintes.
I A altura resistente da escada da figura 1 está adequada para ser de concreto.
II Caso a escada da figura 2, seja de concreto, sua altura resistente está comprometida e precisará de vigas laterais, por exemplo.
III A altura resistente da escada da figura 3 é obtida pela soma da medida h com a espessura do lanço cotada em 20 cm.
IV Na armação da escada de concreto mostrada na figura 3, os degraus não foram contemplados. Em termos puramente estruturais, eles entram como peso morto.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
O desenvolvimento dos desenhos de arquitetura e urbanismo implica a constante elaboração de informações que visam comunicar as ideias contidas nos projetos. Acerca da percepção e organização bidimensional e tridimensional, julgue os próximos itens.
O termo escorço refere-se à representação em perspectiva, cujas cabeças das figuras humanas representadas aparecem aproximadamente no mesmo nível.
No quadro cultural brasileiro, a arquitetura moderna inaugurou uma nova abordagem para incorporação da arte à arquitetura. Observe, abaixo, desenhos e imagens da residência de Olivo Gomes, em São José dos Campos (1049-51), do arquiteto Rino Levi.
Sob o ponto de vista dos princípios de colaboração dos artistas coordenados pelo arquiteto para desempenhar um papel adequado na concepção do conjunto, constata-se que:
I. havia uma valorização das artes decorativas, promovendo escultores e pintores a realizarem imensos quadros sobre as paredes.
II. os painéis de Burle Marx também podem ser entendidos em função do partido da casa.
III. os painéis não são "matéria arquitetônica", mas, atualizando uma técnica tradicional local, conferem especificidade brasileira a uma arquitetura internacional.
IV. nada é supérfluo: desde o paisagismo e o cromatismo das paredes, até o mobiliário e a iluminação, tudo se articula organicamente na realização do partido do projeto.
É correto o que se afirma APENAS em:
I, II e IV.
II e IV.
I, III e IV.
I e III.
III.
O arranha-céu passou a ser símbolo do progresso industrial nas grandes cidades do mundo desenvolvido. Na cidade de Nova Iorque, por exemplo, houve uma corrida entre empreendedores em busca da construção do edifício mais alto. Como fruto desse fenômeno, surgiram edifícios que hoje são considerados símbolos da cidade, como o Empire State Building, o Chrysler Building e, mais tarde, o Rockfeller Center. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.
O edifício de grande altura tornou-se viável em decorrência, em parte, da invenção do elevador, no século XIX. No século XXI, surgiu o elevador sem casa de máquinas, o que otimizou o espaço ocupado pelo maquinário, na cobertura do edifício.
Para o projeto de instalações elétricas, considere o quadro acima e o fator de demanda igual a 0,40. Considere ainda, as seguintes cargas instaladas: iluminação: 2.800 VA; TUG: 3.700 VA; e TUE: 16.200 W em KW ou KVA. Com base nessas informações, a provável demanda (PD) de um apartamento é igual a
22,7.
19,9.
18,8.
9,28.
O desenvolvimento dos desenhos de arquitetura e urbanismo implica a constante elaboração de informações que visam comunicar as ideias contidas nos projetos. Acerca da percepção e organização bidimensional e tridimensional, julgue os próximos itens.
Scanline rendering é uma técnica de computação gráfica utilizada para síntese (renderização) de imagens tridimensionais realistas. Baseia-se na simulação do trajeto que os raios de luz percorreriam no mundo real, mas, nesse caso, de trás para frente.
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