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simplificação dos detalhes construtivos e a incongruência entre a estrutura e a concepção plástica da arquitetura.
ênfase nos sistemas construtivos e a independência completa entre estrutura e a expressão plástica da arquitetura.
variação dos sistemas construtivos e a exclusão da estrutura como elemento definidor do caráter da arquitetura.
ênfase na expressão tectônica e a utilização da estrutura como elemento gerador do espaço arquitetônico e definidor da concepção plástica da arquitetura.
padronização dos sistemas construtivos e a ênfase na alta tecnologia como elemento gerador da concepção plástica da arquitetura.
Quando um importante arquiteto brasileiro faz menção aos princípios "da planta de dentro para fora, do ângulo reto, da máquina de habitar, refere-se
aos ideais nacionalistas em contraposição às influências da arquitetura contemporânea internacional.
às premissas estilísticas das correntes conservadoras contra as influências internacionais.
às premissas das correntes modernistas brasileiras em contato com as aspirações de inovação daquele contexto cultural internacional.
às relações entre as tradições construtivas e a arquitetura contemporânea.
às imposições da visão saudosista do passado à arquitetura contemporânea.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A Agenda 21 Brasileira
compõe-se de dois documentos: Agenda 21 Brasileira Ações Prioritárias, na qual são estabelecidos parâmetros para o sistema urbano no Brasil; e Agenda 21 Brasileira Resultado da Consulta Internacional, na qual é discutido o papel do Brasil no mundo.
compõe-se de dois documentos elaborados exclusivamente por instituições de pesquisa sobre o sistema urbano brasileiro e suas perspectivas de crescimento.
compõe-se de dois documentos: Agenda 21 Brasileira Ações Prioritárias, na qual são sugeridos parâmetros para a construção da sustentabilidade brasileira; e Agenda 21 Brasileira Resultado da Consulta Nacional, que consiste no produto das discussões realizadas em todo território nacional.
compõe-se de três documentos em que são estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo para a ampliação do papel do Brasil na divulgação de ações e práticas de sustentabilidade.
compõe-se de um único documento universal.
Leia o texto:
[...]. Tem como objetivo preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens. Pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental. É o caso de fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva. [...].
O texto refere-se a um instrumento administrativo realizado pelo Poder Público nos níveis Federal, Estadual ou Municipal de:
Retrofit.
Tombamento.
Reestruturação.
Reciclagem.
A arquitetura românica teve seu surgimento na Europa no século X evoluindo posteriormente para o estilo gótico no fim do século XII. Caracterizada por construções extremamente fortes e robustas, com predominância de paredes grossas e minúsculas janelas, tinham como principal função a resistência a ataques de exércitos inimigos. Sobre a arquitetura romântica, verifique as inferências:
I. As estruturas das igrejas românicas são caracterizadas pela presença de naves de abóbadas de pedra em vez de travejamentos de madeira. O esquema do alçado interior das igrejas românicas faz-se através dos elementos: coluna, feixe de pilares, abóbadas de canhão, tribuna.
II. As igrejas românicas eram dotadas para receber grandes multidões e procissões, pelo que havia a necessidade do deambulatório, que permitia o decorrer normal das cerimônias simultaneamente com as procissões passando atrás do altar.
III. Além das construções austeras, o verticalismo dos edifícios e telhados em forma de pirâmides são estilos predominantes na arquitetura das igrejas românicas.
IV. O uso de vitrais nas catedrais, que consistia no método de unir pedaços de vidro colorido através de chumbo, permitia a criação de grandes lances de entrada de luz nas catedrais.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
I apenas;
III apenas;
I e II;
II e IV;
III e IV.
Com início na Idade do Ferro (século XI a.C.) até o final do século I a.C., a arte da Grécia antiga é compreendida pelas manifestações culturais de arte e arquitetura daquele país. Sobre o assunto, julgue as questões abaixo:
I. As edificações gregas eram influenciadas pelas plantas das casas micênicas que apresentavam uma sala central rodeada de colunas.
II. A partir do século VI a.C., os gregos concentraram as suas pesquisas estruturais no único sistema: o trílito.
III. Os templos gregos eram construídos com linhas retas retangulares, com predominância do uso de arcos.
IV. O uso de esculturas esculpidas e da cerâmica foram extensamente cultivadas ao logo de toda história grega.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
I apenas;
II apenas;
III apenas;
I, II e III;
I, II e IV.
Assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os Cinco Pontos de uma Nova Arquitetura defendidos por Le Corbusier.
Planta livre; fachada livre; volumetria pura; superfícies brancas; zoneamento funcional.
Mistura de usos; concreto armado; janelas em fita; planta livre; eixos visuais.
Traçados reguladores; concreto aparente; zoneamento funcional; pilotis; primazia do automóvel.
Planta livre; fachada livre; pilotis; janelas em fita; terraço-jardim.
Modulor; volumetria pura; ritmo; fachada livre; planta livre.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
A Agenda 21 buscou estabelecer uma nova ordem mundial baseada no conceito de
desenvolvimento sustentável.
igualdade e liberdade.
apropriação dos bens naturais.
bem estar social.
capital financeiro.
Termos como arquitrave, entablamento, coluna, capitel, jônico, barroco e friso fazem parte do vocabulário da história da arte e da arquitetura. Muitos desses termos eram empregados para nomear e especificar componentes decorativos, estilos arquitetônicos e elementos construtivos. Na linguagem clássica da arquitetura, o termo frontão significa:
Maciços de alvenaria que suportam o empuxo de um arco.
Representação em relevo sobre uma parede de uma coluna, sempre decorativa mesmo que possua função estrutural.
Plataforma sobre a qual se assenta um edifício clássico.
Área triangular definida pelos beirais inclinados da cobertura e a cornija de um templo ou de um edifício clássico.
Moldura de perfil semicircular empregada na base de colunas.
Estudos mais significativos no campo da história da arte e da arquitetura têm trazido uma compreensão mais detalhada do patrimônio artístico e cultural, oferecendo a estudiosos, artistas plásticos, críticos, restauradores e arquitetos, a possibilidade de colecionarem vasto conhecimento histórico, no entanto, nem todos estão bastante familiarizados com os termos da nomenclatura da história da arte e arquitetura. O termo pórtico é muito conhecido e significa:
Conjunto de pequenos pedestais empregados originalmente para sustentar esculturas na parte frontal de templos.
Conjunto frontal de colunas alinhadas e esculpidas em forma de figuras femininas.
Moldura plana e simples, aplicada a janelas e portas dos templos clássicos.
Alvenaria ou imitação de alvenaria, onde as juntas entre as paredes são profundas e aplicadas nas fachadas dos edifícios clássicos.
Passagem abrigada. Em geral, esse termo é aplicado à projeção apoiada sobre colunas à frente de um templo.
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