Questões sobre História da Arte e Arquitetura

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A Revolução Industrial, ocorrida no séc. XIX, foi fundamental para produzir grandes mudanças no cenário urbano e começaram a alterar a configuração espacial das cidades envolvidas no processo industrial. Portanto, foi um fenômeno que contribuiu para inúmeras alterações do espaço urbano. Sobre essas transformações, podemos afirmar:

  • A.

    A sociedade industrial se deu nas zonas rurais, produzindo a partir dessas áreas as metrópoles, conurbações, cidades industriais e grandes conjuntos habitacionais, porém, quanto à organização desses espaços ocorre um fracasso.

  • B.

    A Revolução Industrial conduziu a um crescimento demográfico das cidades, fazendo com que o urbanismo fosse desenvolvido a partir de projetos que se adequaram perfeitamente às necessidades e por isso solucionaram os problemas enfrentados na época.

  • C.

    Em antítese à desorganização da cidade industrial surgem propostas de ordenamentos urbanos, baseadas em reflexões que se desdobram no imaginário, pela ausência da possibilidade de dar uma solução prática ao questionamento da sociedade. Portanto, pode-se dizer que as realizações deixam a dimensão utópica para serem realizações concretas.

  • D.

    Nas primeiras décadas do séc. XIX, os chamados socialistas utópicos Robert Owen e Charles Fourier foram buscar suas bases do pensamento para a visão da cidade contemporânea nas indústrias e no industrialismo, na democracia, nas rivalidades de classe, na exploração do homem pelo homem e na alienação no trabalho. Com isso surgiram dois modelos de organização espacial, considerados como pré-urbanistas: o modelo progressista e o modelo culturalista

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Sobre as características da arquitetura é correto afirmar:

  • A.

    Na Grécia Antiga, a arquitetura era constituída de um sistema trillítico modular que divergia da arquitetura executada na Roma Antiga, que era baseada em estruturas em arcos e abóbadas, porém, ambas utilizavam a assimetria como organização espacial.

  • B.

    Na arquitetura medieval os estilos que se destacaram foram o Românico e o Gótico. O românico, apresentando um aspecto maciço e segmentado, baseado na arquitetura romana e, portanto, com o sistema de arcos de meio ponto presentes nos edifícios. Já o Gótico se apresentava verticalizado e esguio, com seus edifícios de estruturas baseadas em arcos ogivais, que imprimiam uma leveza em seu conjunto.

  • C.

    A palavra racionalidade foi uma constante na arquitetura Renascentista. Por isso, os arquitetos deste período passam a ter inspiração na arquitetura egípcia, pois ela trazia em suas linhas a regularidade, a simetria e a proporção, que eram atributos necessários para a construção dos edifícios

  • D.

    Os arquitetos do período barroco utilizaram os arcos, as cúpulas, as colunas e o entablamento para enfatizar o equilíbrio, a regularidade e a estabilidade que proporcionavam uma atmosfera mística e monumental, marcas da arquitetura barroca.

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Aproximadamente em 1990 surgiu um movimento chamado desconstrutivismo, baseado em teorias literárias de filósofos franceses, como Jacques Derrida. Sobre este movimento, é correto afirmar

  • A.

    A teoria literária do desconstrutivismo defende que não existe nenhuma verdade fixa e alcançável, mas apenas o caos e interpretações múltiplas. Neste aspecto, a arquitetura simula a aparência de caos por meio do desmembramento das formas que compõem a arquitetura

  • B.

    O desconstrutivismo reflete um mundo coeso e uniforme, apresentando uma arquitetura variada, porém, com formas bem definidas, que proporcionam espaços inovadores e acolhedores.

  • C.

    Assim como na arquitetura modernista, o desconstrutivismo apresenta formas regulares, com o uso de materiais como tijolos aparentes, armações metálicas aparentes, com a finalidade de deixar as pessoas psicologicamente mais acolhidas e tranqüilas

  • D.

    O desconstrutivismo reflete o mundo em confusão e, por isso, apresenta uma arquitetura racional, com formas variadas, porém, conseguindo um equilíbrio formal observado somente na arquitetura clássica.

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Considerando a arquitetura no Brasil, é correto afirmar:

  • A.

    A casa popular urbana, no período colonial, praticamente teve a mesma tipologia de planta baixa, assim como as técnicas construtivas que eram as mesmas em todo o Brasil.

  • B.

    Na primeira metade do séc. XIX, com a Revolução Industrial, a tipologia arquitetônica, das habitações no Brasil, deixa de ser a Casa de Porão Alto, para ser a dos edifícios de apartamentos

  • C.

    Na arquitetura religiosa, verifica-se a contribuição do arquiteto Antônio José Landi para o crescimento da arquitetura religiosa na Região Norte. Dentre as principais características desse tipo de construção observam-se: plantas de várias naves com ênfase no estilo renascentista.

  • D.

    A Revolução Industrial do séc. XIX contribuiu significativamente para modificação da planta baixa da habitação no Brasil, pois o programa de necessidades havia também se alterado. As salas de jantares, salas de visitas e salas de banho foram algumas das modificações observadas nesta época

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Considerando a arquitetura do séc. XX no Brasil, é correto afirmar:

  • A.

    O modernismo, de uma forma geral, aceita as referências históricas para a produção de uma nova arquitetura, considerando-as principalmente como ornamento e, por isso, necessárias. Com isso, a produção que começou a ser realizada pelos arquitetos modernos, podia facilmente se adaptar às necessidades de todos os países, daí o caráter internacional do movimento.

  • B.

    No Brasil, os arquitetos pós-modernos utilizaram uma série de estratégias para estabelecer a crítica do modernismo. Entre estas estratégias a principal foi a reavaliação do papel da história, reabilitada na composição arquitetônica, principalmente como meio de garantir a sobrevivência da arquitetura moderna.

  • C.

    Marco da arquitetura moderna no Brasil, o edifício do Ministério de Educação e Saúde (atual Palácio Gustavo Capanema) reflete a tentativa de utilizar os preceitos racionais da arquitetura de Le Corbusier: emprego de formas simples e geométricas, o térreo com pilotis e o terraçojardim, a fachada envidraçada, as aberturas horizontais e a integração dos espaços interno e externo, dentre outras características.

  • D.

    A arquitetura moderna no Brasil promoveu a desvinculação com a revolução industrial e com as novas técnicas e materiais por ela disponibilizados. Na origem, seu interesse inicialmente era puramente estético e pretendia resolver as necessidades da humanidade e direcioná-las para um mundo em que estariam satisfeitas as condições fundamentais da existência, tanto a nível prático-funcional quanto simbólico.

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No ano de 2005, mais precisamente em julho, um casarão de dois pavimentos, localizado no bairro da Campina, área do centro histórico de Belém, sofreu um incêndio, tornando-se irrecuperáveis partes da construção anteriormente existente. Em sua teoria do restauro, Cesare Brandi (1096 ? 1988) afirma:

"A restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro?.

 "[...] A restauração deve visar ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possível, sem cometer falso artístico ou um falso histórico, e sem cancelar nenhum traço da passagem da obra de arte no tempo?. (BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Tradução Beatriz Mugayar Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. p.30-33)

Segundo a Teoria de Brandi, nesse tipo de intervenção de restauração, o edifício danificado deveria ser:

  • A.

    conservado como ruína, única maneira de mantê-lo como patrimônio.

  • B.

    reconstruído exatamente como era antes do incêndio, a partir de pesquisa histórica em fotos da época

  • C.

    demolido o restante da edificação e substituir por nova edificação que mantivesse a relação construtiva e urbanística anteriormente existente.

  • D.

    reproposto, considerando de forma critica os aspectos históricos e estéticos da construção histórica.

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Na década de 90, uma Rocinha, localizada na Av. Almirante Barroso, desabou em função do seu precário estado de conservação, restando algumas partes de paredes, ou seja, o prédio ficou totalmente arruinado. Considerando nesta situação, a teoria do Restauro Crítico, é correto afirmar que:

  • A.

    a área arruinada vai sofrer a intervenção de consolidação, não podendo ser restaurada por ser uma ruína, estando comprometida a sua umidade potencial do inteiro, que está vinculada diretamente aos fragmentos do monumento.

  • B.

    o edifício deve ser reconstruindo na sua feição original, obedecendo a mesma técnica construtiva tradicional

  • C.

    o edifício deve ser demolido e substituído por outro com características contemporâneas.

  • D.

    o edifício deve ser reconstruído tendo como referencia as fotografias e imagens do edifício antes do desabamento

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Considerando que a Carta de Restauro de Atenas, e a Carta de Veneza abordam o conceito de monumento histórico, e que existe uma evolução deste conceito em relação ao patrimônio histórico, é correto afirmar:

  • A.

    Enquanto na Carta de Restauro de Veneza, o entorno de um monumento histórico funcionava como um "quadro" para a proteção de um objeto de excepcional valor, na Carta de Atenas o ?quadro? passa também a ser considerado patrimônio histórico.

  • B.

    evolução do conceito de monumento histórico é mais bem abordada na Carta de Veneza, em função de valorizar não só os monumentos considerados obras-de-arte, as criações grandiosas e isoladas, mas também ao seu entorno, e as obras modestas que, com o decorrer da história, assumiram significação cultural.

  • C.

    A Carta de Restauro de Atenas, visando discutir uma nova arquitetura e um novo urbanismo, valoriza a herança do passado, ou seja, valoriza o monumento e o patrimônio Histórico, o que não acontece na Carta de Veneza que renega a herança do passado.

  • D.

    A Carta de Veneza salvaguarda apenas o monumento como patrimônio histórico, sem fazer referencia ao seu entorno, ao contrario do que é observado na Carta de Restauro de Atenas que salvaguarda o monumento e seu entorno.

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Belém do Pará possui um grande acervo de prédios representativos do Movimento Eclético fruto, em grande parte, da época do apogeu da borracha, situados no centro histórico da cidade. Um desses prédios, em maio de 2004, sofreu um abalo estrutural fazendo com que entorno de 30% do seu espaço físico desmoronasse. Considerando a concepção do projeto de restauração e que a intervenção deve seguir a linha do Restauro Estilístico, é correto afirmar que a área afetada deve ser:

  • A.

    recomposta de maneira crítica, considerando os aspectos históricos e estéticos da construção, utilizando a técnica construtiva atual, para que não se cometa um falso histórico e estético

  • B.

    reconstruída, diferentemente da unidade estilística original do edifício, utilizando técnica construtiva tradicional.

  • C.

    reconstruída, tendo como referencial a unidade estilística original do edifício, utilizando a mesma técnica construtiva tradicional, sem a preocupação em cometer um falso histórico ou um falso estético.

  • D.

    consolidada, funcionando como registro histórico do edifício.

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Para se desenvolver uma intervenção de restauração em um edifício histórico é necessário o desenvolvimento de um projeto de restauro detalhado e bem estruturado, que dê suporte às obras de conservação e restauração necessárias à preservação e revitalização da edificação. Considerando a metodologia do projeto de restauro, é correto afirmar:

  • A.

    As etapas e fases do projeto de restauro são iguais a de um projeto de arquitetura, acrescido do histórico da edificação

  • B.

    As etapas e fases do projeto de restauração seguem, em principio, as mesmas etapas do projeto de arquitetura, mas a edificação deve ser pesquisada considerando o seu entorno, se conhecer sua essência, sua história, seu estado de conservação, seu sistema construtivo, as intervenções que sofreu ao longo de sua existência.

  • C.

    As etapas e fases do projeto de restauro são totalmente diferentes das de um projeto de arquitetura, sendo necessário apenas o conhecimento da edificação quanto a sua histórica.

  • D.

    As etapas e fases do projeto de restauração são diferentes das de um projeto de arquitetura, o edifício histórico deve ser estudado como uma edificação construída como um todo.

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