Lista completa de Questões sobre Paisagístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um levantamento planialtimétrico e cadastral consiste numa minuciosa avaliação da área a ser trabalhada. Enquanto a altimetria registra o grau de declividade do terreno, ilustrando o desenho com curvas de nível, a planimetria se encarrega de registrar o perímetro e todos os elementos naturais existentes, como canteiros, caminhos etc. O cadastro, por sua vez, reforça o mapeamento de forma a locar no desenho tudo que possa existir, como, por exemplo, luminárias, torneiras, caixas de inspeção, galerias, fiações e encanamentos subterrâneos ou aéreos, mapeamento da copa das árvores, dos maciços de arbustos, bancos, fontes etc. O trecho anterior se refere ao planejamento de projeto
Na arte paisagística do período barroco,
A utilização de espécies nativas no desenvolvimento dos projetos de paisagismo de grandes áreas é importante pelo seu aspecto preservacionista. Um exemplo de espécie nativa frutífera, apreciada pela fauna, muito presente nas florestas brasileiras, é o(a)
No projeto de paisagismo, é necessário definir o modelo de plantio adequado a cada espécie. Para áreas sujeitas à erosão e com necessidade de rápida cobertura, a malha deve ser proposta de forma que a densidade corresponda a
A respeito de fundações, estruturas e demais aspectos técnicos de projetos em edificações, julgue os próximos itens.
Se uma área contiver vegetação autóctone ou em regime de proteção, o projeto de paisagismo deverá contemplar a análise fisiográfica do terreno, bem como a delimitação de áreas a serem preservadas.
Para Burle Marx, o desenho de um jardim é, principalmente, uma reintegração estética dos elementos da paisagem envolvente.
Os primeiros jardins e parques públicos implantados no Rio de Janeiro foram criticados pela exploração predatória da paisagem e dos recursos naturais.
O paisagismo de François Glaziou tinha como premissa a valorização da paisagem tropical.
A grande inovação de Burle Marx em paisagismo foi utilizar plantas nativas, seguindo uma estética ligada ao Renascimento.
Burle Marx é considerado modernista devido ao constante uso de linhas retas em seus jardins.
Além da beleza, os Ipês Amarelos apresentam-se como boa alternativa para barreiras vegetais translúcidas e para sombreamentos leves em jardins, praças e demais espaços abertos.
A árvore é adaptada ao crescimento em ambientes abertos e expostos à luz direta, possui raiz de sustentação e absorção profunda, o que a recomenda para o plantio em calçadas.
A folhagem é bastante ornamental, destacando-se ao sol pelo tom verde brilhante e pela extensa copa, capaz de fornecer sombreado denso, o que indica seu uso também para estacionamentos.
O Ipê Amarelo é usado com frequência em paisagismo de parques e jardins, tanto pela beleza como pelo porte elegante, e para a arborização urbana, por apresentar raiz pivotante.
A espécie é caducifólia e a queda das folhas coincide com o período de floração, ampliando a beleza da árvore com a exposição exclusiva das flores, que atraem principalmente beija-flores.
Considerando as figuras acima, julgue o item a seguir.
O terraço-jardim projetado para o edifício Gustavo Capanema é considerado um marco do paisagismo brasileiro. Definido por formas racionais e modernistas, o jardim possui uma configuração inédita no país e no mundo. Nesse projeto, Burle Marx trabalhou com uma linguagem modulada, identificada com as vanguardas artísticas da época, como a arte abstrata, o concretismo e o construtivismo. As plantas baixas de seus projetos lembram, muitas vezes, telas abstratas, como se pode verificar no projeto de jardim da figura 1.Os renomados projetos de paisagismo do Parque da Juventude e da reforma do Vale do Anhangabaú, ambos em São Paulo, são obras de qual arquiteto-paisagista?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...