Questões sobre Paisagístico

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“Um levantamento planialtimétrico e cadastral consiste numa minuciosa avaliação da área a ser trabalhada. Enquanto a altimetria registra o grau de declividade do terreno, ilustrando o desenho com curvas de nível, a planimetria se encarrega de registrar o perímetro e todos os elementos naturais existentes, como canteiros, caminhos etc. O cadastro, por sua vez, reforça o mapeamento de forma a locar no desenho tudo que possa existir, como, por exemplo, luminárias, torneiras, caixas de inspeção, galerias, fiações e encanamentos subterrâneos ou aéreos, mapeamento da copa das árvores, dos maciços de arbustos, bancos, fontes etc.” O trecho anterior se refere ao planejamento de projeto

  • A. paisagístico.
  • B. arquitetônico.
  • C. de fachadas verdes.
  • D. de decoração exterior.

Na arte paisagística do período barroco,

  • A. os jardins das altas classes, segundo pesquisadores, eram recintos geométricos amplamente cultivados, constituindo uma mínima parte do colorido com desenho linear, formado pela agricultura do estreito do Nilo.
  • B. os jardins, que eram uma clara extensão da arquitetura, inicialmente surgiram nas propriedades rurais dos arredores da cidade de Roma, sendo os pátios ajardinados das casas de Pompeia os precursores da tradição dos pequenos jardins.
  • C. as ideias de movimento e de expansão além dos limites finitos regiam o desenho do espaço renascentista.
  • D. a arte paisagística, mais intuitiva que o produto de um desenho consistente, estava quase inteiramente confinada ao claustro.
  • E. as montanhas e a selva formavam conjuntamente uma imensa paisagem da qual emergiam os grandes monumentos do homem espiritual.

A utilização de espécies nativas no desenvolvimento dos projetos de paisagismo de grandes áreas é importante pelo seu aspecto preservacionista. Um exemplo de espécie nativa frutífera, apreciada pela fauna, muito presente nas florestas brasileiras, é o(a)

  • A. bracatinga (Mimosa bracaatinga)
  • B. açoita-cavalo (Luehea divaricata)
  • C. angico (Piptadenia rigida)
  • D. embaúba (Cecropia catarinensis)
  • E. cabreúva (Myrocarpus frondosus)

No projeto de paisagismo, é necessário definir o modelo de plantio adequado a cada espécie. Para áreas sujeitas à erosão e com necessidade de rápida cobertura, a malha deve ser proposta de forma que a densidade corresponda a

  • A. 625 mudas/ha
  • B. 833 mudas/ha
  • C. 1.110 mudas /ha
  • D. 1.666 mudas/ha
  • E. 2.500 mudas/ha

  • A. A figura 3 mostra o corte em um jardim, sem cota, mas com escala humana, no qual consta um riacho acessado por uma pequena escada e em cuja parte superior se observa uma rampa de inclinação acentuada.
  • B. Depreende-se das seções A e C da figura 4 que o relevo do terreno está mais acidentado nas extremidades do lado direito da planta e que, no meio, esse terreno apresenta um ligeiro aclive em direção ao lado esquerdo da planta, onde a vegetação é mais densa.
  • C. A representação do paisagismo com desenho técnico preciso é inadequada, pois diferentemente do que ocorre na arquitetura e no design, que lidam com objetos definidos, no paisagismo são representadas formas da natureza imprecisas.
  • D. Utilizando-se o desenho em perspectiva, como o ilustrado na figura 1, garante-se maior precisão nas informações do projeto.
  • E. A árvore maior, à direita, na figura 2, que ilustra uma perspectiva de um conjunto de árvores e arbustos, tem a altura inferior a 5,0 m.

A respeito de fundações, estruturas e demais aspectos técnicos de projetos em edificações, julgue os próximos itens.

Se uma área contiver vegetação autóctone ou em regime de proteção, o projeto de paisagismo deverá contemplar a análise fisiográfica do terreno, bem como a delimitação de áreas a serem preservadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Para Burle Marx, o desenho de um jardim é, principalmente, uma reintegração estética dos elementos da paisagem envolvente.

  • B.

    Os primeiros jardins e parques públicos implantados no Rio de Janeiro foram criticados pela exploração predatória da paisagem e dos recursos naturais.

  • C.

    O paisagismo de François Glaziou tinha como premissa a valorização da paisagem tropical.

  • D.

    A grande inovação de Burle Marx em paisagismo foi utilizar plantas nativas, seguindo uma estética ligada ao Renascimento.

  • E.

    Burle Marx é considerado modernista devido ao constante uso de linhas retas em seus jardins.

  • A.

    Além da beleza, os Ipês Amarelos apresentam-se como boa alternativa para barreiras vegetais translúcidas e para sombreamentos leves em jardins, praças e demais espaços abertos.

  • B.

    A árvore é adaptada ao crescimento em ambientes abertos e expostos à luz direta, possui raiz de sustentação e absorção profunda, o que a recomenda para o plantio em calçadas.

  • C.

    A folhagem é bastante ornamental, destacando-se ao sol pelo tom verde brilhante e pela extensa copa, capaz de fornecer sombreado denso, o que indica seu uso também para estacionamentos.

  • D.

    O Ipê Amarelo é usado com frequência em paisagismo de parques e jardins, tanto pela beleza como pelo porte elegante, e para a arborização urbana, por apresentar raiz pivotante.

  • E.

    A espécie é caducifólia e a queda das folhas coincide com o período de floração, ampliando a beleza da árvore com a exposição exclusiva das flores, que atraem principalmente beija-flores.

Considerando as figuras acima, julgue o item a seguir.

O terraço-jardim projetado para o edifício Gustavo Capanema é considerado um marco do paisagismo brasileiro. Definido por formas racionais e modernistas, o jardim possui uma configuração inédita no país e no mundo. Nesse projeto, Burle Marx trabalhou com uma linguagem modulada, identificada com as vanguardas artísticas da época, como a arte abstrata, o concretismo e o construtivismo. As plantas baixas de seus projetos lembram, muitas vezes, telas abstratas, como se pode verificar no projeto de jardim da figura 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os renomados projetos de paisagismo do Parque da Juventude e da reforma do Vale do Anhangabaú, ambos em São Paulo, são obras de qual arquiteto-paisagista?

  • A. Gustavo Garrido.
  • B. Rosa Grena Kliass.
  • C. Antonio Viana Barreto.
  • D. Garret Eckbo.
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