Questões sobre Planejamento e Controle de Obras

Lista completa de Questões sobre Planejamento e Controle de Obras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Lei nº 8.666/92 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nesse sentido assinales as assertivas apresentadas com V, para Verdadeiras, e com F, as Falsas, para as modalidades de licitações preconizadas pela norma: ( ) Carta Convite ( ) Orçamento ( ) Tomada de Preços ( ) Concorrência ( ) Concurso ( ) Pesquisa ( ) Leilão ( ) Pregão

    A) F, V, F, V, F, V, F, V.

    B) V, V, F, F, F, F, V, V.

    C) F, F, V, V, V, F, F, V.

    D) V, F, V, V, V, F, V, V.

Um dos documentos que permite o gerenciamento de execução de uma obra em termos de avanço de etapas cronologicamente e dos desembolsos de recursos para a sua efetivação é denominado:

    A) Memorial Descritivo.

    B) Cronograma Físico – Financeiro.

    C) Caderno de Encargos.

    D) Orçamento de Preços.

Analise as assertivas abaixo em relação aos procedimentos de trâmite e regularização de projetos e obras e assinale V, se verdadeiras, e F se falsas. ( ) O Alvará de Licença para Construção, ou simplesmente Alvará de Construção, é o diploma legal que atesta que a execução da obra está autorizada. ( ) Deverá haver responsável técnico pela elaboração dos projetos assim como pela execução da obra. ( ) A emissão do “Habite-se” é o primeiro passo no processo de regulamentação de um projeto de construção junto a uma Prefeitura Municipal. ( ) Não é obrigatória a matrícula da obra junto a Receita Federal. Assinale a sequência correta:

    A) V, V, F, F.

    B) V, F, F, F.

    C) V, V, V, F.

    D) V, V, V, V.

Para o cálculo do preço final de venda dos serviços de execução da obra, é necessário inicialmente levantar todos os custos diretos envolvidos e, depois, adicionar uma margem sobre ele de modo a cobrir todos os gastos incidentes: custo direto, despesas indiretas e benefício.


Nesse contexto, o que são despesas indiretas?

    A) Despesas com a preparação do canteiro de obras, sua mobilização e desmobilização.

    B) Despesas com material e mão de obra que serão incorporadas ao estado físico da obra.

    C) Despesas que, embora não incorporadas à obra, são necessárias para a sua execução, além de impostos, taxas e contribuições.

    D) Previsão de benefício ou lucro esperado pelo construtor mais uma taxa de despesas comerciais e reserva de contingência.

O Código de Posturas do Município de Panambi disciplina o uso de placas de informações de obras. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As obras estão atualmente liberadas do uso de placa, devido à insegurança de divulgar as informações pessoais de responsáveis técnicos. Previsto sem aplicação de multa.

( ) Deverão ser mantidas, em local visível, placas de identificação em que conste o órgão ou entidade responsável. Previsão de multa de 500 a 1000 reais.

( ) Placas de identificação em que constem o órgão ou entidade responsável, a firma empreiteira, o responsável técnico, a data de início dos trabalhos e a data prevista para sua conclusão. Previsão de multa de 50 a 1000 reais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – F.

    B) V – V – V.

    C) F – V – V.

    D) F – F – V.

    E) F – F – F.

O orçamento é considerado desonerado, de acordo com a Lei nº 12.546/2011, quando:

    A) Os Benefícios e Despesas Indiretas – BDI é aplicado só no material.

    B) No Encargo Social, é desconsiderado o INSS.

    C) Não incide Encargos Sociais sobre o orçamento.

    D) Resulta em preço final global mais alto.

    E) Resulta no preço mais baixo, necessariamente.

No orçamento de obra pública, o acordão TCU 2622/2013 instrumenta parâmetros para valores mínimos e máximos dos serviços de administração de obra. Qual o intervalo percentual de Administração local inserido no custo direto para uma ordem de construção de rede de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas?

    A) 3,49% a 8,87%.

    B) 1,98% a 10,68%.

    C) 4,13% a 10,89%.

    D) 1,85% a 7,45%.

    E) 6,23% a 9,09%.

Os custos diretos e a taxa de Benefício e Despesas Indiretas (BDI), a qual engloba os custos indiretos e o lucro, compõem o preço:

    A) Final de venda da obra.

    B) Estimado de custo da obra.

    C) Estimado de investimento da obra.

    D) Variável final da obra.

    E) Final estimado para a obra.

Para prever o quantitativo de telhas necessário para a execução da cobertura ilustrada nas figuras a seguir, o arquiteto está considerando, em seus cálculos, o aumento de telhas com a inclinação de 60%. O fornecedor das telhas prevê um consumo de 30 telhas para cada m², bem como o acréscimo de 10% de quebras e perdas para a execução dessa cobertura.

Os dados geométricos do telhado são os seguintes:
comprimento = 20 metros; largura = 10 metros; inclinação da água = 60%.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade Q, aproximada, de telhas que o arquiteto deve estimar ao fazer o orçamento prévio da cobertura desse telhado.

    A) 6.000 < Q < 6.450

    B) 6.450 < Q < 7.000

    C) 7.800 < Q < 8.300

    D) 7.000 < Q < 7.200

    E) 7.200 < Q < 7.800

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...