Questões sobre Projeto

Lista completa de Questões sobre Projeto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os fluxogramas I e II acima, que correspondem, respectivamente, a duas residências, julgue os itens que se seguem

Do ponto de vista das circulações, a casa correspondente ao fluxograma II é melhor que a casa correspondente ao fluxograma I pois possui lavabo e suíte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que responde corretamente ao seguinte enunciado:

Numere os passos do processo de projeto para resolver os problemas em sequência, indo do estado inicial para o estado futuro imaginado.

( ) Preparação.

( ) Avaliação.

( ) Iniciação.

( ) Ação.

( ) Confecção da proposta.

  • A. 2 – 4 – 1 – 5 – 3.
  • B. 3 – 2 – 5 – 1 – 4.
  • C. 4 – 1 – 3 – 2 – 5.
  • D. 1 – 5 – 2 – 4 – 3.

Entendendo o espaço como protagonista da arquitetura, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A arquitetura é como uma grande escultura escavada, em cujo interior o homem penetra e caminha.

II. A planta de um edifício não é, efetivamente, mais do que uma projeção abstrata em plano horizontal de todas as suas paredes, uma realidade que ninguém vê a não ser no papel, cuja única justificação depende da necessidade de medir, para os operários que devem executar materialmente o trabalho, as distâncias entre os vários elementos da construção.

III. As fachadas e as seções longitudinais, interiores e exteriores, servem para medir as alturas.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas II e III estão corretas.
  • C. Apenas I e III estão corretas.
  • D. I, II e III estão corretas.

Em relação ao coeficiente de aproveitamento, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A área situada ao nível do subsolo, destinada a lazer e recreação de uso comum em edificações residenciais multifamiliares não são computadas, para efeito de cálculo do coeficiente de aproveitamento.
  • B. As varandas abertas - situadas em unidades residenciais - que tenham área total equivalente a até 10% (dez por cento) da área do pavimento onde se localizam não são computadas, para efeito de cálculo do coeficiente de aproveitamento.
  • C. Os compartimentos destinados a depósito de lixo, nas dimensões mínimas estabelecidas em legislação específica são computadas, para efeito de cálculo do coeficiente de aproveitamento.
  • D. A área de circulação horizontal coletiva até o limite correspondente à 2 (duas) vezes a área da caixa dos elevadores não são computadas, para efeito de cálculo do coeficiente de aproveitamento.

MELHADO (2005) propõe a organização do processo de projeto, determinando as etapas e seus produtos correspondentes, conforme tabela abaixo.


As letras de A a F correspondem, respectivamente, às etapas denominadas

  • A. Idealização do produto; Desenvolvimento do produto; Formalização; Detalhamento; Planejamento para a execução e Entrega.
  • B. Desenvolvimento do produto; Idealização do produto; Formalização; Planejamento para a execução; Detalhamento e Entrega.
  • C. Idealização do produto; Formalização; Desenvolvimento do Produto; Planejamento para a execução; Entrega e Detalhamento.
  • D. Desenvolvimento do produto; Formalização; Idealização do produto; Planejamento para a execução; Detalhamento e Entrega.
  • E. Planejamento para a execução; Formalização; Desenvolvimento do produto; Detalhamento; Idealização do produto e Entrega.

O arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) é responsável por significativas experiências, como a concepção da escola de Abadiânia (GO) e a criação do CIACs, da Fábrica de Escolas do Rio de Janeiro e dos Hospitais da Rede Sarah, entre outras.

O excerto que contém uma síntese correta dos conceitos que norteiam a obra do arquiteto Lelé é:

  • A. Uma teoria de proporções foi por ele proposta. Forneceu descrições de como essa teoria materializou-se em seus projetos. Seus desenhos e projetos são, por esta razão, um fértil terreno para o estudo da Geometria na sua conexão com a Arquitetura. Afirmou que “A matemática é o magistral edifício imaginado pelo homem para compreender o Universo. Nela encontra-se o absoluto e o infinito, o apreensível e o não apreensível (...). Deixai-vos permanecer nele, maravilhados diante de tanta luz intensamente espalhada.”.
  • B. A funcionalidade dos edifícios é peculiar ao período de implantação, quando a sustentabilidade e a acessibilidade não tinham a força atual no vocabulário construtivo. A arquitetura exprime o limite do concreto armado, com o mínimo de exigência dos apoios e fundações. Sua preocupação fundamental está em conceber um elemento novo, que não se apropria de modelos habituais nos quais a arquitetura moderna se inspira, sem deixar a poética da surpresa e da emoção. Le Corbusier classifica a obra desse arquiteto como "magnífica de invenções, de coragem e de otimismo".
  • C. As novas soluções construtivas proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico, os novos materiais e as novas possibilidades estruturais vinculados a uma produção industrial baseada na ideia da renovação estão a favor da construção do espaço que atende à essência humana, ideia que se constrói também em respeito à cultura, à memória e à história de cada lugar, e que, portanto, não pode ser transformada em uma arquitetura de efeito, um produto. No discurso do próprio arquiteto, "saber interpretar os novos sonhos e desejos do ser humano" deve ser a prerrogativa.
  • D. A busca é para encontrar o emblema brasileiro na arquitetura moderna, uma identidade regional dentro de um contexto repleto de signos importados que desprezou a brasilidade. Na perspectiva do regionalismo crítico, ele certa vez afirmou: “Cabe-nos agora recuperar todo esse tempo perdido, estendendo a mão ao mestre de obras sempre tão achincalhado, ao velho portuga” de 1910, porque − digam o que quiserem − foi ele quem guardou sozinho, a boa tradição.”
  • E. O processo metodológico deixa margem para a criatividade, de onde deriva uma abordagem empírica que se torna o próprio lastro do projeto. Explora a estrutura metálica e a argamassa armada de execução relativamente simples e custo limitado, para conformação de espaços funcionais, com conforto ambiental e acessibilidade para atendimento das necessidades do usuário. Para Giulio Carlo Argan, o arquiteto viabilizou a produção seriada num ambiente cultural ainda profundamente resistente à industrialização e à racionalização da construção.

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

________________________ é a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura deste plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.

  • A. Planta de locação
  • B. Planta de edificação
  • C. Planta de situação
  • D. Fachada
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...