Lista completa de Questões sobre Sistemas Construtivos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mobilidade horizontal para a grande viga-caixão da cobertura de concreto, que vence um vão de 60 metros, é necessária para permitir:
I. o encurtamento elástico inicial da viga ao se lhe aplicar a protensão.
II. os movimentos sísmicos.
III. o encurtamento devido à retração e à fluência.
IV. os movimentos térmicos.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
I e IV.
IV.
I e III.
I, III e IV.
Analise, abaixo, o detalhe construtivo, corte de um jardim sobre laje de cobertura. Os elementos 1 e 2 são, respectivamente,
acerto de superfície e proteção mecânica.
impermeabilização e manta geotêxtil.
tela galvanizada e proteção térmica.
primer e manta.
mastique e adesivo epóxi.
Arquitetura - Sistemas Construtivos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A figura abaixo ilustra alguns tipos de patologias em estruturas de concreto armado e paredes de alvenaria passíveis de ocorrer em construções.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as patologias indicadas na figura, suas causas e soluções.
A patologia indicada pelo no 4 consiste em fissuras provocadas pela flexão composta (flexocompressão). Para evitá-las, deve-se aumentar a taxa de aço na parte superior da viga e aumentar a relação água/cimento.
As fissuras de no 6 e 7 indicam o superdimensionamento de vergas e contravergas das aberturas que causam sobrecarga nas fiadas da alvenaria. Neste caso, eliminam-se as vergas e contravergas.
As patologias de no 1 e 2 são chamadas de fissuras de assentamento plástico e são causadas pelo número insuficiente de estribos em pontos críticos dos pilares.
A patologia de no 5 é denominada fissuras por dessecamento superficial e é causada pela água exsudada. O procedimento para evitar tal patologia é concretar as lajes em dias de alta temperatura, baixa umidade do ar e muito vento.
As fissuras indicadas pelo no 3 são causadas quando as tensões principais de tração atuantes na flexão da viga atingem a resistência à tração do concreto. Para evitá-las, deve-se dimensionar corretamente a armadura destinada a resistir completamente à flexão.
Em uma estrutura de concreto armado, as lajes maciças consomem grande quantidade de concreto. Considerando que a parte tracionada do concreto não trabalha, mas pesa, é possível eliminar, ao máximo, esse peso. Com o uso de formas, pode-se ter uma laje que apresente um espaço sem o concreto (vazio) e outro não (concreto e armadura). A esta laje, damos o nome de laje:
resistente.
rugosa
nervurada.
fracionada.
ociosa
O estado limite relacionado ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine a paralisação do uso da estrutura, denomina-se
último.
final.
de abertura das fissuras.
de compressão final.
de compressão excessiva.
O pilar é uma peça chave na estrutura de uma edificação. Em relação a esta peça, é possível afirmar:
Os pilares são as peças que oferecem a menor dificuldade na hora da concretagem.
Na estruturaemconcreto armado deumedifício, a seção horizontal de um pilar vai crescendo dos andares mais altos para os mais baixos.
Para o dimensionamento de um pilar deve se conhecer o fck do concreto a ser utilizado e a carga que este pilar deverá suportar.
A maior taxa de armadura de um pilar é de 8% de Ac (área de concreto).
Após o cálculo da seção horizontal de concreto e da armadura de um pilar, este pode ser utilizado em outro local da edificação independente da altura deste pilar.
40, 10 e 75.
50, 12,5 e 100.
60, 12 e 60.
75, 20 e 90.
80, 20 e 80.
Entre os sistemas estruturais de aço mais usuais estão as Grelhas. A respeito desse tipo de sistema estrutural, considere o seguinte:
I. é composto de vigas que se cruzam, sendo considerada grelha apenas quando apresenta desenhos na forma de retângulos ou quadrados.
II. as barras que a compõem podem ser de alma cheia, treliçadas ou vierendeel.
III. para que se comporte adequadamente, é necessário que os cruzamentos das vigas se constituam em vínculos rígidos, ou seja, que sejam capazes de absorver momentos fletores.
IV. trata-se de uma estrutura espacial, como também o é a treliça espacial.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
III e IV.
A tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto, denomina-se
hidrante.
coluna principal.
barrilete.
ramal principal.
ramal.
A descarga elétrica inadmissível, no interior ou na proximidade do volume a proteger, provocada pela corrente de descarga atmosférica, denomina-se
raio.
centelhamento perigoso.
arco elétrico.
curto atmosférico.
surto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...