Lista completa de Questões sobre Sistemas Construtivos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na instalação de esgoto de um banheiro, detectou-se um problema na tubulação que liga o lavatório ao ralo sifonado. Logo, esse problema está ocorrendo em um(a)
ramal de esgoto
ramal de descarga
coletor predial
subcoletor
tubulação de alívio
No que se refere à fiscalização de uma obra, que envolve acompanhamento da aplicação dos recursos, controle da qualidade dos materiais empregados e conhecimento sobre a documentação gerada na obra, julgue os próximos itens.
No caso de modificação na posição das alvenarias ou na estrutura, durante a execução das instalações hidráulicas, é permitida alteração do traçado das redes quando necessário, desde que essas alterações não interfiram nos cálculos já aprovados.
A diferença de nível entre a superfície do terreno e a geratriz superior externa do coletor, no projeto de rede coletora de esgoto sanitário, é denominada
recobrimento
profundidade
sifão invertido
passagem forçada
terminal de limpeza
Alvenaria Estrutural é o sistema de construção que utiliza blocos, argamassa de assentamento, aço colocado em caneletas e furos dos blocos, grouth. É um sistema estrutural econômico e rápido. Podemos citar como outra vantagem desse sistema a:
facilidade de instalações elétricas e hidráulicas;
inexistência de projeto específico;
possibilidade de modificar a posição das paredes, já que inexistem elementos de concreto armado;
possibilidade de aplicá-lo direto ao solo, sem necessidade de fundação;
mão de obra simples e barata.
As redes de infraestrutura bem como as áreas edificadas e livres devem ser consideradas na composição do espaço urbano, uma vez que, de acordo com sua proposição, tais redes oferecem mais qualidade ao funcionamento do conjunto urbano, articulando coerentemente forma, função e estrutura. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
Considere a figura abaixo, que representa dois modos distintos de ligação predial entre a rede pública de distribuição e a instalação elétrica dos prédios. Nessa situação, o modo a, de distribuição individual, em comparação com o modo b, de distribuição duas a duas, oferece uma economia na ordem de 10% nos custos de distribuição da rede.
Supraestrutura de uma edificação é o conjunto basicamente formado por:
sapatas, vigas e baldrames;
fundações, baldrames e cintas;
fundações, cintamento superior e vigas;
pilares, vigas e lages;
pilares e cintas.
O fator de demanda para um ponto de distribuição de uma instalação elétrica é a relação entre:
o consumo e a potência instalada;
o consumo e a potência projetada;
a demanda máxima e a respectiva potência instalada;
a demanda mínima e a respectiva potência instalada;
a demanda prevista e a potência estimada.
Sobre a utilização do concreto nas construções, pode-se afirmar que:
a dosagem empírica dos componentes deve observar o grau de plasticidade, previamente ensaiada em laboratórios idôneos, e adequada à execução das diversas partes da obra;
a cura cuidadosa deve ter o concreto obtido a partir de dosagem racional feita por qualquer método, baseado entre a quantidade de água e o peso do cimento;
a influência da água na trabalhabilidade do concreto não se relaciona aos fatores internos e externos, principalmente nas fases de produção do traço;
agentes inibidores de corrosão, inseticidas, difusores não são aditivos empregados;
para obtenção do concreto leve, é necessário retirar o agregado miúdo e leve, introduzir ar ou gás, obtendo misturas de massa inferiores a 2.400Kg/m³.
Nos projetos de estruturas, os desenhos de armação devem fornecer informações sobre posição, bitola (diâmetro), comprimento, dobras e corte das barras de aço.
O comprimento dos estribos da viga VC1A do desenho acima é:
Considere as seguintes características da laje nervurada de concreto armado:
I. Deve ser entendida como uma série de vigas bem próxima uma das outras que sustentam uma laje maciça.
II. Para que seja economicamente eficiente, é necessário que as nervuras comportem-se como vigas T, sendo necessário que a compressão se dê nas fibras em que se encontra a laje.
III. Lajes nervuradas biapoiadas com nervuras invertidas não são eficientes, pois a laje não colabora na compressão.
IV. Não é interessante o uso de laje nervurada em balanço, com laje na face superior, pois a compressão se dá nas fibras inferiores desaparecendo o comportamento de viga T.
É correto o que consta APENAS em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...