Lista completa de Questões sobre Urbanístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conjunto de sistemas técnicos de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções urbanas é conhecido como infraestrutura urbana. O sistema de infraestrutura urbana é composto de subsistemas que refletem como a cidade irá funcionar. Considere o corte esquemático de uma região urbana, ilustrado a seguir.
Assinale a alternativa que especifica corretamente os subsistemas numerados.
Nenhuma cidade está realmente preparada para o futuro sustentável. A urbanização causa mudanças climáticas locais, poluição, pela emissão de substâncias químicas tóxicas, colabora para a extinção de espécies ou é ativa em desmatamento através do crescimento urbano direcionado pelo consumo de bens (HALL e PFEIFFER, 2000). Um dos desafios no estudo dos impactos da cidade sobre o meio ambiente é o fenômeno da Ilha de Calor Urbana (ICU). Sobre as possíveis causas desse fenômeno, analise as afirmativas a seguir.
I - A poluição do ar presente na atmosfera urbana absorve e reemite radiação de onda longa para o ambiente urbano, elevando sua temperatura.
II - A obstrução do céu, provocada pelos edifícios, resulta em uma diminuição da perda de calor por radiação de ondas longas do espaço entre os edifícios (cânion); o calor é interceptado pelas superfícies de obstrução e absorvido ou irradiado de volta para o tecido urbano.
III - A evaporação da água nas áreas urbanas é diminuída por causa de superfícies impermeabilizadas" (materiais menos permeáveis e menor ocorrência de vegetação em relação às áreas rurais); como consequência, mais energia é absorvida na forma de calor latente e pouca na forma de calor sensível.
IV - O calor antropogênico liberado por processos de combustão, tais como o tráfego de veículos, equipamentos de arrefecimento e as indústrias, não influencia de forma significativa no fenômeno da ICU.
Está correto o que se afirma em
Tendo em vista a importância da arborização urbana, sobretudo por seus benefícios sociais e ecológicos, é necessário que os agentes envolvidos com a questão estejam em permanente interação para que, de forma participativa e criativa, sejam encontradas soluções de convivência com as várias estruturas e equipamentos das cidades. Quando se trata especificamente da iluminação pública, uma forma de dimensionar a desobstrução da iluminação em árvores no sentido longitudinal da via se dá pela seguinte equação:
Qual será a altura de montagem de uma luminária, localizada na região central entre duas árvores, sendo uma com altura mínima do galho de 3 m e outra de 4 m, com distância livre de 8 m uma da outra, de forma que a luz não seja obstruída pela vegetação?
Considerando que o conjunto de vias e quarteirões compõe a malha urbana de uma cidade, assinale a afirmativa correta.
Ao projetar a escada principal de uso coletivo de um edifício na cidade de Salvador, o arquiteto, em respeito às normas relativas à execução de obras desse Município, utilizou a fórmula 2h+p = 0,62m a 0,64 m, onde h é a altura do degrau, com máximo de 0,18m e p o piso, não podendo este ser inferior a 0, 27m.
Assinale a opção que indica o número de degraus e de patamar(es) intermediário(s), se este for o caso, sabendo que a escada deverá ter lances retos, duas mudanças de direção e altura a vencer de 3,06m.
No âmbito da morfologia urbana, o lote-parcela fundiária é um elemento morfológico do espaço urbano considerado como:
Em antítese à designação de Urbanismo Moderno, surgiu uma nova maneira de pensar a arquitetura e o urbanismo, rotulada de Novo Urbanismo, que apresenta como característica a:
A Praça Nossa Senhora da Luz, situada em Salvador, a partir do projeto de reforma da arquiteta Lucinei Neiva, realizado em 2000, destaca-se por
Mobiliário urbano é a designação dada a todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados em espaços públicos e privados. É definido também como o conjunto de objetos presentes nas vias e nos espaços públicos, sobrepostos ou adicionados aos elementos da construção ou da edificação. Em uma definição mais ampla, mobiliário urbano é a coleção de artefatos implantados no espaço público da cidade, de natureza utilitária ou de interesse urbanístico, paisagístico, estético, simbólico, cívico, cultural.
Com base nas definições de mobiliário apresentadas no texto, julgue os itens que se seguem.
Criados em São Francisco (EUA), os parklets vêm tomando conta de várias cidades brasileiras, como mostram as imagens a seguir. Esse tipo de ambiente é uma extensão da calçada, uma minipraça, com mobiliário e paisagismo que buscam renovar e ampliar a oferta de espaços públicos e de áreas para o uso de bares e restaurantes.
As principais tipologias hierarquizadas do subsistema viário são as vias locais, as coletoras, as arteriais e as expressas. Com base na figura apresentada, julgue os itens subsequentes, a respeito de subsistema viário, dimensionamento, geometria e pavimentação e subsistema de drenagem pluvial.
No que se refere à drenagem pluvial, verifica-se, na figura, um terreno bastante acidentado; e, na implantação da pista, estão previstos caimentos que conduzirão as águas para as sarjetas, evitando a formação de poças.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...