Lista completa de Questões sobre Ventilação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao controle ambiental das edificações, julgue os itens subsecutivos.
O uso da ventilação natural, apesar de proporcionar a circulação de ar fresco externo, pode ocasionar problemas acústicos por permitir ruídos externos e, por vezes, impedir o isolamento acústico entre os recintos.
Considerando os gráficos acima, que representam a incidência da luz solar sobre as três cidades indicadas, julgue os itens seguintes, a respeito de conforto térmico.
A ventilação de um ambiente por meio de shed ocorre por sucção. Assim, no hemisfério Sul, quando o vento dominante vem do leste, a abertura do shed deverá estar virada para oeste, podendo expor esse ambiente ao sol poente.
Julgue os itens que se seguem, referentes à ventilação e à exaustão nos projetos de arquitetura.
O efeito Venturi consiste em um fenômeno de coletor dos fluxos, formado por dois edifícios próximos, cujos eixos formam um ângulo agudo ou reto na direção do vento, acelerando a velocidade do vento no estrangulamento entre os edifícios.
A figura acima apresenta a planta das saídas de emergência de um edifício. A ventilação do recinto que antecede a caixa da escada, denominado antecâmara, pode ser garantida por janela para o exterior, por dutos de entrada e saída de ar ou por ventilação forçada (pressurização). A escada enclausurada à prova de fumaça (PF) corresponde à escada cuja caixa é dotada de portas e revestida de paredes corta-fogo, e à qual o acesso é garantido por antecâmara, igualmente enclausurada, ou por local aberto, a fim de evitar passagem de fogo e fumaça em caso de incêndio. A porta corta-fogo (PCF) é constituída por folha de porta, marco e acessórios. Considerando essas informações e a figura acima, julgue os itens que se seguem, acerca de prevenção de incêndios.
O ar que ventila a antecâmara provém da janela localizada na área da escada enclausurada e é reposto por exaustão através do duto de saída de ar.
Acerca dos fenômenos físicos da condução, convecção, radiação e evaporação, que subsidiam os princípios do desenho térmico, julgue os próximos itens.
A ventilação, fator preponderante para a existência do processo de convecção, pode ser viabilizada no projeto de arquitetura tanto por meio da posição das aberturas como pela criação do efeito chaminé nos telhados.
Arquitetura - Ventilação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A tendência natural do vento é penetrar no edifício pela zona de alta pressão e sair pela de baixa pressão. Durante o verão, em climas quentes-úmidos, para que se consiga uma ventilação de conforto, a abertura de entrada do ar nos compartimentos deve se apresentar
O gráfico acima apresenta informações acerca do movimento aparente do sol de Brasília, em que o retângulo sobreposto representa uma edificação. Os valores das horas de nascer e pôr do sol foram retificadas desconsiderando-se o horário de verão. A respeito do gráfico e da edificação nele intercalada, julgue os itens que se seguem.
A ventilação de uma abertura zenital (shed) é mais eficiente quando seu lado posterior está voltado para os ventos dominantes de leste e a abertura, para o oeste. Nessa posição, a proteção solar na abertura passa a ser dispensável, como pode ser verificado a partir do gráfico acima.
Considere que uma edificação com 12.000 m² de área, planejada para abrigar um órgão público, apresenta, entre outras, as características a seguir.
► Os subsolos para garagem, em dois níveis iguais, somam uma área de 5.000,00 m².
► Os dois pavimentos-tipo são ocupados com escritórios.
► A área do térreo em pilotis abriga um auditório com capacidade para 250 espectadores (300 m²), um foyer (150 m²), uma recepção (50 m²), uma caixa de escada, um espaço para a prumada de elevadores e um depósito que somam 100 m². O restante da projeção do pilotis ficou livre, sem vedações.
► O auditório, de planta trapezoidal, é semi-enterrado com um desnível de 1,00 m em direção ao palco.
► O pavimento de cobertura, que ocupa metade da área do pavimento-tipo, localiza-se no nível + 9,60. Os três níveis abaixo dessa cota, incluindo-se aí o pilotis, têm medidas de piso-a-piso idênticas.
► A outra metade do nível + 9,60 foi tratada de modo a receber um terraço aberto.
► A garagem está situada nos níveis – 3,00 m e – 6,00 m, considerando-se a cota de soleira com ± 0,00 no pilotis.
► O edifício tem 4 elevadores: dois para público e um de serviço, que atendem a todos os níveis; e um exclusivo para a diretoria, que liga o segundo pavimento (nível + 6,40) ao primeiro subsolo.
Em relação às características do edifício mencionado, julgue os itens a seguir.
Para determinar a potência do ar-condicionado do auditório, estima-se o volume de ar em 600 m³, considerando-se que o pé-direito médio é de 3,00 m.
Os gráficos apresentados acima correspondem ao zoneamento bioclimático brasileiro e às diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social, que integram a NBR 15220- 3/2005, relativa ao desempenho térmico de edificações. Com base nos gráficos apresentados, e sabendo-se que a pressão de vapor do ar (ordenada da esquerda) é dada em g/kg, a umidade do ar (ordenada da direita) em percentagem e a temperatura de bulbo seco (abscissa) em ºC, julgue os itens a seguir.
Quando o clima é quente e seco, o ar externo é, em geral, mais quente que o interno. Nessa condição, deve-se evitar a ventilação constante.
O Código de Edificações de um determinado município exige que, nas unidades domiciliares, a área de aeração/ iluminação deve corresponder a:1/8 da superfície de piso quando se tratar de sala, dormitório e cozinha; 1/10 da superfície de piso quando se tratar de banheiro e área de serviço.
Com base nos índices acima e considerando um apartamento que possui: uma sala de 20,00 m², dois dormitórios de 12,00m² cada, uma cozinha de 8,00m², um banheiro de 6,00m² e uma área de serviço de 8,00m², julgue as assertivas abaixo e assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...