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A Agenda Habitat é o documento aprovado por consenso pelos países participantes da Conferência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos Habitat II , realizada em Istambul, Turquia, em 1996. A Agenda Habitat é uma plataforma de princípios capazes de nortear práticas para a redução da pobreza e para a promoção de desenvolvimento sustentável.
De acordo com esse documento, os fatores definidores da habitabilidade NÃO se relacionam com a(o)garantia de posse das habitações
estabilidade da estrutura física das residências
integração das habitações com a estrutura urbana
acesso à infraestrutura básica: água, saneamento e tratamento de resíduos
valor de mercado das habitações
Parques lineares se caracterizam fundamentalmente como intervenções urbanísticas associadas à rede hídrica, em fundo de vale, mais especificamente nas planícies aluviais.
Em relação aos objetivos desses parques lineares, considere as afirmações abaixo.
I - Eles estimulam o adensamento das áreas urbanizadas ao longo de sua extensão.
II - Protegem os ecossistemas lindeiros aos cursos e aos corpos dágua.
III - Conectam áreas verdes e espaços livres, de um modo geral.
IV - Oferecem opções para o controle das enchentes.
Estão corretas as afirmações
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A adoção de um telhado verde em uma edificação de vários pavimentos deve levar em consideração que as
lajes elevadas costumam ficar menos expostas à insolação e aos ventos intensos.
espécies com raízes invasivas preservam a integridade das tubulações de drenagem.
plantas de maior porte estruturam suas raízes em recipientes de pouca profundidade.
jardineiras se mantêm adubadas por longos períodos, pois estão elevadas.
espécies selecionadas devem tolerar solos que conservem umidade por curto período.
Considere as afirmações sobre as políticas habitacionais desenvolvidas pelo Ministério das Cidades, durante as gestões do presidente Lula.
I - O Ministério das Cidades foi criado como órgão coordenador, gestor e formulador da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, englobando políticas ligadas à cidade e recuperando a coordenação política e técnica das questões urbanas.
II - Coube ao Ministério das Cidades a tarefa de articular diferentes instâncias para montar uma estratégia capaz de equacionar os problemas urbanos, implementando mudanças com o apoio dos instrumentos legais, estabelecidos pelo Estatuto das Cidades.
III - O sucesso institucional do Ministério das Cidades advém das parcerias estabelecidas com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério do Planejamento, agente operador e principal agente dos recursos do FGTS.
IV - O Ministério das Cidades é o responsável pela gestão da política habitacional, mas na prática o poder e o alcance da Caixa Econômica Federal fazem com que a decisão sobre a aprovação dos pedidos de financiamentos fiquem sob sua responsabilidade.
Estão corretas as afirmações
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Trabalhar com um grid na elaboração de um projeto de comunicação visual traz como benefícios a continuidade, a eficiência e a economia.
Na anatomia do grid, as unidades individuais de espaço que, quando agrupadas, formam campos separados, são denominadaszonas neutras
zonas espaciais
módulos
espaços negativos
espaços em branco
A NR 17 (Ergonomia) visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar-lhes o máximo de conforto, segurança e desempenho.
A organização do trabalho, para efeito dessa NR, deve considerara especificidade física de cada trabalhador
a setorização por posto de trabalho
a exigência de tempo e a determinação do conteúdo de tempo
o desenho dos postos de trabalho
o campo visual da área de trabalho
Por conta da Copa do Mundo, em várias cidades do Brasil estão sendo implantadas novas construções de grande porte. Com isso, torna-se necessário o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
Em relação a esse estudo, observa-se que eleauxilia nas ações de prevenção ao risco ambiental urbano, inclusive oferecendo alternativas para a mitigação de fenômenos ambientais que possam causar danos para a cidade.
considera, para efeitos de análise de uma intervenção, as ações necessárias para resguardar a qualidade de vida da população.
dispensa o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA RIMA), em áreas urbanas.
é um importante instrumento de controle do uso do solo.
é o único instrumento de política urbana, previsto no Estatuto das Cidades, que garante a adoção de medidas que contemplem os aspectos negativos e positivos da intervenção urbana em análise.
Em áreas de condomínios onde a propriedade unifamiliar seja caracterizada por frações ideais do terreno inteiro, sem a caracterização de lotes, o sistema viário
pode ser público, se as menores unidades imobiliárias indivisas forem quadras.
pode ser público, mesmo sendo a área total indivisa.
deve ser privado, embora garanta serviços públicos de infraestrutura acessíveis por esse sistema viário privado.
deve atender às exigências das diretrizes de parcelamento, onde fechá-lo ou não pode ser decisão à escolha do empreendedor.
poderá ser o único acesso às áreas públicas de doação que atendem à Lei Federal e à Legislação Municipal de parcelamento, caso ele seja privado.
O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), constitui-se em um instrumento de planejamento habitacional. Uma de suas características é que ele
possui abrangência municipal, sendo as suas diretrizes derivadas da Política Nacional de Habitação.
define, em termos regionais, as diretrizes para a formalização de consórcios públicos intermunicipais, a fim de resolver demandas dos municípios envolvidos.
prescinde da participação da sociedade civil nos processos de decisão.
faz parte do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, sendo, portanto, responsável por garantir a redução do deficit habitacional no município.
remete para a Legislação Orçamentária do Município a tarefa de planejar as alternativas financeiras para a implantação de seus resultados.
O projeto de conservação de edificações históricas possui metodologia específica e diferenciada dos serviços de reforma.
Em relação a essa metodologia, constata-se queas pesquisas histórica e iconográfica da edificação, objeto da intervenção, fazem parte dela.
a descrição dos materiais e do estado de conservação da edificação, objeto da intervenção, como etapa a ser cumprida, é indispensável.
a especificidade do projeto de conservação de edificações históricas exige que as intervenções, em geral, sejam feitas antes de qualquer tipo de avaliação estrutural ou análise histórica prévias.
o relatório fotográfico integra obrigatoriamente a metodologia de projeto de conservação de edificações históricas, ilustrando e registrando todas as fases do processo de intervenção.
o mapeamento de danos do bem cultural, objeto do projeto de conservação, é etapa obrigatória e tem como objetivo identificar e diagnosticar, de maneira plena, as causas provocadoras de danos e as patologias nos diversos materiais que o constituem.
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