Lista completa de Questões de Arquitetura da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Algumas peças de mobiliário, de autoria de arquitetos renomados, foram assimiladas e reproduzidas pela indústria. Essas peças, pela elegância de suas linhas e pelo preço, passaram a ser símbolo de status. As figuras abaixo mostram algumas dessas peças, que são conhecidas e especificadas por arquitetos de interiores.
Tendo como referências as informações e as cadeiras mostradas nas figuras acima, assinale a opção correta.
As cadeiras I, V e VII são de autoria de Le Corbusier.
A figura III mostra uma cadeira Wassily, de Mies van der Rohe.
As cadeiras II e o conjunto VI são criação de Eero Saarinen.
Le Corbusier, quando criou a poltrona Barcelona, ilustrada na figura VII, buscou uma solução que aliou extrema simplicidade e conforto.
A cadeira IV, de Marcel Breuer, devido ao desenho derivado do cubo, apresenta semelhança com a cadeira VII, de Le Corbusier.
Considerando a arquitetura de interiores, e tendo como referência as figuras acima, assinale a opção correta.
A planta (figura I) apresenta, corretamente, uma separação explícita de fluxo de pacientes e de funcionários, além das entradas exclusivas. Internamente, não há cruzamento de fluxos.
A vista B da sala 2 (figura III) foi alterada em relação à planta (figura I), mostrando, da esquerda para a direita, uma mesinha para as entrevistas, o computador ao lado da maca e, no canto, o armário embutido em corte.
A vista A da sala 5 (figura II) não corresponde à planta, pois as 4 cadeiras da espera fazem fundo a uma parede com acabamento trabalhado, representada em cinza. De um lado está a recepção para funcionários e do outro, o acesso à parte interna da clínica.
O detalhamento do armário (figura IV), que integra o projeto de marcenaria, é composto de planta, vista frontal, corte longitudinal e corte transversal, e apresenta perfeita concordância entre as vistas B e C e os detalhes do armário.
O projeto de detalhamento de mobiliário (figura IV) é desnecessário no projeto de arquitetura de interiores, pois integra a informação para execução.
Tendo como referência as imagens do projeto de uma clínica mostradas nas figuras acima, assinale a opção correta.
A planta de luminotécnica (figura VI) e a planta de gesso (figura VIII) apresentam detalhes repetidos e desnecessários, pois as mesmas luminárias foram locadas nos dois desenhos.
A vista D (figura VII) e a planta de gesso (figura VIII) apresentam divergência, pois não há correspondência das luminárias.
Os dois consultórios recebem iluminação mais abundante devido às atividades que ali se desenvolvem. No entanto, no consultório 1, menor que o 2, há um excesso de iluminamento devido à opção pela mesma quantidade de luminárias.
Os detalhes A e B, apresentados na figura VIII, mostram a existência de iluminação indireta complementar.
Considerando que o piso da clinica e revestido com porcelanato de 0,60 m ~ 0,60 m e que cada embalagem contem 3 placas (. 1,00 m2 de piso), e correto concluir que 100 embalagens nao serao suficientes para revestir todos os pisos.
O projeto de design de interiores concilia as necessidades do usuário com as características arquitetônicas do local e as possibilidades do espaço físico existente, por meio do uso de mobiliários, cor, luz e texturas, a fim de definir a identidade e a qualidade visual do espaço. No que se refere a design de interiores e decoração, julgue os seguintes itens.
Quanto maior e mais difusa for a quantidade de luz em um ambiente, mais formal tenderá a ser a atmosfera do ambiente projetado.
Acerca dos subsistemas de cabeamento estruturado de dados e voz em uma edificação, julgue os itens de 57 a 59.
Na entrada do edifício, existe uma interface entre o cabeamento interno e o cabeamento backbone. A sala de equipamentos é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os elementos de cabeamento.
Julgue os itens a seguir, a respeito da representação de projetos de arquitetura.
Uma planta de situação deve conter obrigatoriamente a indicação de norte.
Julgue os itens a seguir, a respeito da representação de projetos de arquitetura.
Os cortes devem conter necessariamente a indicação dos materiais de acabamento utilizados.
Julgue os itens a seguir, a respeito da representação de projetos de arquitetura.
As hachuras de 1 a 4 na figura a seguir correspondem, respectivamente, a concreto em corte, aço, isolamento térmico e aterro, e estão entre os tipos de hachuras recomendadas na referida norma.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Um programa de necessidades para a justiça eleitoral deve ser flexível, já que a mudança temporária de uso dos espaços constitui uma estratégia capaz de substituir o superdimensionamento dos espaços calculados, tendo em vista o auge do período de funcionamento do órgão.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Embora possa levar em conta as necessidades de funcionamento do órgão, a distribuição dos espaços destinados à justiça eleitoral deverá priorizar o critério de hierarquia organizacional. Nesse caso, o fluxograma poderá ser substituído pelo organograma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...