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A historiografia tradicional da arquitetura costuma dividir o movimento moderno em duas grandes vertentes: o organicismo e o funcionalismo. Do funcionalismo surgem novas tendências, sendo a mais abrangente o International Style. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Os arquitetos Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto são expoentes da corrente organicista.
Para efetuar um eficiente acompanhamento e organização do canteiro de obras é elaborado o cronograma físico-financeiro, composto por uma tabela que tem, na primeira coluna à esquerda, os itens a serem executados e na última coluna à direita os valores de material e mão-de-obra correspondentes a cada item. Na primeira linha superior estão os meses e na última linha inferior estão os desembolsos mensais totais. Portanto, o valor registrado em cada célula corresponde ao desembolso mensal de cada item da construção. A respeito de um cronograma fisico-financeiro, julgue os itens a seguir.
Em um cronograma físico da obra nem todas as células estarão obrigatóriamente preenchidas, haverá células em branco.
A historiografia tradicional da arquitetura costuma dividir o movimento moderno em duas grandes vertentes: o organicismo e o funcionalismo. Do funcionalismo surgem novas tendências, sendo a mais abrangente o International Style. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Entre os pioneiros da corrente funcionalista, estão os arquitetos Walter Gropius e Mies van de Rohe.
Tendo em vista essas informações, julgue os itens que se seguem.
O gestor do almoxarifado acertou ao classificar uma partida de pregos como sendo parte dos itens A.
A historiografia tradicional da arquitetura costuma dividir o movimento moderno em duas grandes vertentes: o organicismo e o funcionalismo. Do funcionalismo surgem novas tendências, sendo a mais abrangente o International Style. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Uma simplificação emblemática do pensamento funcionalista e do International Style é a forma segue a função. Já a corrente do pensamento organicista precede o ideário contemporâneo da arquitetura sustentável.
Tendo em vista essas informações, julgue os itens que se seguem.
O cimento, a areia e o ferro não devem ser considerados na curva ABC, pois são de alto consumo em qualquer obra, exigindo constante reposição.
O pós-moderno em arquitetura refere-se às várias manifestações de repúdio ao International Style. Já o filósofo alemão Jürgen Habermas relaciona o conceito de pós-modernidade a tendências políticas e culturais neoconservadoras. Conceitualmente, a Piazza dItália, de Charles Moore, ilustrada na figura I, é um exemplo convincente de ecletismo radical. O uso de todas as cinco ordens clássicas exprime uma consciente referência ao passado. Por sua vez, a Ópera de Sydney, de Jorn Utzon, mostrada na figura II, é a obra prima do modernismo tardio. O desenho visionário de Utzon foi uma negação de toda estética de Mies van der Rohe que, em 1957, era uma referência do desenho moderno. A espetacular liberação de Utzon da linearidade cartesiana já indicava um modo de escape em relação ao International Style.
Tendo como referência as informações acima, julgue os itens que se seguem, a respeito dos aspectos estéticos e culturais da arquitetura contemporânea.
Segundo Habermas, o pós-moderno, uma reação às ideias iluministas no modernismo, denota uma atitude neoconservadora. Por outro lado, na arquitetura, a racionalidade do desenho de Mies van der Rohe, com sua linearidade cartesiana, incorpora o ideário iluminista.
O escoramento constitui-se de um conjunto de peças que absorve e(ou) transfere as cargas que atuam nas formas de estruturas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A figura abaixo mostra uma forma de pilar alto com contraventamento longo e travessas com sarrafos para evitar a flambagem.
Tendo em vista essas informações, julgue os itens que se seguem.
Para garantir uma boa gestão do estoque e evitar desperdício, além da curva ABC, deve-se consultar paralelamente o cronograma físico-financeiro da obra.
O pós-moderno em arquitetura refere-se às várias manifestações de repúdio ao International Style. Já o filósofo alemão Jürgen Habermas relaciona o conceito de pós-modernidade a tendências políticas e culturais neoconservadoras. Conceitualmente, a Piazza dItália, de Charles Moore, ilustrada na figura I, é um exemplo convincente de ecletismo radical. O uso de todas as cinco ordens clássicas exprime uma consciente referência ao passado. Por sua vez, a Ópera de Sydney, de Jorn Utzon, mostrada na figura II, é a obra prima do modernismo tardio. O desenho visionário de Utzon foi uma negação de toda estética de Mies van der Rohe que, em 1957, era uma referência do desenho moderno. A espetacular liberação de Utzon da linearidade cartesiana já indicava um modo de escape em relação ao International Style.
Tendo como referência as informações acima, julgue os itens que se seguem, a respeito dos aspectos estéticos e culturais da arquitetura contemporânea.
A quebra de paradigmas da metade do século XX levou ao estilo internacional e, consequentemente, ao pós-modernismo. A Piazza dItalia traduz radicalmente essa tendência ao adotar as cinco ordens clássicas em suas fachadas.
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