Lista completa de Questões de Arquitetura da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os códigos municipais de edificações tratam de alguns conceitos específicos que passaram a fazer parte do repertório usual do arquiteto urbanista.
Relacione os verbetes da coluna da esquerda com os seus respectivos significados expostos na coluna da direita e assinale a opção em que todos os pares estão corretos.
1A, 2B, 3C, 4D, 5E, 6F, 7G, 8H, 9I,10J
1B, 2C, 3A, 4E, 5F, 6H, 7I, 8D, 9G,10J
1E, 2F, 3A, 4J, 5C, 6D, 7H, 8B, 9I,10G
1E, 2F, 3A, 4C, 5B, 6H, 7D, 8I, 9J,10G
1E, 2B, 3A, 4J, 5C, 6D, 7F, 8G, 9J,10I
Analise as opções abaixo e assinale a opção incorreta.
Ao longo do tempo, algumas tendências do pensamento social influenciaram, no Brasil, as concepções sobre a cidade, determinando os modelos de planejamento adotados nas diferentes conjunturas.
Durante a Primeira República, as intervenções urbanas foram marcadas pelo higienismo, pelo embelezamento e por uma forte exclusão social.
Durante a Era Vargas, caracterizada pelo trabalhismo, os modelos de planejamento aplicados extensivamente na solução dos problemas urbanos eram propostos pelas organizações sindicais.
Durante o período desenvolvimentista, o urbanismo, que passou a servir como um instrumento para o diagnóstico dos problemas urbanos, adotou um padrão funcionalista.
Durante o regime militar, a modernização e a centralização administrativas foram os objetivos fundamentais das políticas urbanas.
Assinale a opção incorreta. Nas primeiras décadas do século XX, o automóvel foi visto por alguns urbanistas como a máquina determinante da confi guração da paisagem urbana. Entre as inovações de caráter urbanístico decorrentes do aumento do número de veículos de passeio, podem ser citados
o desenho de cruzamentos e trevos.
o alargamento e pavimentação de ruas.
a instalação de sinais de trânsito.
o saneamento urbano.
A consolidação da sociedade urbano-industrial e do progresso técnico-científico permitiu a reprodução do sistema sócioeconômico dominante, gerando ou potencializando os problemas surgidos em decorrência do crescimento demográfico. Essas condições fizeram nascer o urbanismo moderno que, como ciência dos estabelecimentos humanos, pretendia oferecer soluções a todos os impasses urbanos, por meio de uma série de teorias explicitadas sob a forma de cidades ideais.
Relacione, na tabela acima, os arquitetos urbanistas às suas respectivas cidades-modelo, e assinale a opção em que todos os pares estão corretos.
1B, 2E, 3D, 4A, 5C
1A, 2D, 3E, 4C, 5B
1B, 2E, 3D, 4C, 5A
1A, 2E, 3D, 4B, 5C
1B, 2A, 3C, 4D, 5E
Uma das recomendações listadas abaixo não faz parte dos postulados contidos na Carta de Atenas, um manifesto do urbanismo moderno. Assinale-a.
Todo bairro residencial deve compreender a superfície verde necessária à organização racional dos jogos e esportes das crianças, dos adolescentes e dos adultos.
Os setores industriais devem ficar contíguos e diretamente ligados aos setores habitacionais.
O patrimônio histórico das cidades será salvaguardado se constituir expressão de uma cultura anterior e se corresponder a um interesse geral.
As vias de circulação devem ser classificadas conforme a sua natureza e construídas em função dos veículos e suas velocidades.
Os bairros residenciais devem ocupar as melhores localizações no espaço urbano, aproveitando-se a topografi a e observando-se o clima e a insolação mais favorável.
O Cadastro Técnico Multifi nalitário (CTM) é composto por uma série de cadastros temáticos nos quais são representados os mais variados temas analisados na conjuntura global da cidade.
Relacione a coluna da esquerda com a da direita e assinale a opção em que todos os pares estão corretos.
1A, 2E, 3D, 4B, 5C
1D, 2E, 3A, 4B, 5C
1B, 2C, 3D, 4A, 5E
1D, 2E, 3B, 4A, 5C
1A, 2E, 3B, 4C, 5D
Assinale a opção incorreta.
Criou-se um mito no Brasil de que a geração de produtos cartográficos é algo muito caro e que um país pobre não tem recursos para investir neste campo. ERBA, D. A et alli (org.). Cadastro Técnico Multifinalitário: Instrumento de Política Fiscal e Urbana. Rio de Janeiro, 2005.
Entretanto, com os sistemas cadastrais é possível
cobrar impostos no valor real de cada propriedade.
prever os investimentos necessários em infra-estrutura urbana.
aumentar a arrecadação tributária pela cobrança de impostos dos moradores de assentamentos ilegais.
otimizar a relação custo/benefício dos investimentos em infra-estrutura urbana.
aumentar a arrecadação tributária.
Assinale a opção incorreta. Para se fazer uma avaliação econômico-financeira de um imóvel pelo método da capitalização da renda, é preciso considerar que
o valor de uma determinada propriedade é função de sua capacidade de gerar renda, geralmente por meio do aluguel.
os riscos sistemáticos não podem ser eliminados na determinação da taxa mínima de atratividade viável dos investimentos em imóveis.
a valorização ou desvalorização de um imóvel residencial devido a um plano econômico do governo representa um risco sistemático.
a desvalorização de um imóvel comercial devido à construção de uma via expressa contígua à fachada principal representa um risco não sistemático ou diversifi cável.
os risco sistemáticos, também chamados de riscos de mercado, afetam um único ativo ou um grupo pequeno de ativos.
Os urbanistas e planejadores urbanos defrontam-se ainda com um dilema fundamental sobre o tamanho, a forma e o padrão de crescimento que as cidades devam assumir no século XXI. Serão as cidades compactas, densamente ocupadas e verticalizadas como Hong Kong, New York, Tóquio, Cairo ou São Paulo a solução do futuro para a humanidade? Ou serão as cidades lineares, amenas, verdes, tranqüilas e menos densas tal como Brasília, Los Angeles e as novas cidades inglesas e egípcias, um padrão a ser seguido para o futuro de nosso planeta como já é o caso de diversos projetos de expansão urbana e novos bairros já realizados no Rio de Janeiro, Paris, Amsterdã e Boston? (ACIOLY Jr., C. e DAVIDSON, F. Densidade Urbana e Gestão Urbana. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 1998)
Do ponto de vista da relação custo-benefício, existe uma série de argumentos contra e a favor das duas opções. Indique qual das afirmativas abaixo não faz parte desse conjunto.
Densidades mais altas implicam a otimização da infra- estrutura viária e de serviços.
Densidades mais altas permitem, em geral, a redução dos preços dos transportes coletivos.
Densidades mais altas pressupõem custos de construção mais baixos.
Densidades mais baixas implicam, em geral, um menor índice de violência urbana.
Densidades mais baixas implicam menos congestionamentos de trânsito.
Com relação aos métodos voltados para um desenvolvimento sustentável, assinale a opção incorreta.
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um método utilizado para avaliar o impacto ambiental de bens e serviços.
As fases da ACV são: avaliação do impacto e interpretação do resultado.
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta para avaliar, de forma holística, um produto ou uma atividade durante todo seu ciclo de vida.
O Ciclo de Vida trata da história do produto, desde a fase de extração das matérias-primas, passando pela fase de produção, distribuição, consumo, uso e até sua transformação em lixo ou resíduo.
A norma que fornece os princípios e estruturas e alguns requisitos metodológicos para a condução de estudos de ACV é a NBR ISO 14040.
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