Questões de Arquitetura da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A seguir podem ser vistas imagens de plantas baixas de pavimentos da Ville Savoye, casa que Le Corbusier projetou em Poissy, nos arredores de Paris, na França, em 1929. Ícone do Modernismo Arquitetônico, o edifício tem aspectos inovadores em diversas frentes. Consulte as imagens e, com base no edifício em questão, marque a alternativa correta.



  • A. As plantas baixas em questão refletem o estilo funcional de Arquitetura, onde a elegância e a limpeza das linhas refletem um projeto limpo, racional, que articulava a genialidade de Le Corbusier ao Modulor, seu projeto de uma sociedade, e uma cidade, de reconciliação entre homem, objetos e natureza.
  • B. O plano da Ville Savoye pode ser visto como influente até os dias de hoje, uma vez que sua solução de pilares metálicos delgados, preenchidos com concreto armado, foi o subsídio tecnológico inicial dos arranha-céus dominantes na paisagem dos grandes centros urbanos a partir de meados do século XX.
  • C. O projeto desta edificação representa o ideal da Carta de Atenas: a liberdade de locomoção sem limites das paredes; a permeabilidade visual exterior-interior limpo e o lazer; as generosas áreas de descanso; a possibilidade de se alojar, com flexibilidade, a configuração de zonas de trabalho doméstico.
  • D. As plantas baixas se referem a um padrão que se consagrou ao associar estrutura portante independente das vedações, panos transparentes horizontais de janelas e aberturas, integração com a paisagem imediata, planta baixa menos dependente do desempenho estrutural e jardim no terraço.

O projeto urbanístico também precisa ser subsidiado pelos princípios do Conforto Ambiental, por necessidades diversas que vão desde a racionalização do uso e consumo energético, passando pela qualidade do ar e da água, pelo controle de enchentes e pela humanização da paisagem urbana. Pensando no clima do Nordeste Paraense, marque a alternativa correta quanto à relação entre forma do parcelamento urbano e diretrizes de conforto.

  • A. Vias de maior caixa devem ser orientadas no sentido Norte-Sul para captar, transversalmente, as maiores intensidades de correntes de ar.
  • B. Verticalização deve ser regulada; idealmente, cidades nesta região não deveriam ter massa construída excedendo cinco pavimentos, em média.
  • C. Malha viária deve favorecer circulação de ar no quadrante Nordeste, controlando contiguidade de edificações e usando vegetação.
  • D. A vegetação deve ser posicionada a Leste, de modo a debelar os efeitos do calor radiante do sol nascente, que se acumula no solo urbano.

Sobre o papel da vegetação e a qualidade urbanístico-ambiental, é correto afirmar que

  • A. as árvores possuem papel decisivo na amenização da ilha de calor urbano, porém não possuem a mesma relevância quanto ao controle de enchentes.
  • B. arbustos são aplicáveis na vegetação urbana como anteparo à insolação e proteção das características do solo, isto é, como cobertura vegetal primária.
  • C. árvores e arbustos devem ser simultâneos na estabilização de margens de canais de drenagem e rios urbanos, formas contemporâneas de tratamento.
  • D. variando em porte, e estrato, pode estabilizar taludes, conter erosão, participar do controle de alagamentos e reter poluentes dispersos no ar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...