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Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela
utopia, entendida como "um país imaginário onde um governo ideal reina sobre um povo feliz".
adoção de uma atitude "estética", pela subserviência à matéria e suas características físicas.
disciplinada obediência ao "princípio da utilidade" e regras simples do funcionalismo.
inspiração na fascinante natureza brasileira e nos primitivos costumes indígenas.
conjugação de técnica e beleza, pela valorização da noção de "ordem" e, simultaneamente, da experiência mundana das "coisas boas de olhar".
No projeto de armação da viga de travamento 41 do projeto executivo da estrutura de concreto armado, abaixo,
verifica-se que
existem ferros com quatro diâmetros diferentes.
a ferragem mais comprida possui o maior diâmetro.
a ferragem mais curta possui o menor diâmetro.
o comprimento dos estribos é maior do que 1,65 m.
os estribos estão distribuídos a cada 8 ou 10 cm.
Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bard i, abaixo,
e a seguinte frase de Lina:
Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.
Observando-se tais obras constata-se que
I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.
II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.
III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios considerados monumentos.
IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, II e IV.
I.
II, III e IV.
IV.
Considere o conjunto arquitetônico do Museu do Pão, projeto de autoria do escritório Brasil Arquitetura (2008) e o seguinte poema de Augusto de Campos:
Eu defenderei até a morte o novo
por causa do antigo e até a vida o
antigo por causa do novo. O antigo
que foi novo é tão novo como o
mais novo.
Analisando-se os princípios fundamentais desse projeto, é correto afirmar:
I. A dialética permanente entre tradição e invenção, somada à abertura crítica para assimilar e recriar linguagens e informações produzidas em outros cantos do planeta, é um traço central da cultura brasileira.
II. Tem-se de preservar o que de melhor cria-se e constrói-se em história, sob pena de aprisionar-se num presente desfigurador.
III. Tem-se de apostar no novo, porque ele é ingrediente fundamental de afirmação e de transformação das comunidades e do conjunto da sociedade.
IV. Nessa intervenção arquitetônico/museológica, tudo se tornou objeto expositivo: a estrutura dos edifícios, os fechamentos, o controle da luz, os passadiços, os materiais empregados, até os nichos para exposição.
Está correto o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,
e as afirmativas:
I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.
II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.
III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.
IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:
Considerando tais edifícios, constata-se que
todos os pavimentos são repetidos para maior racionalização da construção.
o entorno não foi um dado relevante para o projeto.
houve uma tendência ao empirismo e, naturalmente, algum desperdício na obra.
a construção é essencialmente pré-fabricada.
existem poucos elementos standards de obra, o que torna difícil a execução.
Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.
Constata-se que essa obra
I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.
II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.
III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.
IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O corte é uma peça gráfica de grande importância tanto para o desenvolvimento quanto para a representação da espacialidade de um projeto arquitetônico, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere os desenhos abaixo, cortes de distintas fases do desenvolvimento do projeto do Centro Desportivo em Galdácano (1996-2000), na Espanha, de autoria dos arquitetos Sol Madridejos e Juan Carlos Sancho Osinaga.
Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que
toda estrutura principal é metálica e serve como expressão externa da arquitetura.
a hierarquia da planta está refletida na organização dos cortes.
os espaços importantes são iluminados por claraboias prismáticas situadas na parte superior da cobertura.
os espaços de pé-direito duplo são fluidos e iluminados apenas pelas claraboias.
uma dupla simetria organiza o projeto, sendo os quadrantes marcados pela iluminação natural alta, indireta e difusa.
Considere dois edifícios não-residenciais, caracterizados pela exigência de flexibilidade e pela importância da colocação dos serviços e circulações em suas plantas.
Neles,
as futuras alterações são prejudicadas pela concentração de serviços em núcleos compactos.
a colocação da circulação vertical na periferia prejudica a circulação horizontal.
o conceito de núcleo único de serviços é condição imprescindível para criação de plantas mais flexíveis.
núcleo centrais de serviços e circulações são prejudiciais à clareza da estrutura.
distinguir claramente os espaços servidos dos espaços servidores é importante para criação de plantas flexíveis.
A coordenação modular e o emprego de componentes construtivos são comumente relacionados em projetos em que se tem preocupação de racionalização da construção. Considere as dimensões estimadas das seguintes peças pré-fabricadas de um projeto modulado:
− pilares externos: 30 × 60 cm.
− pilares internos: 30 × 30 cm (até um pavimento), 30 × 45 cm (até dois pavimentos) e 30 × 60 cm (até três pavimentos).
− lajes alveolares: 15 cm (para vãos até 7,20 m) e 20 cm (para vãos até 10,80 m).
− vigas de apoio das lajes alveolares (parte pré-fabricada): 30 × 60 cm (vãos até 10,80 m, com continuidade nas duas extremidades), 30 × 70 cm (vãos até 10,80 m, com continuidade em uma só extremidade) e 30 × 80 cm (vãos até 10,80 m, sem continuidade).
Com estas informações, constata-se que a modulação dos ambientes, medidos a partir dos eixos da estrutura, em centímetros, é de
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