Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Observe a Escola Estadual Jardim Angélica III (2004, 2006), projeto do escritório paulista Núcleo de Arquitetura.

Analisando-se a relação entre estrutura metálica, distribuição na planta dos dois pavimentos superiores e o corte da escola, constata-se que o elemento construtivo assinalado com um X é:

  • A.

    pilar.

  • B.

    tirante.

  • C.

    peça da treliça de cobertura.

  • D.

    viga vagão.

  • E.

    peça da viga vierendel que suporta a passarela lateral da quadra poliesportiva.

Observe a planta do projeto executivo de estruturas de concreto armado.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    A viga VC16 balança 100 cm em relação ao eixo da viga VC14

  • B.

    As vigas VC5, VC12 e VC13 possuem a mesma seção, com altura de 60 cm

  • C.

    As vigas VC4 e VC16 possuem a mesma seção, com altura de 100 cm

  • D.

    A altura da viga VC13 é 35 cm

  • E.

    VC11, VC4 e VC14 são vigas de borda e possuem o detalhe de pingadeira.

Os levantamentos plani-altimétricos são representações gráficas de parte da superfície terrestre, elaborados a partir de uma série de convenções padronizadas.

Considere a figura:

Os três desenhos são convenções que representam, respectivamente:

  • A.

    ribeirão ou córrego, cerca de arame, jardim.

  • B.

    estrada ou caminho, cerca viva, brejo.

  • C.

    talude, cerca de madeira ou tapume, alagado com vegetação.

  • D.

    valeta, posteamento de rede elétrica, lagoa ou represa.

  • E.

    via sobre córrego canalizado, gradil ou alambrado, cultura agrícola.

Um terreno de 100000 m2 (cem mil metros quadrados) de área real é desenhado na planta do levantamento plani-altimétrico como um retângulo cuja área é 40 cm2. A escala do desenho é:

  • A.

    1/5000

  • B.

    1/4000

  • C.

    1/2500

  • D.

    1/2000

  • E.

    1/500

Analise as seguintes terminologias das fontes de luz e lâmpadas:

 I. Fonte secundária – superfície ou objeto que emite luz, produzida por uma conversão de energia de uma fonte primária.

 II. Lâmpada fluorescente – lâmpada a descarga do tipo vapor de mercúrio a baixa pressão, na qual a maior parte da luz é emitida por uma camada de substâncias fluorescentes, excitadas pela radiação ultravioleta da descarga.

 III. Lâmpada halógena – lâmpada incandescente a gás com filamento de tungstênio, que contém certa proporção de halogênios ou de halogênios compostos.

 IV. Queda catódica – passagem de corrente através de um gás, reduzindo a tensão de ignição da fonte de luz.

 Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    IV.

Analisando um projeto de iluminação, verifica-se que o projetista optou por lâmpadas de 60W, com fluxo luminoso de 864 lumens e temperatura de cor em torno de 2800 K.

 É correto afirmar que

  • A.

    foram utilizadas lâmpadas fluorescentes compactas.

  • B.

    a relação lumens por watt, indica que foram utilizadas lâmpadas econômicas e de alto rendimento.

  • C.

    muito embora não possa ser considerada fisicamente, a temperatura de cor adotada descreve uma fonte de luz azulada, visualmente "fria".

  • D.

    foram utilizadas lâmpadas incandescentes.

  • E.

    foram utilizadas lâmpadas de vapor metálico.

Analise as seguintes definições de fundações:

 I. Sapata associada – fundação profunda com sapata comum a vários pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.

 II. Radier – fundação direta comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estejam situados no mesmo alinhamento.

 III. Estaca tipo Franki – fundação direta com a estaca cravada por percussão, caracterizada por ter a base alargada.

 IV. Estaca-broca – fundação profunda executada em perfuração do terreno com trado e posteriormente concretada.

 Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    IV.

O projeto acústico para edifícios semelhantes e com uso similar deve sempre obedecer a um roteiro, onde podem ser destacados os seguintes objetivos:

 I. Estabelecimento do ruído médio admissível.

 II. Cálculo do índice de amplificação e resposta.

 III. Cálculo do índice de redução acústica.

IV. Cálculo dos tempos de reverberação.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II e IV.

Os revestimentos murais dos ambientes, de um modo geral, são influenciadores da acústica interior, podendo ser classificados em três categorias:

 I. Muito refletores; os coeficientes médios de absorção, em Sabine metro, são da ordem de 1/100 (0,01).

 II. Ligeiramente absorventes; os coeficientes médios de absorção, em Sabine metro, são superiores a 5/10 (0,5), entre 128 e 4086 Hz.

 III. Muito absorventes; os coeficientes médios de absorção, em Sabine metro, são superiores a 1/10 (0,1).

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Observe o gráfico.

Analisando o gráfico e as suas relações, podemos constatar que o mesmo trata de

  • A.

    taxas para dimensionamento de pressão máxima de exaustão.

  • B.

    taxas de reposição de umidade relativa.

  • C.

    taxas para exaustão mecânica.

  • D.

    taxas de ventilação recomendadas.

  • E.

    taxas para dimensionamento de sistemas de umidificação do ar interno.

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