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É campo de ação da Ergonomia:
I. as escalas métricas e a jornada de trabalho;
II. o meio ambiente físico (ruído, iluminação, vibrações, ambiente térmico);
III. as características materiais do trabalho.
É correto o que consta em
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Em edifícios e ambientes de trabalho onde há a emissão de ruídos nocivos pode ocorrer a fadiga auditiva, que se manifesta como
um déficit na faixa de 100 a 10.000 Hz que se acentua e estende às freqüências mais baixas, mas principalmente às mais elevadas, provocando, então, um grave distúrbio.
uma elevação permanente do limiar de audição, predominando na faixa de meia a uma oitava acima do limite superior do ruído nocivo.
um déficit na faixa de 3.000 a 6.000 Hz que se acentua e estende às freqüências mais baixas, mas principalmente às mais elevadas, provocando, então, um grave distúrbio.
uma elevação temporária do limiar de audição, predominando na faixa de meia a uma oitava acima do limite superior do ruído nocivo.
uma elevação permanente do limiar de audição, que atinge o espectro da palavra (100 a 10.000 Hz).
Por modulação deve-se compreender o estabelecimento de medidas, ou associadamente, de padrões de componentes, ou ainda de padrões de espaços, que
I. podem se repetir ou admitir variantes, conforme regras básicas;
II. sejam múltiplos de módulos espaciais arbitrados ou arbitrários ou de um grupo coeso de escalas;
III. são integrados a uma estrutura global, a uma malha modular ou outra convenção, que permita a coordenação de todas as informações do projeto.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
O uso da série de Fibonacci como sistema de proporção foi resgatado por Le Corbusier para a elaboração do seu sistema de medidas, o Modulor. Joaquim Guedes foi um dos primeiros arquitetos brasileiros a fazer uso dessa série, no espaçamento de estruturas, caixilharias, elementos construtivos e brises. Exemplo dessa utilização em projeto é a residência Kerti (São Paulo, 1971). A seqüência numérica que representa a série de Fibonacci é:
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 ...
1, 2, 2, 4, 4, 6, 6, 8, 8 ...
1, 2, 3, 6, 18, 25 ...
15, 25, 40, 55, 95, 135 ...
15, 30, 60, 120, 240 ...
Um levantamento planialtimétrico deverá obrigatoriamente conter
I. localização de árvores existentes, de caule (tronco) com diâmetro superior a 25 cm (medindo 2,0 m acima do terreno);
II. coordenadas geográficas de metro em metro;
III. demarcação de faixas non aedificandi (de não edificação).
É correto o que consta em
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Ao medir com uma régua convencional milimetrada a escala gráfica de um desenho, contatou-se que 1 (um) metro equivale a aproximadamente 67 (sessenta e sete) milímetros. A escala aproximada do desenho é
1:15
1:66
1:25
1:33
Analise as assertivas relativas ao acompanhamento e fiscalização de obras:
I. uma vez que sejam entregues os EPIs (equipamentos de proteção individual) gratuitamente pela construtora, o trabalhador deve responsabilizar-se pelo uso.
II. elevadores de carga com torre de madeira não poderão ter altura superior a 35 m.
III. proteções contra quedas, quando constituídas de anteparos rígidos, terão rodapé com altura de 20 cm.
É correto o que consta em
III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
São fatores a considerar na elaboração de orçamentos de projetos e obras:
I. taxa dos benefícios e despesas indiretas (BDI);
II. correção da elasticidade pelo fator de fonte;
III. desvio padrão da variação média dos insumos primários.
É correto o que consta em
I, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Considere o texto e as figuras abaixo.
I. A cobertura plana, com uma forma abstrata em seu contorno, pontua os espaços, liga o exterior ao interior e estabelece um rico diálogo com a paisagem da montanha e do mar cariocas.
II. A sala envidraçada é protegida da insolação pelo balanço da laje curva e os quartos localizam-se no andar inferior, protegidos da curiosidade, com acesso através de uma escada cavada na rocha.
III. Nesse projeto Niemeyer reafirma que a integração com a natureza se faz com o mimetismo ou o uso de materiais naturais.
IV. Nessa casa de Reidy a abstração das formas ideais dialoga e se funde com as formas naturais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
I, II e III.
II e IV.
Considere as afirmações, abaixo, baseadas na leitura do edifício da FAUUSP − Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, projeto dos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, São Paulo, SP, 1961.
I. A proposta arquitetônica defende a tese da continuidade espacial.
II. A sensação de generosidade espacial, que sua estrutura permite, aumenta o grau de convivência, de encontro, de comunicação.
III. O concreto utilizado não é só uma solução econômica, corresponde também ao meio de expressão artística, lançando mão da estrutura, sua parte mais digna.
IV. Os ideais de democracia do arquiteto são legíveis nos espaços amplos e dignos, sem portas de entrada, um templo onde todas as atividades são lícitas.
Está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III, apenas.
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