Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Salas de aula devem ter insolação
nos dias frios.
de manhã.
de tarde.
nos dias quentes.
em todo o período.
Num ambiente litorâneo é desejável que o sol bata nos cômodos de permanência noturna no período
da tarde.
todo.
da manhã.
de inverno.
de verão.
No estudo de reabilitação de uma área comercial urbana, a diretriz urbanística INCORRETA, quando adotada, é:
a indiferença pelos centros comerciais mais antigos.
garantir o acesso de suprimento de mercadorias e serviços.
assegurar o mínimo de conflitos com as outras atividades.
a promoção da segurança e funcionalidade das áreas comerciais.
a promoção da oferta de diversas opções de localização que correspondem a variedade do comércio existente e futuro.
Com relação ao rebaixamento de calçadas para travessia de pedestres, é INCORRETO afirmar que:
o rebaixamento deve ser executado somente quando há semáforo ou faixa de pedestre.
a largura mínima recomendável da rampa e havendo interferências que impeçam o rebaixamento, deve ser de 1,20 m.
não deve haver desnível entre o término do rebaixamento da calçada e o leito carroçável.
a inclinação da rampa deve ser inferior a 8,33% (1:12).
a largura da faixa livre no passeio, além do espaço ocupado pelo rebaixamento, deve ser no mínimo de 0,80 m, sendo recomendável 1,20 m.
A iluminação de um ambiente tem que ser compatível com uso a que se destina proporcionando eficiência e conforto. Entre as diversas lâmpadas disponíveis no mercado, a de vapor de sódio é recomendada para
residências e escritórios.
jardins e áreas verdes.
vias expressas, túneis e viadutos.
oficinas industriais.
casas de comércio.
Antes de iniciar um projeto arquitetônico, NÃO é importante conhecer
as restrições de uso e ocupação do solo regulamentadas pelo Município.
a existência ou não de árvores no local.
os outros profissionais (estrutura, fundação, instalação, etc) que serão envolvidos.
a disponibilidade financeira do contratante.
os prazos para a entrega do projeto, início e entrega da obra.
No projeto de sistema viário urbano, é correto afirmar que:
usando menores raios de curvatura nos cruzamentos, torna o tráfego mais confortável e aumenta as áreas pavimentadas.
a largura ideal das pistas em avenidas de tráfego rápido 70 Km/h é de 2,50 m.
a hierarquia viária, que concentra o maior fluxo de tráfego em algumas vias escolhidas, traz economia de recursos.
a falta de hierarquia permite diminuir a largura média das vias e concentrar o estacionamento.
a capacidade de escoamento de tráfego de cada pista, sob condições de trânsito contínuo e sem interrupção, é de 5.000 a 7.000 veículos/hora.
No projeto paisagístico de um estacionamento é recomendável:
plantar gramas de raízes superficiais.
ter como preocupação básica o isolamento acústico através das árvores.
plantar árvores frutíferas, pois elas possuem copas de maior porte.
prever barreiras vegetais, como espécies de caducas com perda de folhagem no verão e boa insolação no inverno.
prever canteiros com muretas mais elevadas.
Para a reabilitação urbanística de uma área degradada na periferia de uma metrópole brasileira, propôs-se um "Caderno de Tipologias de Vias" estabelecendo uma hierarquia viária para todo o bairro. Das posturas adotadas, a menos indicada é:
devido a necessidade de manter uma superfície de absorção de água, propor parte das ruas sem calçamento, manter a implantação de meio fios e a colocação de sarjetas.
para proteger as encostas da erosão causada pela chuva, propor asfalto para revestimento das vias distribuidoras e locais com o intuito de diminuir a velocidade das águas nas superfícies drenantes.
ao longo dos canais, proteger a vegetação das margens e sugerir o plantio de outras nas avenidas.
para futuras construções, propor recuos laterais.
para futuras construções, propor recuos permeáveis.
A distância mínima recomendável (d) em metros, entre bancadas de trabalho em uma cozinha deve ser de:
0,80
1,00
1,20
1,40
1,50
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...